O que não é o caso Múltiplas acepções de “caso”: Caso como decisão judicial (Langdell) “Caso de sucesso” Caso exemplificativo Estudo de caso como pesquisa social empírica
Três componentes formais do “caso”: 1) Narrativa 2) Anexos 3) Nota de ensino
Três dimensões do método do caso 1) Pesquisa para o caso 2) Redação do caso 3) Aplicação do caso
1) Pesquisa para o caso Plano de Curso Objetivos pedagógicos Avaliação
1) Pesquisa para o caso - Capacidade analítica; - Tomada de decisão; Habilidades que podem ser desenvolvidas: - Capacidade analítica; - Tomada de decisão; - Capacidade de aplicação; - Comunicação oral; - Gestão de tempo; - Comunicação escrita; (...)
1) Pesquisa para o caso Caso a escolher (ou quando Langdell encontra Paulo Freire)
1) Pesquisa para o caso Nota de Ensino (atividade)
2) Redação do caso Cubo de Dificuldade Eixos: Analítico; Conceitual; e Apresentação.
2) Redação do caso Cubo de Dificuldade Eixo Analítico: 1 – O estudante deve avaliar a decisão tomada no caso 2 – O estudante deve abordar a questão, a decisão ou a oportunidade 3 – O estudante deve abordar a situação e identificar problemas, questões e desafios.
2) Redação do caso Cubo de Dificuldade Eixo Conceitual: 1 – O participante deve estar apto a aplicar uma teoria simples ou conceito sem auxílio em aula; 2 – O participante deve estar apto a aplicar teorias ou conceitos complexos com alguma ajuda e debate em aula; 3 – O participante deve estar apto a aplicar uma série de teorias e conceitos necessariamente com ajuda em aula.
2) Redação do caso Cubo de Dificuldade Eixo Apresentação: 1 – apresentação breve, clara e ordenada, sem excessos, nem lacunas; 2 – narrativa de duração média, com alguma desorganização das informações. Com lacunas e excessos; 3 – narrativa longa, desorganizada, com muitas lacunas e excessos e em vários formatos.
2) Redação do caso Cubo de Dificuldade Eixos: Analítico; Conceitual; e Apresentação.
3) Aplicação do Caso
3) Aplicação do Caso Método Socrático Debate (role-play)