Gestão do Conhecimento Professores: Professores: Edson E. Scalabrin Marcos A. H. Shmeil Bráulio C. Ávila

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Administração de Sistemas de Informação
Presidência da República Gabinete de Segurança Institucional Sistema Gestão SAEI Brasília, 11 de agosto de 2005.
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Pedagogia da pesquisa-ação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Introdução sobre Memória Organizacional
Gestão de Múltiplos Pontos de Vista
Gestão do Conhecimento Professores: Professores: Edson E. Scalabrin Marcos A. H. Shmeil Bráulio C. Ávila
Gestão de uma Memória Organizacional
Fundamentos de Engenharia de Software - temas para estudo -
TSI Alcides Calsavara.
Por que Construir um Data Warehouse ?
Modelo Dimensional Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx download:
1 Métodos e Ferramentas para a Gestão do Conhecimento Professor Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx
Sistema de Informação Professores Edson E. Scalabrin Marcos A. H. Shmeil telefone: 0xx {scalabrin, download:
Viviane Torres da Silva
Aprendizagem Viviane Torres da Silva
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
Desenvolvimento organizacional
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Extração de Requisitos
Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
GESTÃO DO CONHECIMENTO
AnálisE organizacional
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
Maria Tereza Nagel Junho 2004 Grids de Agentes Processadores para Gerência de Redes de Computadores e Telecomunicações Orientador: Prof. Dr. Carlos Becker.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Modelos conceituais de interação
Tema Gestão do Conhecimento:.
RMP Consultoria de Negócios
WEBSITE Como utilizar um site Assistente de Criação
RMP Consultoria de Negócios
A Liderança e seu processo contínuo de mudanças
Métodos e Ferramentas para a Gestão do Conhecimento Professor Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx
Comunicação organizacional
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Comunidades de Prática
GESTÃO DO CONHECIMENTO Prof Paulo Germano. Gestão do conhecimento “Gestão do conhecimento é a construção sistemática, explícita e intencional do conhecimento.
Auxiliando nossos clientes através da Gestão Eletrônica de Documentos
Engenharia de Software
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo.  Refere-se.
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Métodos e Ferramentas para a Gestão do Conhecimento Professor Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx
Capítulo 4: Projeto e Desenvolvimento de um SAD
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Cognição nas organizações
TIPOS BÁSICOS DE APRENDIZAGEM;
MBA Saúde GC 15/out/2003 Gerenciando Conhecimento PRICHARD, Craig; HULL, Richard; Chumer, Mike; Willmott, Hugh , MacMillan Business.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Gestão do Conhecimento. Como trabalhar com esses 3 pilares? Gestão do Conhecimento 1.A biblioteca deve ser unificada, virtual e segura de conhecimento.
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Gerenciamento de mudanças e Matriz de Oportunidade vs Risco
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
CULTURA ORGANIZACIONAL CONCEITOS. CULTURA ORGANIZACIONAL J Comunicação organizacional é o processo de enviar e receber mensagens com inclusão de significados;
Transcrição da apresentação:

Gestão do Conhecimento Professores: Professores: Edson E. Scalabrin Marcos A. H. Shmeil Bráulio C. Ávila download:

2 Plano - Parte I A gestão de uma memória organizacional Assunto: Assunto: Detecção das necessidades de memória organizacional Detecção das necessidades de memória organizacional Objetivo: Objetivo: Descrever a tarefa primeira dos projetistas de memória organizacional. Descrever a tarefa primeira dos projetistas de memória organizacional.

3 Parte I A gestão de uma memória organizacional Tarefa primeira do projetista de MG Tarefa primeira do projetista de MG é detectar as necessidades reais dos usuários e também determinar o tipo de memória que estes usuários realmente necessitam; é detectar as necessidades reais dos usuários e também determinar o tipo de memória que estes usuários realmente necessitam; Tarefa segunda Tarefa segunda é efetuar uma análise em profundidade das necessidades é efetuar uma análise em profundidade das necessidades

4 Parte I A gestão de uma memória organizacional Questões que podem auxiliar na análise: Questões que podem auxiliar na análise: quais tarefas devem ser assistidas ? quais tarefas devem ser assistidas ? quais são as informações necessárias para realizar estas tarefas ? quais são as informações necessárias para realizar estas tarefas ? qual é o ambiente atual destas tarefas ? qual é o ambiente atual destas tarefas ? qual tipo de assistência os usuários desejam ? qual tipo de assistência os usuários desejam ? quais são os custos e os benefícios ligados aos diferentes tipos de assistência ? quais são os custos e os benefícios ligados aos diferentes tipos de assistência ? quais mudanças estão previstas ? quais mudanças estão previstas ?

5 Parte I A gestão de uma memória organizacional Questões importantes podem surgir a respeito: Questões importantes podem surgir a respeito: dos usuários da memória dos usuários da memória dos projetistas da memória dos projetistas da memória

6 Parte I A gestão de uma memória organizacional Tipos de usuários quais são os usuários a levar em consideração ? quais são os usuários a levar em consideração ? como levar em conta a multiplicidade de usuários de uma memória ? como levar em conta a multiplicidade de usuários de uma memória ? é necessário levar em consideração todo usuário em potencial ? é necessário levar em consideração todo usuário em potencial ?

7 Parte I A gestão de uma memória organizacional Características e comportamentos dos usuários quais são as características e os comportamentos dos usuários a levar em consideração ? quais são as características e os comportamentos dos usuários a levar em consideração ? como levar em conta perspectivas múltiplas e provavelmente divergentes ? como levar em conta perspectivas múltiplas e provavelmente divergentes ? pode-se ignorar completamente atitudes como a confiança ? pode-se ignorar completamente atitudes como a confiança ? quais atividades significativas de armazenamento e recuperação de conhecimentos os usuários realizam (em particular de maneira colaborativa) ? quais atividades significativas de armazenamento e recuperação de conhecimentos os usuários realizam (em particular de maneira colaborativa) ?

8 Parte I A gestão de uma memória organizacional Buckingham-Shum identificou 3 maneiras de compartilhar conhecimentos em uma organização: análise dos conhecimentos análise dos conhecimentos relatórios técnicos entre membros da organização relatórios técnicos entre membros da organização discursos centrados sobre os documentos discursos centrados sobre os documentos Observação: Este compartilhamento apoia-se sobre as mídias que emergem atualmente em muitas organizações: intranets que integram agentes e mídias de difusão, intranets que integram agentes e mídias de difusão, ferramentas de desktop que permitem gravações audiovisual e ambientes de discussão centrada sobre os documentos. ferramentas de desktop que permitem gravações audiovisual e ambientes de discussão centrada sobre os documentos.

9 Parte I A gestão de uma memória organizacional Objetivos e tarefas quais objetivos, quais tarefas, quais problemas devem ser levados em consideração ? quais objetivos, quais tarefas, quais problemas devem ser levados em consideração ? Simone (1996) identificou os seguintes objetivos para a memória coletiva no contexto de situações complexas dinâmicas: inovar, aumentar a cooperação, gerir as renovações de pessoal, gerir exceções, tratar as situações criticas inovar, aumentar a cooperação, gerir as renovações de pessoal, gerir exceções, tratar as situações criticas

10 Parte I A gestão de uma memória organizacional Outras tarefas merecem ser assistidas por uma memória organizacional: problemas indefinidos problemas indefinidos – ex 1: decidir se devemos fazer passar ou não uma rodovia pela cidade – ex 2: determinar as características de um novo carro tarefas cognitivas intensivas tarefas cognitivas intensivas