PROJETO ESTRUTURADOR: ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO NORTE DE MINAS, JEQUITINHONHA, MUCURI, RIO DOCE E REGIÃO METROPOLITANA DE BH
EXPECTATIVA HARMONIA TRABALHO EM EQUIPE CRIATIVIDADE AUTOMONIA SUPERAÇÃO LIDERANÇA DISCIPLINA APRENDIZADO MOTIVAÇÃO CONFIANÇA PERSISTÊNCIA
A árvore que não dá frutos é xingada de estéril. Quem examina o solo? O galho que quebra é xingado de podre, mas não havia neve sobre ele? Do rio que tudo arrasta se diz que é violento, mas ninguém diz violentas as margens que o cerceiam. Bertold Brecht
Alunos com distorção idade/escolaridade matrícula 2008 Rede Estadual – Ensino Fundamental TOTALLETRAMENTOANOS FINAISANOS INICIAISSRE TOTAL GERAL SUB-TOTAL C B A TOTALLETRAMENTOANOS FINAISANOS INICIAISSRE METROPOLITANAS SUB-TOTAL TEÓFILO OTONI PIRAPORA PARACATU MONTES CLAROS JANUÁRIA JANAÚBA GUANHÃES GOV. VALADARES DIAMANTINA CURVELO ARAÇUAÍ ALMENARA PROJETO ACELERAR PARA VENCER FONTE: Dados de matrícula enviados pelas SRE - REDE ESTADUAL
PROJETO "ACELERAR PARA VENCER ALUNOS COM DISTORÇÃO IDADE/ESCOLARIDADE MATRICULA 2008 SRE DO NORTE DE MINAS, JEQUITINHONHA, MUCURI E RIO DOCE
PROJETO "ACELERAR PARA VENCER ALUNOS COM DISTORÇÃO IDADE/ESCOLARIDADE MATRÍCULA 2008 SRE DA REGIÃO METROPOLITANA DE BH
Alunos com distorção idade/escolaridade matrícula 2008 Rede Municipal – Ensino Fundamental PROJETO ACELERAR PARA VENCER FONTE: Dados de matrícula enviados pelas SRE - REDE MUNICIPAL TOTALLETRAMENTOANOS FINAISANOS INICIAISSRE TOTAL GERAL SUB-TOTAL C B A TOTALLETRAMENTOANOS FINAISANOS INICIAISSRE METROPOLITANAS SUB-TOTAL TEÓFILO OTONI PIRAPORA PARACATU MONTES CLAROS JANUÁRIA JANAÚBA GUANHÃES GOV. VALADARES DIAMANTINA CURVELO ARAÇUAÍ ALMENARA
PROJETO "ACELERAR PARA VENCER ALUNOS COM DISTORÇÃO IDADE/ESCOLARIDADE MATRICULA 2008 SRE DO NORTE DE MINAS, JEQUITINHONHA, MUCURI E RIO DOCE
PROJETO "ACELERAR PARA VENCER ALUNOS COM DISTORÇÃO IDADE/ESCOLARIDADE MATRÍCULA 2008 SRE DA REGIÃO METROPOLITANA DE BH
O ALUNO DO PROJETO 2 OU MAIS ANOS DE DISTORÇÃO/IDADE ANO ESCOLARIDADE responsável pelo seu fracasso? aluno fraco?, despreparado?, desinteressado?, não quer nada? quais as causas do fracasso? Réu? Vítima ? ALUNO REAL reestruturar sua aprendizagem resgatar sua auto-estima recuperar a confiança em si e em suas potencialidades ACELERAR PARA VENCER Nós, educadores, lhe devemos isto. Projeto Acelerar para Vencer
QUANTOS SÃO PARA 2008 Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce (12 SRE): Rede Estadual: NÃO Alfabetizados Rede Municipal: alunos (municipais que aderiram) ESTE É O TAMANHO DO DESAFIO. Metropolitanas A, B e C: Rede Estadual : alunos NÃO Alfabetizados Rede Municipal: alunos (municípios que aderiram) Problema mais Grave: anos finais do Ensino Fundamental Projeto Acelerar para Vencer TOTAL GERAL:
Para vencer este desafio é imprescindível a presença de três condições: - A vontade política - O compromisso ético - A competência técnica e pedagógica Projeto Acelerar para Vencer
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAR NO TEMPO CERTO ACELERAR A APRENDIZAGEM PROJETO ACELERAR PARA VENCER PROPOSTA:
NO NOVO DICIONÁRIO AURÉLIO: VENCER - [ Do latim vincere] v.t.d - conseguir vitória sobre, triunfar - ter bom êxito em, obter resultado favorável em. - levar a cabo, executar, realizar, vencer uma tarefa. - percorrer, ultrapassando - alcançar a vitória; sair vencedor ACELERAÇÃO - [ Do latim acceleratione] s.f - ação ou efeito de acelerar - aumento de velocidade ACELERAR - [ Do latim accelerare] v.t.d - tornar célere ou mais célere, aumentar a velocidade; apressar, apressar-se. - fazer progredir ou andar mais rápido; ativar, acelerar o andamento de um processo. - instigar, estimular
