1 2 CARACTERIZAÇÃO DA ORACLE CORPORATION 3  Sede em: Redwood Shores (Califórnia) Fundada em: 1977 Nº Empregados: 43.000 em todo o mundo  Em Portugal:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Meu Plano de Negócios Introdução.
Advertisements

Prof. Alberto Martins Júnior
Caso Google vs Microsoft
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Nuno André Santos Nov Análise Situação Setembro de 2000: 1. Produto de Alta Qualidade 2. Preço Competitivo 3. Pequena % do mercado mundial Reflexão.
Customer Relationship Management
Marketing Digital e e-Business – Prof. Vorlei
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Estratégias para a redução de custos e melhoria dos serviços Evandro Brandão Barbosa.
Trabalho 3 – Análise de CRM - TOTVS
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Consultoria Empresarial
4. ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS
Estratégia Empresarial
CRM (Customer Relationship Management
O Modelo de Oligopólio de J. Bain
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Sistemas de Informação Capítulo 1
A Redken é uma marca que foi comprada pela multinacional de beleza L’Oréal em 1993, mundialmente conhecida, a marca é sinônimo de moda, ciência e inspiração.
SISTEMA DE GESTÃO CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT -
Repensando a Logística
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Gerenciamento de mudanças ao ambiente corporativo
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
E-Business a Nova Economia
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
CRM Fernando Lange Guerra
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Fazemos parceria com seus clientes para aumentar sua produtividade e lucros.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Conferência: Competências para Carreiras de Sucesso
SERVIDORES. Um Servidor é: Servidor é um computador que gere ficheiros, dados, impressoras, faxes e outros recursos a outros computadores. O servidor.
CRM Sistema de Apoio a Grupos.
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Dissertação de Mestrado em Gestão de Informação (09/04/2002)
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Nomes: Alice C.Cazalli Allison Willian Everton Costa Denis A. Araujo
Uso das Redes Sociais na Gestão
Cadeia de Valor.
Sistemas de Informação Utilizando Recursos Web Web Economia – Uma revolução nas regras de negócios Professora: Larissa Torres.
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
Planejamento Estratégico
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron Leandro Mendonça Miguel Garcia Renata Maria Moraes.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Profª: Adriana Vettorazzo
Agenda Sessão Matutina HoraMódulo 8:30O que é a Plataforma de Aplicação Microsoft? 9:00Business Intelligence 10:00Next Web 11:00Enterprise Applications.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
Prof. Angela Tissi Tracierra TEORIAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Business Intelligence
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
Microsoft Corporation Docente: Pedro Costa Discente: Marina Alexandra Marques de Assis Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia Faculdade.
Balanced Scorecard.
Empreendedorismo Professora Rosilene Silva – Agosto 2010
Micros e Pequenas Empresas
HORIZONTALIZAÇÃO E VERTICALIZAÇÃO
Gestão da Tecnologia da Informação
SISTEMA DE GESTÃO ERP Walison de Paula Silva.
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
Administração de Materiais
Software ERP (Software de gestão) - Centralgest
Estratégia Empresarial
NEGÓCIOS NA INTERNET O mercado eletrônico obtido através de aplicação intensiva de tecnologia de informação do mercado tradicional, é considerado uma.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 10. SIE CRM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

1

2 CARACTERIZAÇÃO DA ORACLE CORPORATION

3  Sede em: Redwood Shores (Califórnia) Fundada em: 1977 Nº Empregados: em todo o mundo  Em Portugal: Fundada em: 1990 Nº Empregados: 180 colaboradores em Lisboa e Porto  Primeira empresa de software a desenvolver e distribuir software empresarial 100% Internet em toda a sua linha de productos: Base de Dados; Servidor aplicacional; Aplicações empresariais com o E-Business Suite; Ferramentas para desenvolvimento de aplicações e suporte à decisão

4  Única companhia capaz de implementar soluções empresariais completas e globais de e-Business, tais como: CRM (Gestão das Relações com o Cliente) no front office; Aplicações de ERP (Gestão Empresarial) no back office; Infraestrutura da plataforma  Segunda maior empresa de Software do mundo e líder em fornecimento de Software para Gestão de Informação a nível empresarial;  Áreas de Actuação: Fornecimento de infra-estruturas de tecnologias de informação ao mais baixo custo; Oferecer vantagens comerciais competitivas através de aplicações de alta qualidade

5 HITING THE TARGET

6 (ORACLE DE 1977 A 2000)  Larry Ellison funda a actual 2ª maior empresa de software do mundo  Aposta na criação de bases de dados relacionais (software que fazia interagir bases de dados diferentes); Coloca o consumidor no centro das suas preocupações; Vai de encontro às necessidades das empresas de bases de dados.   Vem, assim, solucionar: A arquitectura primitiva das bases de dados; A falta de inter-relação entre duas (ou mais) bases de dados.

