DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Plano de Trabalho Docente
I- Concepção de Educação
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
Professor-artista-professor
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Didática e Metodologia no Ensino Superior
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. 1 - DIMENSÃO HISTÓRICA Levantamento de como o ensino de Arte se constituiu no Brasil e no Paraná.
Cristiane jonas Francisconi
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
CENTRO MUNICIPAL DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS - CEMAE II
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. - CONHECIMENTO ESTÉTICO - CONHECIMENTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (p. 52)
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Metodologia do Ensino de Arte
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
Como fazer a leitura de obra de arte?
OFICINA DE ARTES VISUAIS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Breve introdução ao estudo da Arte.
Atividade complementar 04
Concepções em Educação Matemática
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
As Concepções Pedagógicas.
Base nacional comum curricular
Por que alfabetização tecnológica do professor?
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
Disciplina de Arte.
Componente Curricular Arte
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
O DESAFIO DA INCLUSÃO E NOVASTÉCNICAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ Textos: Ef. 3: 8-10; 1 Cor. 1:24; At. 2:
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE

ÁREAS DA ARTE ARTES VISUAIS DANÇA MÚSICA TEATRO

1 - DIMENSÃO HISTÓRICA LEVANTAMENTO DE COMO O ENSINO DE ARTE SE CONSTITUIU NO BRASIL E NO PARANÁ.

2 - FUNDAMENTOS TEÓRICO – METODOLÓGICOS A ARTE NO SENSO COMUM - MÍMESIS E REPRESENTAÇÃO - ARTE COMO EXPRESSÃO - ARTE COMO TÉCNICA (FORMALISMO)

2.1 ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA OBJETOS DE ESTUDO - CONHECIMENTO ESTÉTICO - CONHECIMENTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA

CONHECIMENTO ESTÉTICO O CONHECIMENTO TEORIZADO SOBRE A ARTE, PRODUZIDO PELA ARTE E AS CIÊNCIAS HUMANAS, COMO A FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, PSICOLOGIA, ANTROPOLOGIA E LITERATURA (CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO- RELACIONADO A APREENSÃO/PERCEPÇÃO DO OBJETO ARTÍSTICO EM SEUS ASPECTOS SENSÍVEIS E COGNITIVO- CONHECIDOS/VIVENCIADOS/PRÓPRIOS). CONHECIMENTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA - ESTÁ RELACIONADO AOS PROCESSOS DO FAZER ARTÍSTICO E DA CRIAÇÃO. SÃO AS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO ARTÍSTICO.

2.1.1. ARTE COMO FONTE DE HUMANIZAÇÃO NESTA CONCEPÇÃO TODA PRODUÇÃO HUMANA É RESULTANTE DO PROCESSO DE TRABALHO, NESTE SENTIDO A ARTE ENSINA A DESAPRENDER OS PRINCÍPIOS DAS OBVIEDADES ATRIBUÍDAS AOS OBJETOS E AS COISAS, É DESAFIADORA, EXPÕE CONTRADIÇÕES, EMOÇÕES E OS SENTIDOS DE SUAS CONSTRUÇÕES. POR ISSO, O ENSINO DA ARTE DEVE INTERFERIR E EXPANDIR OS SENTIDOS, A VISÃO DE MUNDO, AGUÇAR O ESPÍRITO CRÍTICO, PARA QUE O ALUNO POSSA SITUAR-SE COMO SUJEITO DE SUA REALIDADE HISTÓRICA.

ARTE COMO FORMA DE CONHECIMENTO - A ARTE É ORGANIZADA E ESTRUTURADA POR UM CONHECIMENTO PRÓPRIO, O CONTEÚDO FORMAL, AO MESMO TEMPO POSSUI UM CONTEÚDO SOCIAL, QUE TEM COMO OBJETO O SER HUMANO EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES. ARTE COMO IDEOLOGIA - A ARTE É PRODUTO DE UM CONJUNTO DE IDÉIAS, CRENÇAS E DOUTRINAS, PRÓPRIAS DE UMA SOCIEDADE, DE UMA ÉPOCA OU DE UMA CLASSE. A ARTE NÃO É SÓ IDEOLOGIA, PORÉM, ELA ESTÁ PRESENTE NAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS.

ARTE COMO TRABALHO CRIADOR O SER HUMANO TEM NECESSIDADES DE CRIAR E TRANSFORMAR. E É ATRAVÉS DA ARTE QUE O SER HUMANO TEM A POSSIBILIDADE DE TORNAR O TRABALHO COMO PROCESSO CRIATIVO. - A ARTE É UMA FORMA DE TRABALHO ONDE AO CRIAR O SER HUMANO SE RECRIA, CONSTITUINDO-SE COMO SER QUE TOMA POSIÇÃO ANTE O MUNDO.

3. CONTEÚDOS ESTRUTURANTES 3.1 ELEMENTOS FORMAIS: FORMA, ESTRUTURA, RECURSOS ARTÍSTICOS E MATERIAIS EMPREADOS PARA A PRODUÇÃO ARTÍSTICA E O CONHECIMENTO EM ARTE. 3.2 COMPOSIÇÃO: PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO E DESDOBRAMENTOS DOS ELEMENTOS FORMAIS QUE COMPÕEM A PRODUÇÃO ARTÍSTICA . 3.3 MOVIMENTOS E PERÍODOS: CONTEXTO HISTÓRICO - ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS E ECONÔMICOS.

4 – ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO 4.1 CONHECIMENTO EM ARTE 4.1.1 TEORIZAR 4.1.2 SENTIR E PERCEBER 4.1.3 TRABALHO ARTÍSTICO

TEORIZAR: FUNDAMENTAR E POSSIBILITAR AO ALUNO QUE PERCEBA E APROPRIE A OBRA ARTÍSTICA, DESENVOLVENDO UM TRABALHO ARTÍSTICO FORMANDO CONCEITOS ARTÍSTICOS. SENTIR E PERCEBER: APRECIAÇÃO, FRUIÇÃO, LEITURA E ACESSO À OBRA DE ARTE. TRABALHO ARTÍSTICO: PRÁTICA CRIATIVA, EXERCÍCIOS COM OS ELEMETNOS QUE COMPÕEM A OBRA.

AVALIAÇÃO - A AVALIAÇÃO EM ARTE É DIAGNÓSTICA E PROCESSUAL, DIAGNÓSTICA POR SER A REFERÊNCIA DO PROFESSOR PARA O PLANEJAMENTO DAS AULAS E DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS, PROCESSUAL POR PERTENCER A TODOS OS MOMENTOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. INSTRUMENTOS CRITÉRIOS RECUPERAÇÃO PARALELA