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – N.9394 / Alínea B, inciso V do Artigo 24 - Resolução SEE Nº 1033 de 17/01/2008 Amparo legal: Projeto Acelerar para Vencer
Melhorar o desempenho escolar dos alunos e reduzir, progressivamente, a taxa de distorção idade/ano de escolaridade. OBJETIVO GERAL: Projeto Acelerar para Vencer
Oferecer alternativa Pedagógica com metodologia diferenciada Elevar auto-estima do aluno Otimizar a alfabetização e o letramento Promover a capacitação Inicial e formação em serviço Objetivos Específicos Possibilitar o avanço escolar Promover uma cultura baseada no sucesso do aluno Projeto Acelerar para Vencer
- Foco na aprendizagem do aluno e no letramento. - A capacitação da equipe técnica e pedagógica (formação inicial e continuada). (formação inicial e continuada). - Acompanhamento pedagógico e gerencial. - Material didático específico para alunos e professores. COMPONENTES CENTRAIS DO PROJETO: Projeto Acelerar para Vencer
Otimização do tempo pedagógico pedagógico Interdisciplinaridade Ação docente parte de experiências, parte de experiências, interesses e necessidades dos alunos 1 Possibilidade de avanço escolar Oportunidade imediata de recuperação Aprender fazer – fazendo Linhas Metodológicas Linhas Metodológicas de ação Acompanhamento Sistemático Sistemático Projeto Acelerar para Vencer
ORGANIZAÇÃO: ORGANIZAÇÃO: I – ACELERAÇÃO I – Para os alunos dos anos iniciais. I – ACELERAÇÃO I – Para os alunos dos anos iniciais. II – ACELERAÇÃO II – para os alunos dos anos finais, dois II – ACELERAÇÃO II – para os alunos dos anos finais, dois períodos letivos: períodos letivos: a) 1º período – estudos correspondentes ao 6º e 7º anos b) 2º período – estudos correspondentes ao 8º e 9º anos TURMAS DE LETRAMENTO: grupos temporários para alunos da aceleração ainda não alfabetizados / Prof. Alfabetizador. aceleração ainda não alfabetizados / Prof. Alfabetizador. 200 dias letivos, 800h, conteúdos da Base Nacional Comum. Projeto Acelerar para Vencer => PROGRESSÃO CONTÍNUADA => ESTRATÉGIAS DE RECUPERAÇÃO => FREQUÊNCIA REGIME DIDÁTICO REGIME DIDÁTICO SUPERAÇÃO DA DISTORÇÃO / INTEGRAÇÃO ÀS TURMAS REGULARES AVANÇO ESCOLAR
=> Conteúdos da Base Nacional Comum. => Ênfase na leitura, interpretação e produção de textos. => Matrizes de objetivos e habilidades. => Abordagem por áreas do currículo. COMPONENTES CURRICULARES BÁSICOS FOCO NO LETRAMENTO MATERIAL DIDÁTICO DO ALUNO GUIA PARA O PROFESSOR. Projeto Acelerar para Vencer
AVALIAÇÃO INTERNA Verificar se o aluno domina habilidades e competências básicas propostas no Projeto. Plano de Intervenção Pedagógica Desempenho do aluno, da turma, do Professor. Auto-avaliação vinculada ao dia-a-dia da sala de aula. Avaliações diagnósticas coletivas. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Formativa Diagnóstica Contínua
Projeto Acelerar para Vencer SIMAVE Instrumento de gestão do sistema Diagnóstico dos obstáculos e avanços da aprendizagem Plano de Intervenção Pedagógica AVALIAÇÃO EXTERNA PROALFA – PROEB Participação das turmas do Projeto de Aceleração
