Tópicos Avançados de Sistemas de Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Implantando Novos Negócios Opção Comprovada. A E.D.Aguirre S/C Ltda. é uma empresa de consultoria de pequeno porte, focada em Processos, Mercado e Tecnologia.
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
Sistema de Informação Gerencial
APO ( Escola de Administração por Objetivos)
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
Administração Estratégica
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
O, S & M, O QUE É ? ORGANIZAÇÃO ANALISTA DE O, S & M SISTEMAS MÉTODOS.
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
POSSÍVEIS ALTERNATIVAS ESTRUTURAIS:
Continuous Replenishment
ONAP-HOME INFORMÁTICA LTDA
Promovendo Sucesso!.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
O MAGO DE ID.
Engenharia de Software
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
TERCEIRIZAÇÃO GRUPO: ALESSANDRA TAVARES MOREIRA ANDRÉA BARBOSA DE LIMA
Administração de Recursos Materiais
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
O Papel da Auditoria Interna no Setor Público
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Terceirização (Outsourcing): Foco nos Produtos e nos Serviços
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Gabriel Bastos Machado
Aula 10 – Padrões para Gestão por Processos
Aplicações de redes em sistemas de informação
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Planejamento e estratégia
Planejamento e Responsabilidade Social
Seu Agente de Mudança..
MBA - CASTELO GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Mestrado em Gestão Fundamentos e Temas Actuais da Gestão Tema: “Taking measures of Outsourcing Providers”
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Gestão da Tecnologia da Informação
Gestão do Atendimento e Relacionamento com o Cliente Profª Carla Mota – UCB 2010 Unid 2.
TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS NA MANUTENÇÃO
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos.
Terceirização e Benchmarking
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Gerenciamento das Informações
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
Formação e Desenvolvimento de Equipe de Vendas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Evolução Histórica Pré-História
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
O que é terceirização? A terceirização ocorre quando uma organização transfere algumas de suas atividades para terceiros, com o objetivo de concentrar-se.
Portfólio de Serviços TI
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Controladoria.
Sexta Pesquisa de Satisfação do Colaborador Alta Engenharia de Consultoria.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina- FACAPE Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Outsourcing Terceirização Profa Cynara Carvalho cynaracarvalho@yahoo.com.br

Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina- FACAPE Tópicos Avançados de Sistemas de Informação OUTSOURCING / TERCEIRIZAÇÃO DEFINIÇÃO: “Processo de gestão pelo qual se repassam algumas atividades para terceiros com os quais se estabelece uma relação de parceria - ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua.” HISTÓRICO:  A terceirização originou-se nos Estados Unidos; - As pequenas e médias empresas foram as primeiras a entrarem nesse novo processo; - No Brasil, a recessão levou à abertura de novas empresas de prestação de serviços.

Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina- FACAPE Tópicos Avançados de Sistemas de Informação OUTSOURCING / TERCEIRIZAÇÃO TERCEIRIZAÇÃO - ocorre quando uma empresa independente presta qualquer tipo de serviço para outra organização. OUTSOURCING - usado quando o cliente contrata uma empresa para prover por completo todos os serviços de informática. Local, equipamentos, software e pessoal são da contratada.

Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina- FACAPE Tópicos Avançados de Sistemas de Informação OUTSOURCING / TERCEIRIZAÇÃO  OBJETIVOS: - Necessidade de uma mudança mais profunda na organização; - Aumento de competência dos serviços; - Cumprimento do prazo das atividades; - Redução de custos.

Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina- FACAPE Tópicos Avançados de Sistemas de Informação OUTSOURCING / TERCEIRIZAÇÃO VANTAGENS: 1- Aumentar o foco no negócio: Permite às empresas concentrarem-se nas funções core, enquanto que um especialista externo assegura as funções operacionais non-core. 2- Redução dos custos através da especialização e dos ganhos de escala : O prestador de serviços consegue um nível de eficiência maior que as empresas contratantes. 3- Substituição de custos variáveis por custos fixos: Ao terceirizar uma atividade, a empresa tem maior facilidade para ajustar seus custos aos volumes de operação. 4- Partilha de risco: Permite partilhar o risco dos investimentos em tecnologias da informação com uma entidade externa.

Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina- FACAPE Tópicos Avançados de Sistemas de Informação OUTSOURCING / TERCEIRIZAÇÃO DESVANTAGENS: 1- A sensação de perda de controle: A empresa não conta mais com a força de argumentação para discutir questões técnicas ligadas às estratégicas tecnológicas.   2- Sujeição a confiabilidade do terceiro ou sub-contratado: Surgem problemas, o prestador não cumpre prazo, a não qualidade na continuidade do serviço e aumento do preço na renovação do contrato. 3- Capacidade do terceiro ou sub-contratado em responder aos desafios: Um dos riscos mais sérios à confidencialidade, que podem ser intencionais ou acidentais.

Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina- FACAPE Tópicos Avançados de Sistemas de Informação OUTSOURCING / TERCEIRIZAÇÃO Pontos que contribuirão fortemente para o alcance dos resultados esperados. São os seguintes: Quais atividades, serviços, processos ou produtos podem e/ou devem ser terceirizados? Por quê? Quais os critérios básicos que devem ser utilizados para avaliar um candidato a terceiro, visando à seleção do melhor parceiro? Quais os critérios básicos que devem ser utilizados para a avaliação periódica das atividades que são feitas por terceiros, tanto em termos da atividade em si quanto do parceiro que a executa?

Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina- FACAPE Tópicos Avançados de Sistemas de Informação OUTSOURCING / TERCEIRIZAÇÃO Para que a terceirização de qualquer atividade não se transforme num pesadelo, existe três pontos que merecem cuidados. 1-  Preparo da comunidade interna: o maior obstáculo à terceirização é uma comunidade interna mal informada e mal preparada para acompanhar o processo. 2- Prevenção quanto aos aventureiros: A proliferação de aventureiros que assola não foi inventada com a terceirização, mas certamente a terceirização oferece um ambiente propicio para que este tipo de aventureiro cresça e floresça 3- Atenção a questão trabalhista: Um problema relativamente serio é o risco de um empregado do prestador de serviços entrar com uma ação trabalhista contra a empresa contratante. Terceirização e sub-contratações adequadas, proporcionam ao cliente tempo livre para se dedicar a novas oportunidades!

Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina- FACAPE Tópicos Avançados de Sistemas de Informação OUTSOURCING / TERCEIRIZAÇÃO TERCEIRIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Refere-se a terceirizar o departamento tecnológico no todo ou em parte de uma empresa. Isso vai depender da importância que a informática tem para a empresa. Essa importância pode ser observada analisando os benefícios e riscos do processo, com questões como: - As atividades de informática estão ligadas aos principais objetivos da empresa? - A área de TI contribui para atingir objetivo de negócio?

Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina- FACAPE Tópicos Avançados de Sistemas de Informação OUTSOURCING / TERCEIRIZAÇÃO ASPECTOS IMPORTANTES: - Dependência ou diversidade excessiva - Dificuldade remota SERVIÇOS PASSÍVEIS DE SEREM TERCEIRIZADOS: Manutenção dos aplicativos Suporte técnico em softwares Digitação Programação Redes de Computadores Impressão Treinamento

Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina- FACAPE Tópicos Avançados de Sistemas de Informação OUTSOURCING / TERCEIRIZAÇÃO PROBLEMAS NA TERCEIRIZAÇÃO: Abordagem fortemente centrada em redução de custo; Visão de curto prazo na expectativa de resultados; Falta de atenção adequada aos impactos na cultura organizacional; Opções tecnológicas precipitadas; Transformações apenas superficiais na operação do negócio; Contratos pouco detalhados ou incompletos; Falta de uma visão realmente de parceria entre as partes contratantes; Inexistência de padrões de prestação de serviços.

Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina- FACAPE Tópicos Avançados de Sistemas de Informação OUTSOURCING / TERCEIRIZAÇÃO NÍVEIS DA TERCEIRIZAÇÃO Até onde devo terceirizar minha empresa??? A definição do nível desejado de terceirização é de fundamental importância para que não se perca a objetividade na contratação do serviço. ETAPAS PARA A TERCEIRIZAÇÃO Identificação das oportunidades de terceirização Identificação de parceiros estratégicos Seleção da empresa terceira prestadora de serviço Preparação interna Contrato Execução do serviço 7. Acompanhamento da satisfação do cliente

Para refletir: Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina- FACAPE Tópicos Avançados de Sistemas de Informação OUTSOURCING / TERCEIRIZAÇÃO Para refletir: “O que determina o sucesso da empreitada é a seriedade e competência não só do prestador de serviço mas também da empresa que terceiriza. Uma relação madura e profissional, em que cada parte cumpre seu papel com dedicação e honestidade é a maior garantia de bons resultados na terceirização em informática.”