O que não é o caso Múltiplas acepções de “caso”:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de caso DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Projeto de Formação Continuada de Educadores
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Unidades de Ensino da Microsoft
Metodologia de Investigação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
Aprendendo com a cidade de vitória Paulo Alfredo Jasper.
XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
PLANO DE AULAS TCC/PLANO DE NEGÓCIOS PROF. TALES ANDREASSI.
Laboratório de Ensino de Química 1
Curso Comércio exterior e investimento (Economia Internacional II)
TEORIA DA INTERPRETAÇÃO E DA DECISÃO JUDICIAL
CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.
Linguagem, alfabetização e letramento
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Currículo por Competências e Habilidades.
Tipos.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
SUMÁRIO O Um novo programa: porquê? O Estrutura do NPPEB O Compreender o NPPEB: pressupostos, dimensões de articulação e chaves de leitura. O O princípio.
Profa. Leslie Shérida Ferraz
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Avaliação Educacional
Orientações Gerais.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Administração Estratégica de Tecnologia da Informação
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Profa. Reane Franco Goulart
Trabalho Final Elaboração de um estudo de caso.
A comunicação aumentativa: uma abertura para o mundo -Caderno de comunicação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Utilizando Estudos de Caso no Ensino Renato M.E. Sabbatini, PhD.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA
Planejamento Ambiental 9º Semestre
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos Gestão de Operações I
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Eletricidade Aula 6.
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Equipe responsável pela produção
A ENTREVISTA FORMA PRIVILEGIADA DE COMUNICAR. A ENTREVISTA Entrevista individual – Um entrevistador e um entrevistado. Entrevista individual – Um entrevistador.
Projeto Integrador Prof. Adriana Vieira
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Métodos de treinamento
PROJETO PROJETO : CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO. CURSOS RESPONSÁVEL:ERICA GOMES JUSTIFICATIVAS:DIFICULDADE EM PLANEJAR E ORGANIZAR. OBJETIVO:SER UMA PROFISSIONAL.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
Vídeo-Aulas de Física Arthur V. R. Santiago. Idéia Vídeo Idéia Simples, e de fácil entendimento. Repetição sem limites.
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Competências Profissionais
ÉTICA, COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
Unipar – Universidade Paranaense - DIREITO – 1º Ano 3º Bimestre – 1º Parte Disciplina: Filosofia e Ética do Direito Profa.Ma: Caroline Stefany Depieri.
DIDÁTICA GERAL. O QUE? (conteúdo) I A QUEM?_POR QUÊ?_ COMO? (perfil) (objetivos) (métodos e técnicas) I QUE RESULTADOS? (avaliação)
Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Transcrição da apresentação:

O que não é o caso Múltiplas acepções de “caso”: Caso como decisão judicial (Langdell) “Caso de sucesso” Caso exemplificativo Estudo de caso como pesquisa social empírica

Três componentes formais do “caso”: 1) Narrativa 2) Anexos 3) Nota de ensino

Três dimensões do método do caso 1) Pesquisa para o caso 2) Redação do caso 3) Aplicação do caso

1) Pesquisa para o caso Plano de Curso  Objetivos pedagógicos  Avaliação

1) Pesquisa para o caso - Capacidade analítica; - Tomada de decisão; Habilidades que podem ser desenvolvidas: - Capacidade analítica; - Tomada de decisão; - Capacidade de aplicação; - Comunicação oral; - Gestão de tempo; - Comunicação escrita; (...)

1) Pesquisa para o caso Caso a escolher (ou quando Langdell encontra Paulo Freire)

1) Pesquisa para o caso Nota de Ensino (atividade)

2) Redação do caso Cubo de Dificuldade Eixos:  Analítico;  Conceitual; e  Apresentação.

2) Redação do caso Cubo de Dificuldade Eixo Analítico: 1 – O estudante deve avaliar a decisão tomada no caso 2 – O estudante deve abordar a questão, a decisão ou a oportunidade 3 – O estudante deve abordar a situação e identificar problemas, questões e desafios.

2) Redação do caso Cubo de Dificuldade Eixo Conceitual: 1 – O participante deve estar apto a aplicar uma teoria simples ou conceito sem auxílio em aula; 2 – O participante deve estar apto a aplicar teorias ou conceitos complexos com alguma ajuda e debate em aula; 3 – O participante deve estar apto a aplicar uma série de teorias e conceitos necessariamente com ajuda em aula.

2) Redação do caso Cubo de Dificuldade Eixo Apresentação: 1 – apresentação breve, clara e ordenada, sem excessos, nem lacunas; 2 – narrativa de duração média, com alguma desorganização das informações. Com lacunas e excessos; 3 – narrativa longa, desorganizada, com muitas lacunas e excessos e em vários formatos.

2) Redação do caso Cubo de Dificuldade Eixos:  Analítico;  Conceitual; e  Apresentação.

3) Aplicação do Caso

3) Aplicação do Caso Método Socrático Debate (role-play)