DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Projecto Escola da Energia PROTÓTIPOS COM ENERGIA RELATÓRIO DE PROJECTO
A AVALIAÇÃO EXTERNA NA ÁREA DE CIÊNCIAS
2º encontro – Professores Maio de 2012
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O trabalho com conceitos em História
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
LÍNGUA PORTUGUESA.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Apropriação de Resultados
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Currículo /Educação Física
Apropriação de resultados SADEAM 2012
Linguagens didático-pedagógicas para o ensino da
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
Programa Ler e Escrever
Currículo por Competências e Habilidades.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
DER- Mirante do Paranapanema Abril 2010
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
MATEMÁTICA Análise das Questões.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Oficina de Apropriação de Resultados
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Oficina de Apropriação de Resultados

Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Oficina de Apropriação de Resultados
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
PROVA BRASIL 2015.
Contexto  Programa: A formação contínua do professor de inglês: um contexto para reconstrução da prática (PUC-SP, Cultura Inglesa, Prefeitura de Carapicuiba)
Professor(es) Apresentador(es):
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES PCNPs – Maria José e Marcos

Língua Portuguesa nas escolas prioritárias

Objetivos: Discutir possibilidades de intervenções pedagógicas para que os alunos melhorem seu desempenho. Elaborar atividades com foco no desenvolvimento das habilidades em que são notadas maiores fragilidades no processo de aprendizagem.

Organização do trabalho pedagógico a. Características de quem ensina e de quem aprende b. Abordagens Metodológicas c. Recursos Didáticos

Consequências NEGATIVAS e POSITIVAS para a aprendizagem Aprender é confrontar representações próprias e incorporar novas sobre algum tema, valor ou habilidade.

Usar estratégias de metacognição (aprender a aprender). Usar multidimensionalidade de informações e linguagens.

Incentivar a responsabilidade por seus sucessos (metacognição). Gerar situações de autonomia e controle sobre a atividade a ser realizada.

Dar continuidade para incentivar a independência, a responsabilidade e habilidades de autorregulação e controle.

Não há um estilo de aprendizagem superior a outro; não existe uma “melhor maneira para aprender”.

Paulo Freire – Uso dos significados culturais dos educandos como ponto de partida da aprendizagem significativa.

As pessoas são capazes Definir e Descrever Listar e Explicar Passivo As pessoas se recordam As pessoas são capazes Ler Ouvir Ver imagens e vídeos Assistir a demonstrações Expor ideias verbalmente Realizar atividades colaborativas Simular ou modelar uma experiência real Definir e Descrever Listar e Explicar 10% do que leem Passivo Demonstrar Aplicar Praticar 20% do que ouvem 30% do que veem Analisar Projetar Criar 50% do que veem e ouvem Avaliar Argumentar Julgar 70% do que dizem Ativo 90% do dizem e fazem Edgar Dale (1969) 11

CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES DESCRITORAS   GRUPO I – HABILIDADES PARA OBSERVAR        Envolve essencialmente competências responsáveis pela reprodução de conhecimentos já construídos para o reconhecimento de fatos ou de representações de problemas comuns. VERBOS do grupo I: observar – identificar – reconhecer – indicar – apontar – descrever – discriminar – constatar – representar graficamente e representar quantidades.

GRUPO II – HABILIDADES PARA REALIZAR        Apóia-se nas habilidades do Grupo I, mas incorpora qualidades diferentes de operações mentais, pois envolve competências responsáveis por realizar transformações e não simples correspondências dos esquemas de assimilação às propriedades dos objetos de conhecimento. VERBOS do Grupo II: Classificar – seriar – ordenar – conservar – compor e decompor – fazer antecipações – calcular por estimativa – medir.

GRUPO III – HABILIDADES PARA COMPREENDER        No Grupo II, encontram-se ações e operações mentais mais complexas, reflexivas e abstratas que envolvem a utilização de raciocínio hipotético dedutivo. Essas habilidades tornam possível a aplicação de conhecimentos construídos em situações diferentes e a resolução de problemas inéditos. VERBOS do Grupo III: Analisar – aplicar relações ou conhecimentos, fatos e princípios – avaliar – criticar – analisar e julgar – explicar causas e efeitos – apresentar conclusões – levantar suposições – fazer prognósticos – fazer generalizações indutivas e construtivas – justificar.

6ª série do Ensino Fundamental Matriz de Referência para Avaliação do Saresp Língua Portuguesa 6ª série do Ensino Fundamental

Matriz de Referência para Avaliação do Saresp Língua Portuguesa 3º série do Ensino Médio

Videoclipe da música do grupo Legião Urbana, produzido especialmente como propaganda comemorativa da empresa Vivo em 2010, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=kCNFMYe7mcU Qual a intenção dos criadores do videoclipe ao relacionar os produtos da operadora com a música Eduardo e Mônica? H23 (p. 55 das Matrizes de referência)

OFICINA 1 IDENTIFIQUE QUAL HABILIDADE TEVE A MENOR PORCENTAGEM DE ACERTOS

OFICINA 1 OBSERVE A DESCRIÇÃO DA HABILIDADE NO RELATÓRIO PEDAGÓGICO E/OU MATRIZ DE REFERÊNCIA.

OFICINA 1 ELABORE UMA ATIVIDADE PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO DA HABILIDADE QUE VOCÊ IDENTIFICOU COM O MENOR NÚMERO DE ACERTOS.

Relatório reflexivo -relato crítico do trabalho realizado -competências desenvolvidas e contribuição para a aprendizagem dos alunos -avaliação global das atividades desenvolvidas

Relatório reflexivo -Identificação(escola,nome do professor nºde alunos) -Introdução -Percurso (descrição do trabalho desenvolvido) -Materiais utilizados -Conclusão Obs.: Entrega – 28 de setembro de 2012