ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Advertisements

PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO DO GRUPO RBS
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Diferença entre notícia e reportagem
REPORTAGEM - Características
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Jornal Mural Literário Módulo I Características
Sérgio Elias Vieira Cury
PROJETO TEMÁTICO ÁGUA Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Edna Maria Barbosa Arrebola
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
III Encontro de Boas Práticas
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Oficinas: Notícias de jornais
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Professora: Rosana Santos
Programa Ler e Escrever
Instruções para a produção das notícias e variedades do programa
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Um grande gênero jornalístico
Planejamento PNAIC 2014.
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Reportagem Consiste em um texto que trata de um tema que fora estar fora da realidade imediata dos fatos, pois seu objetivo não é noticiar um fato ocorrido.
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Jornal na escola: Pesquisar, ler e escrever, é só começar!
Jornal como Recurso Didático
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Relatório de Proposta de Projeto
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
GRAMÁTICA TEXTUAL ACADÊMICAS: Eva A. Outeiro I. Rodrigues
Como elaborar um trabalho de pesquisa
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Redigindo a opinião do grupo.
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
EDITORIAL.
Estrutura da Reportagem
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
Etapas de uma sequência didática
OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA
NTD – 3ª ETAPA 9º ano - Redação
Por que o jornal na escola?
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Proposta de atividade, esboço inicial
Professor(es) Apresentador(es):
“Um país se faz de homens e livros”
Professor Jardson Brito
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Texto utilitário A Notícia.
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Transcrição da apresentação:

ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP 04-06-2009 EMEF DO CAIC ANTÔNIO PALOCCI ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP 04-06-2009

Situação criada para o aluno produção do ALUNO Sequência Didática – Notícia Apresentação da situação: Gênero: textos jornalísticos. Destinada: aos alunos da turma Participantes: toda turma dividida em grupos Produção inicial: Uma pessoa precisa encontrar no jornal uma informação sobre um acidente de automóvel. Onde deve procurar e por quê? Atividade 1 – lista dos cadernos dos jornais recebidos (nome do jornal e assuntos). Atividade2- escolha de textos para serem trabalhados pelo grupo. Atividade 3- leitura e registro das diferenças entre três textos: uma reportagem, uma carta de leitor e uma notícia. Atividade4- leitura da imagem e produção da legenda. Atividade 5- produção de uma manchete a partir de uma notícia. Atividade 6-leitura e avaliação dos alunos dos textos escolhidos pelo grupo e registro das características. Atividade 7-retomada das atividades anteriores; folha para registro contendo; título da notícia,subtítulo,nome do jornal,caderno,nome do jornalista e data. Produção final- notícias criadas pelos alunos a partir de dados reais da escola e do bairro.

Análise da professora exemplos de intervenções O S OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS (identificar os principais gêneros que aparecem nos jornais,sua organização,diferenciar notícia s de outros gêneros ,localizar as informações principais da notícia e relacionar as imagens e as legendas). O trabalho com jornais Para os alunos : estimularam os alunos a refletirem sobre temas atuais, a exercitar as capacidade de atenção, comparação e análise. Para a professora: A utilização do jornal permitiu atualizar o material didático, fazendo as aulas mais dinâmicas e interessantes, além de contribuir para uma variedade de textos atuais. AUXÍLIO NA COMPREENSÃO DO S TEXTO S. VALORIZAÇÃO DO MATERIAL. DEMOSTRAÇÃO DO PODER DA COMUNICAÇÃO ESCRITA.. INCENTIVIO À REFLEXÃO. MOTIVAÇÃO AO USO DO DICIONÁRIO. IDENTIFICAÇÃO DA LINGUAGEM CULTA.. REVISÃO DAS PRODUÇOES. CORREÇÕES ORTGRÁFICAS E GRAMATICAIS. Exemplos quanto a produção apresentada: Orientação para o tema : ( real, acontecido na escola ou bairro e interessante. Permitir as respostas as perguntas :Quem? O quê?Quando? Como? Onde? e Por que? (usados na produção não necessariamente nesta ordem). Uso de aspas nas citações. Usar a linguagem culta. Não dar margem a outras interpretações.

Continuidade do trabalho Os resultados revelaram que o uso do jornal durante as aulas contribui para a criação do hábito e gosto pela leitura, refletindo no aumento de interesse dos alunos, e uma postura mais crítica diante do mundo em que vivem. Destacado a discussão das notícias, entre outras atividades com jornal, notamos a colaboração para melhora da redação dos alunos e seu nível de argumentação, além de tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes. Por todos estes motivos vemos este trabalho como um meio e daremos sequência.