Seminário Regional – Rio de Janeiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
CURRÍCULO EM FOCO.
A Escola pode resgatar a Cidadania?
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Matemática para todos Educação Básica
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
Desenvolver Por uma Nova Escola.
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Escolhendo o nosso Futuro
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
PROFESSORES REFLEXIVOS EM UMA ESCOLA REFLEXIVA Isabel Alarcão
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Metodologia Científica
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Por que o jornal na escola?
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

Seminário Regional – Rio de Janeiro EDUCAÇÃO PARA O PENSAR: Filosofia Viva, Ética e Transformadora na Escola Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

Sistema de Ensino Reflexivo Conferência: Educar para o Pensar dentro de um Sistema de Ensino Reflexivo S.E.R.- Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

Vivemos numa sociedade da informação? Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

Qual é o lugar privilegiado para a Informação e a Formação? As escolas são lugares onde as novas competências devem ser adquiridas ou reconhecidas e desenvolvidas. Porém, - Existem as diferenças ao acesso à informação e a necessidade de providenciar igualdade de oportunidades. Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

Quais habilidades para discernir entre as informações: Válidas e inválidas? Correta ou incorreta? Pertinente ou supérflua? Como organizar o pensamento e a ação em função da informação? ... Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

As respostas a essas perguntas e o desenvolvimento de competências exigem novas atitudes dos alunos, dos professores e das instituições formadoras. e Fundamentalmente vontade política para buscar um novo modo de relacionamentos entre educadores e educandos, conteúdos e sentidos. Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

“Só o pensamento pode organizar o conhecimento” (Edgar Morin) O mundo, marcado por tanta riqueza informativa, precisa urgentemente do poder clarificador do pensamento. Para conhecer, é preciso pensar. Em vez de uma cabeça bem cheia, precisamos de uma cabeça bem feita. Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

Cabeça bem feita é aquela que é capaz de transformar a informação em conhecimento pertinente. Conhecimento pertinente é o conhecimento que é capaz de situar qualquer informação em seu contexto e, se possível, no conjunto em que está inscrita. Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

E a escola? E o professor? E o aluno? Nessa era da informação e da comunicação, que se quer também a era do conhecimento, a escola não detém o monopólio do saber... E o professor? Não é o único transmissor do saber e tem de aceitar situar-se nas suas novas circunstâncias que, por sinal, são bem mais exigentes... E o aluno? -Já não é mais o receptáculo a se deixar rechear de conteúdos. Ele tem de aprender a gerir e a relacionar informações para as transformar no seu conhecimento e no seu saber... Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

A escola como uma organização tem de ser um sistema aberto, pensante e flexível. - Sistema aberto sobre si mesmo, e aberto à comunidade em que se insere Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

É a afirmação que não há conhecimento sem aprendizagem. Que a informação, sendo uma condição necessária para o conhecimento, não é condição suficiente. Portanto: A Informação se não for organizada, não se constitui em conhecimento, não é saber, e não se traduz em poder. Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

O conhecimento tornou-se e tem de ser um bem comum O conhecimento tornou-se e tem de ser um bem comum. A aprendizagem ao longo da vida, um direito e uma necessidade. Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

Competências na Sociedade da Comunicação, do Conhecimento e da Aprendizagem O pensamento e a compreensão são os grandes fatores de desenvolvimento pessoal, social, institucional, nacional e internacional Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

Quais competências? Conhecimentos: fatos, métodos, conceitos e princípios Capacidades: saber o que fazer e como Experiências: capacidade de aprender com o sucesso e os erros Contatos: capacidades sociais, redes de contato, influência Valores: vontade de agir, acreditar, empenhar- se, aceitar responsabilidades e poder Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

A noção de competência em Perrenoud: é a capacidade de utilizar os saberes para agir em situação, constituindo-se assim como uma mais-valia relativamente aos saberes. É saber mobilizar os saberes. Portanto não se pode afirmar que as competências estão contra os conhecimentos, mas sim com os conhecimentos. Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

Competências que levam para onde? Compreender o mundo compreender os outros compreender-se a si mesmo e compreender as interações que entre estes vários componentes se estabelecem e sobre tudo isto ser capaz de comunicar-se = alicerce da vivência da cidadania Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

Compreensão... É através da compreensão que nos preparamos para a mudança, para o incerto, para o difícil, para a vivência em outras circunstâncias... Principalmente para a permanente interação, contextualização e colaboração Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

O que esperar do Sistema de Ensino? A valorização da Curiosidade Intelectual Capacidade de utilizar e recriar o conhecimento de questionar e indagar de ter pensamento próprio de desenvolver mecanismos de auto-aprendizagem de gerenciar a vida individual e grupal de adaptação sem perder a identidade de sentir-se responsável pelo desenvolvimento de lidar com situações novas de decidir e assumir responsabilidades de resolver problemas de trabalhar colaborando de aceitar os outros Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

Por que implantar o S.E.R. ? Seminários Regionais Filosófico-pedagógicos... 5º. Congresso Nacional de Educação para o Pensar.. Cursos de Formação dos Professores (presenciais e a distância)... Oficinas Filosófico-Pedagógicas... Projetos como: Café com Idéias, L.E.R, Corujas Itinerantes, Aulas que deram certo, pais filosofam... Concurso Nacional de Peças Teatrais Filosóficas... Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

Assistência de Professores Especialistas on-line... Materiais didático filosóficos produzidos por professores que estão em sala de aula, em todas as disciplinas... Visitas e Assessorias dos autores e equipe filosófico-pedagógica aos colégios... Assistência de Professores Especialistas on-line... Portal na Internet para professores,alunos e pais... Cursos de formação a distância... Reuniões Virtuais semanalmente... Jornal Corujinha... Revista Brasileira de Filosofia Fundamental – PhiloS (virtual) ... Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

Saiba mais sobre nós... www.filosofiafundamental.com.br www.portaldafilosofia.com.br www.editorasophos.com.br www.centro-filos.org.br www.portalser.net Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net

5º. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O PENSAR FORTALEZA / CE 27 - 28 de Junho / 2009 Silvio Wonsovciz - silvio@portalser.net