DIFICULDADES DE APRENDIAZGEM

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Transcrição da apresentação:

DIFICULDADES DE APRENDIAZGEM ROSANGELA ALVES

FRACASSO ESCOLAR Um sintoma que causa sofrimento e provoca graves consequências. Despreparo de toda sociedade para lidar com essa problemática: Família, Professor, Ciência, Governantes...

O fracasso escolar ocasiona: Problemas crônicos no sistema educacional Evasão Escolar; Aumento crescente dos problemas de aprendizagem; Formação precária dos alunos;

O Fracasso Escolar surge com a exigência da escolaridade ( séc. XIX); Ocorre mudanças sociais: pressão social/ sucesso social / poder do dinheiro/ sociedade tecnológica e regida pela escrita/

POLÍTICA GOVERNNAMENTAL DOS ANOS 90 Aumentou consideravelmente o número de vagas nas escolas brasileiras; Ampliou-se em tecnologias educacionais ( TV, vídeo, computador, recursos...) Aumentou o nível de formação dos professores; Projetos de aceleração escolar

A ESCOLA Reproduz a sociedade de classes em que vivemos ; Pode ser um agente de transformação social; A escola torna-se palco do fracasso escolar;

Como encontra-se a escola para atender às necessidades sociais do século XXI ?

Pilares da educação segundo a UNESCO Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a conviver; Aprender a ser.

Causas do Fracasso Escolar Visão Orgânica: fatores biológicos são os responsáveis pelo fracasso escolar ( medicina): problemas hereditários, congênitos, perturbações causadas por lesão cerebral e disfunções neurológicas ( retardos de maturação imputados à equipamento defeituoso).

Visão Sociopolítica: O fracasso escolar é um problema social politicamente produzido; Problemas de ensinagem; Denúncia / protesto ao descaso dos governantes do país .

Outros pontos de vista: Muitas vezes o impedimento de um bom desempenho intelectual está vinculado a problemáticas afetivas. O fracasso escolar é um sintoma social e deve se analisado no contexto individual, no contexto cultural e no contexto escolar.

A maturação de um indivíduo para aprendizagem depende do interjogo entre fatores intelectuais, sociais e afetivos.

Referência: BOSSA, Nadia A. Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico: Artmed: Porto Alegre, 2002