A Atenção Primária é definida como um conjunto de funções que, combinadas, são exclusivas dessa área: Oferece o acesso no sistema para todas as novas.

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Transcrição da apresentação:

A Atenção Primária é definida como um conjunto de funções que, combinadas, são exclusivas dessa área: Oferece o acesso no sistema para todas as novas necessidades e problemas; Fornece atenção sobre a pessoa (não direcionada para a enfermidade) no decorrer do tempo; Fornece atenção para todas as condições, exceto as muito incomuns ou raras; Coordena ou integra a atenção fornecida em algum outro lugar ou por terceiros. É a atenção que organiza e racionaliza o uso de todos os recursos, tanto básicos como especializados, direcionados para a promoção, manutenção e melhora da saúde. Atenção Primária - características Starfield, B. Atenção primária — Equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Unesco, Ministério da Saúde, Disponível em: bin/ulis.pl?catno=130805&set=4BBCA640_1_386&gp=1&mode=e&lin=1&ll=1 bin/ulis.pl?catno=130805&set=4BBCA640_1_386&gp=1&mode=e&lin=1&ll=1

Os Nós Programação vs Demanda espontânea; Prevenção/Promoção vs atenção clínica; Centro de saúde e as urgências; Tempo de consulta vs qualidade; A clínica da enfermagem; População por equipe; Diferenciação por mérito; E subfinanciamento, pressão do setor privado, falta de prof, de fixação, etc...

Praia Aranhas Sítio SJRV

Linha do Tempo CS Ingleses ESFUBS CADFAMPOP 2695 IBGE CSs1 CS MAIOR1 CENTRO DE SAÚDE 2 ESF7 ESF5 ESF SEM ADSCRIÇÃO SEM LONGITUDINALIDADE ACESSO: AGENDA CENTRADO NA DOENÇA S/ ADSCRIÇÃO S / LONGIT. ACESSO: AGENDA + URG CENTRADO EM PROGRAMAS S/ ADSCRIÇÃO S / LONGIT. ACESSO: AGENDA + URG CENTRADO EM PROGRAMAS C/ ADSCRIÇÃO C/ LONGIT. ACESSO: AGENDA + DEM ESPONT. S/ VÍNCULO CENTRADO EM PROGR. C/ ADSCR. C/ LONGIT. ACESSO: AGENDA + URG CENT. EM PROGR. C/ ADSC C/ LONG ACESSO AGEND + DEM ESPONT C/ VÍNC. CENT. NA PESSOA

Modelos anteriores Dez 2004 a Set 2007 População aprox. por equipe e adscrição Período de Marcação Tempo espera Para consulta agendada ExceçõesDemanda espontânea Papel do enfermeiro na Clínica 5 equipes para aprox. 20 mil pessoas, com 6 a 7mil por área em algumas. Sem adscrição de clientela Semanal, toda sexta. Vagas de acordo com a oferta livre dos médicos. 1 semana para os Da marcação. Um Mês ou mais para os grupos de exceção; Gestantes, crianças, hipertensos, diabéticos, idosos, deficientes. Aprox 10 vagas semanais por médico sem adscrição de clientela Pequeno, crianças ou gestantes de acordo com o interesse.

Modelos anteriores Out 2007 a Dez 2010 Pop. aprox por equipe e adscrição Período de Marcação Tempo espera para consulta agendada ExceçãoDemanda espontânea Papel do enf. na clínica 5 equipes para aprox. 28 mil pessoas, com 6 a 7mil por área em algumas. Consultas agendadas por área Todos os dias após escuta com equipe de acolhimento (com méd., enf. e téc de enf. De 1 a 2 mesesGestantes e crianças – marcação diária de acordo com as vagas disponíveis Aprox 60 vagas semanais por médico e enf sem adscrição de clientela Demanda espontânea e consultas agendadas de crianças, gestantes e preventivo