7  Em 1986…. Torna-se a maior empresa de bases de dados relacionais do mundo; Ellison e seus sócios abrem o capital da empresa ao público Contudo….. Uma força de vendas em que: vender a todo o custo era a tónica dominante pouco ênfase era dado ao pós-venda  Acumulação de grandes prejuízos; Queixas de clientes Problemas com a Securities and Exchange Comission (CMVM de Wall Street) Após várias convulsões internas, dá-se por fim uma recuperação das vendas cujos protagonistas foram Ray Lane (ex- consultor das empresas Booz-Allen) e Larry Ellison).

8 REORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA

9 1-Fase do Network Computer

10  Guerra aos PC e ao Domíno da Microsoft - Critica à utilização de desktops em vez de servers pela Microsoft e da destruição da Netscape (empresa mais inovadora que Silicon Valley conheceu nos anos 90). -Esta guerra impediu que Ellison se apercebesse de que a sua empresa estava de novo face a uma crise, desta vez Estratégica: As bases de dados estavam a tornar-se uma commodity; Margens de rentabilidade pouco generosas

11 2-Futuro na Internet

12  Em Substituição das Bases de Dados Relacionais pela Internet, onde as aplicações estão num server e são geridas de forma centralizada: Modelo de Complexidade Centralizada muito melhor que o baseado no PC - Reorientação de toda a empresa para: Aplicações de Software. Objectivo? - Criar ferramentas que integrassem os vários sectores de uma empresa (marketing, finanças, logística…..) e fornecessem informação completa aos gestores. - Essas aplicações deveriam poder fazer uso das potencialidades da Internet  distinção da concorrência Ex:SAP que também fazia software para gestão mas que não ligava a empresa aos clientes através da Net.

13  Em 1997…… Aparecimento dos primeiros produtos da nova geração (com alguns problemas de estabilidade) Grandes Objectivos: Tornar o software da Oracle tão essencial ao e-business como o sistema operativo fora para o PC; Criar uma suite que lhe oferecesse todas as soluções de que uma empresa precisa para gerir o seu negócio de forma integrada recorrendo à Internet.

14  Resultados da e-business: Facturação de 10 mil milhões de dólares no ano passado; Lucros de 3 mil milhões de dólares (mais de 40% que ano anterior); Margens de lucro superiores a 40%; Aumento da rentabilidade com o corte de despesas num ano em 1000 milhões de dólares.  Sucessão Difícil: A batalha por uma suite única está longe do fim: Concorrentes da Oracle estão a fazer esforços para produzir produtos com as mesmas características; Os analistas em Wall-Street estão preocupados com a dependência cada vez maior de uma empresa de 190 mil milhões de dólares de uma única pessoa; Problema de afirmação da Oracle numa área que não conhecia ainda há poucos anos; Problemas pessoais de Larry Ellison.

15 DISCUSSÃO DE RESULTADOS

16 NÚMEROS - VALORES

17 TOTAL DE RECEITAS DESDE 1989 a 2000 (em mil milhões de US dólares)

18 Receitas: No Ano Comercial 2000 (findo a ): 10,1 mil milhões de dólares No Ano Comercial 1999 (findo a ): 8,8 mil milhões de dólares No Ano Comercial 1998 (findo a ): 7,1 mil milhões de dólares No Ano Comercial 1997 (findo a ): 5,7 mil milhões de dólares

19 CONCLUSÕES

20 A introdução das bases de dados relacionais são responsáveis pelo sucesso da empresa; Face à enorme capacidade da Oracle Corporation em se antecipar em termos estratégicos em relação à concorrência bem como de inovar, liderada por Larry Ellison, esta assume-se actualmente como a segunda maior empresa de software do mundo tendo apenas pela frente a Microsoft de Bill Gates; No gráfico anexo verifica-se as tendências da receita que têm conhecido uma evolução exponencial desde a introdução das bases de dados relacionais na estratégia empresarial desta multinacional; O E-business suite (11i) revela-se um bom produto sem precedentes impulsionando um crescimento acentuado nas cotações das acções. É actualmente o produto-chave da empresa; Os resultados são assim no cômpto geral muito positivos devido aos lucros alcançados,no entanto, o futuro poderá ser conturbado face à excessiva dependência da empresa em relação a um líder, que apesar dos maiores críticos dizerem que a sua melhor qualidade é a sua capacidade de liderança arrisca a sua vida, pondo consequentemente a liderança da organização em causa; A Internet é o futuro.