Proposta Curricular - CBC na prática pedagógica (ensinar e avaliar)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Advertisements

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes.
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Profa. Dra. Rosineide de Melo FAECO – Colegiado de Administração
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
LÍNGUA PORTUGUESA.
Curso de Gêneros Textuais
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Caros(as) professores(as):
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
Linguagem, alfabetização e letramento
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Referenciais Curriculares na prática pedagógica
Contato direto com as autoras
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mais importante do que escolher um livro didático é a possibilidade de exercitar o ato de escolher e o professor de inglês se encontra na posição de exercer.
Planejamento PNAIC 2014.
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
Wh- Questions e Short Answers
Avaliação e Desenvolvimento da Educação Pública. Página  2 Placeholder, enter your own text here Está em curso uma reforma da educação brasileira? Índice.
Orientação Técnico-Pedagógica
AQUISIÇÃO LÉXICO-CULTURAL DO INGLÊS ATRAVÉS DE MÚSICAS: (RE)TOMADAS DE POSIÇÕES PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA Jean Santos PRADO (Bolsista PIBID/CAPES)
Teacher Cadu English Review
Oficina de Apropriação de Resultados
CGEB PLANEJAMENTO 10/FEV/2015.
Programa de Formação Continuada
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estrutura do documento:
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2014
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Bimestral – 2º Bimestre 7º AB
Currículo Oficial do Estado de São Paulo
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Língua Estrangeira Moderna
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA:
Etapas de uma sequência didática
Avaliação de Língua Portuguesa
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Apropriação dos Resultados
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Proposta de atividade, esboço inicial
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Língua Estrangeira - Inglês
Tempo verbal utilizado para ações do presente do cotidiano, da rotina, seja em qualquer aspecto (profissional, pessoal etc.).
O Programa Nacional do Livro Didático de LÍNGUA PORTUGUESA 2015 Ensino Médio.
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

Proposta Curricular - CBC na prática pedagógica (ensinar e avaliar) Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Programa de Intervenção Pedagógica INGLÊS Proposta Curricular - CBC na prática pedagógica (ensinar e avaliar) Setembro de 2010

Ensinar e Avaliar: dois lados da Avaliar significa identificar o que o aluno sabe, o que ele não sabe e os diferentes fatores que contribuem para os resultados observados O PAAE é um Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar que oferece suporte didático pedagógico e informações diagnósticas que viabilizam uma gestão curricular de acordo com o estágio de desenvolvimento dos alunos e ao Currículo Básico Comum. (SEE-MG) O PAAE compreende três avaliações com objetivos diferenciados. (1) Avaliação Diagnóstica (2) Avaliação Contínua (3) Auto-avaliação do aluno Ensinar e Avaliar: dois lados da mesma moeda Let’s hold a debate, shall we?

Tanto para ensinar quanto para avaliar Aspectos teórico-metodológicos da linguística aplicada ao ensino e aprendizagem de LE. Abordagem de ensino via gêneros textuais. Da frase ao texto: elemento chave. Diversidade de gêneros textuais De textos artificiais para textos autênticos Tanto para ensinar quanto para avaliar

Textos autênticos, que circulam socialmente, evitando os que são artificialmente produzidos para a situação de aprendizagem para o estudo de aspectos lexicais e gramaticais (pretextos)

CBC: Matriz de referência para o ensino-aprendizagem e avaliação de inglês no Ensino Fundamental. Reflexão: Consultem o CBC e respondam: O que deve ser ensinado e avaliado … …. em leitura? …. em escrita? …. na compreensão oral? …. na produção oral? …. sobre gramática e itens lexicais?

Ações de ensino: desenvolvimento das TRÊS capacidades da linguagem 1. as capacidades de ação - condições de produção do texto = contextualizando 2. as capacidades discursivas - organização interna do texto, incluindo o layout da página e os elementos não-verbais =  caracterizando 3. as capacidades linguístico-discursivas - elementos léxicos e sistêmicos que formam a teia (tessitura) do texto ou que contribuem para a organização do texto de cada gênero específico = compreendendo

http://brazilians.meetup.com/

www.puzzlemaker.com

Interview people from your school (principal, coordinators) or from your family (parents, sister, brother etc.) How often does he/she to the dentist’s? How often do they take a big shower? How often do they have a party at home? How often does he/she drink coffee or tea? How often do they travel together? How often does he/she visit his/her relatives Speaking - Create a podcast.

Tema 1: compreensão escrita (leitura) + Tema 5 Eixo articulador: Recepção e Produção de Textos Orais e Escritos de Gêneros Textuais variados em Língua Estrangeira Tema 1: compreensão escrita (leitura) + Tema 5 Tema 2: produção textual + Tema 5 Tema 3: compreensão oral + Tema 5 Tema 4: produção oral + Tema 5 Tema 5: Conhec. Léxico-sistêmico Sempre com interrelações com as tecnologias digitais.

Obrigada pela atenção. crv2009-see@googlegroups.com Mantenham contato pelo Fórum, por favor Acessem o STR com frequência Feel free to contact us at: crv2009-see@googlegroups.com