Professor avalia aluno em cada atividade realizada. Supervisor observa a participação e envolvimento do aluno. Enriquecimento e recuperação, se necessário. Avaliação Análise dos resultados finais e avanço escolar. Possibilidade de Avanço Escolar Análise dos resultados da Aprendizagem. Integração em turmas regulares Continuidade nas turmas de Aceleração. Projeto Acelerar para Vencer
O PAPEL DOS PROFESSORES MEDIADOR entre o conhecimento e o ALUNO Figura Central para o Sucesso do Projeto Perfil adequado aos anos iniciais e finais Comprometimento com o sucesso do aluno, com sua efetiva aprendizagem Participação na formação inicial e continuada OS PROFESSORES PRECISAM TRABALHAR PARA QUE O ALUNO DÊ CERTO DESDE O PRIMEIRO DIA.
Apoiar pedagogicamente o Professor na sala de aula O PAPEL DA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA Desenvolvimento pessoal e profissional dos professores Formação continuada em serviço Garantia da implementação do Projeto DUAS RESPONSABILIDADES BÁSICAS Projeto Acelerar para Vencer
ESTRATÉGIAS: Visitas semanais em cada escola e turma Reuniões mensais com Coordenadores Regionais da SRE Reuniões quinzenais de orientação e planejamento com os Professores DESIGNADO OU EFETIVO PERFIL ADEQUADO Projeto Acelerar para Vencer
Liderança do Processo educacional de sua escola O PAPEL DA DIREÇÃO DA ESCOLA Gestão Pedagógica-eixo do Trabalho Foco na aprendizagem do aluno Co-responsável pela melhoria do desempenho dos alunos SENSIBILIZAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO ACOMPANHAMENTO Projeto Acelerar para Vencer Coordenador das ações de implantação do Projeto em estreita colaboração com a SRE.
Projeto Acelerar para Vencer Coordenar o processo de elaboração do Plano de Atendimento do Projeto. O PAPEL DOS COORDENADORES REGIONAIS E EQUIPE DE ANALISTAS E INSPETORES ESCOLARES Orientar, acompanhar e avaliar a implantação e implementação do Projeto nas Escolas-Pólo da SRE. Orientar, acompanhar o trabalho dos Supervisores Pedagógicos do Projeto. Encaminhar relatórios à gerência Central do Projeto. DIVULGAÇÃO SENSIBILIZAÇÃO ORIENTAÇÃO
- Participar de reuniões sobre os resultados da aprendizagem dos fihos e outras atividades da escola - Acompanhar a vida escolar do filho e incentivá-lo - Estimular as atividades de leitura em casa e na escola - Ser parceiro da escola Participação da Família Participação da Família Projeto Acelerar para Vencer
Diferencial para garantia de sucesso do Projeto: - Fluxo de informações e decisões do processo de implementação Indicadores Diversos, Relatórios e Sistema Informatizado Avaliação no Processo Foco na melhoria do desempenho do aluno Avaliação Externa ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO Escolas-Pólo SRE SEE
Síntese do Projeto Acelerar para Vencer Gerencial Prioridade da SEE e Governo de Minas Gerais Aspectos Legais, formação da equipe Preparação da Infra – Estrutura Mobilização da Escola e da Comunidade Definição do Professor e Supervisor Pedagógico Resgate da auto- estima dos alunos Inserção Social dos Alunos Mudança na prática docente Melhoria do desempenho escolar do aluno Operacional Diagnóstico Enturmação dos Alunos Capacitação do Professor Utilização de Material Específico Recuperação em Processo Sistemática de Acompanhamento e Avaliação
Não é o desafio com que nos deparamos que determina quem somos e o que estamos nos tornando, mas a maneira com que respondemos ao desafio. Henfil