Modelos anteriores Dez 2009 a Ago 2010 Pop. aprox por equipe e adscrição Período de Marcação Tempo espera para consulta agendada ExceçãoDemanda espontânea Papel do enf. na clínica 5 equipes para aprox 20 mil pessoas, com 3500 e 4000 pessoas equipe- área. 1 semana de cada mês, 50 senhas por período De 1 a 5 semanas Gestantes e crianças 21 vagas semanais por médico sem adscrição de clientela Consultas agendadas de crianças, gestantes e preventivos

Modelo atual População e adscrição Período de Marcação Tempo espera para consulta agendada ExceçãoDemanda espontâneaPapel do enf. na clínica 5 equipes para aprox. 20 mil pessoas, com 3500 a 4mil por área. Todos os dias após escuta com sua equipe. A maioria resolve no mesmo dia. De 1 dia a 2 semanas Nenhuma.Por área, todos os dias, sem limite pré- definido de consultas. Demanda espontânea preventivo, gestantes, crianças.

Fluxograma do Acesso SEGTERQUAQUI SEX Todos os dias, das 8h às 10h e das 13h às 15h, MFC e enfermeiros têm agendas abertas; Todas manhãs e tardes, a Recepção e Agentes de saúde entregam um número inicial de senhas (que pode variar de 8 a 15 por equipe) para pessoas da área; A depender do ritmo de atendimento e da necessidade do usuário, mais vagas podem ser ofertadas nesse período; A maioria das pessoas resolve sua demanda nesse período. Algumas terão consultas agendadas para aprofundar a história ou para retorno breve; Somente o MFC e o enfermeiro podem agendar consultas; Das 10h às 12h e das 15h às 17h são realizadas as consultas que foram agendadas, as VDs, reuniões ou grupos;

Fluxograma do Acesso SEGTERQUAQUI SEX 8h-10h 13h-15h Livre 8h-10h 13h-15h Livre 8h-10h 13h-15h Livre 8h-10h 13h-15h Livre 8h-10h 13h-15h Livre

Novidades Desde jul.2010 Área 431

Novidades Marcação por telefone Desde Mar.2011 Área 431 Organizar fluxo de pessoas no horário da demanda espontânea, das 8h às 10h e das 13h às 15h; Aqueles que buscam o atendimento no dia são orientados a ligar antes de ir ao C.S., para diminuir tempo de espera; ACS que está na sala de espera recebendo as pessoas fica com o celular. A maioria das vagas ainda está reservada para aqueles que buscam diretamente o C.S. Nessas 4 semanas, aproximadamente 20 pessoas agendaram por telefone;

Novidades Desde Fev.2011 Área 431 Regulação de todos exames e encaminhamentos por área Marcação de Lab e as especialidades disponíveis no momento da consulta; MFC e Enfa colocam no sistema/ACS ou ADM verifica liberação de fila de espera e dos regulados; Demais áreas Regulação dos exames de gestantes e os de urgência por área; Resultados: Melhora do acesso; menos burocracia; menor chance de extravio de documentos; maior coord. do cuidado/quem regula é quem conhece o paciente e o problema;

Novidades Desde out.2010 Todas as áreas e coordenação, marcação, recepção Facilitar a comunicação entre os profissionais do C.S. evitando deslocamentos e interrupções das consultas; Centenas de interconsultas entre médicos e enfermeiros de uma mesma área ou não são realizadas mensalmente; Serve também para comunicação com o residente de MFC e estudantes de graduação; Utilizado algumas vezes para comunicação com pacientes, para dúvidas clínicas e para agendamento de consultas;

Novidades - blog Desde mar

Indicadores de Atenção

Indicadores de saúde Fonte: SINASC

Indicadores de saúde Fonte: SINASC

Indicadores de saúde Fonte: SINASC

Indicadores de saúde Fonte: SINASC

Indicadores de saúde Fonte: SIM

Indicadores de saúde Fonte: SIM

Novidades – cartão de visitas