DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS DA EDUCAÇÃO. DESLOCA-SE O FOCO DO CONTROLE DOS PROCESSOS PARA OS RESULTADOS. GESTÃO COM RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO PELA SITUAÇÃO.
TENDÊNCIA MUNDIAL À DESCENTRALIZAÇÃO. POR QUÊ? RAPIDEZ DAS MUDANÇAS GERANDO CONSTANTE NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO E REVISÃO DAS SITUAÇÕES NECESSIDADE DE RESPOSTAS ÁGEIS EXIGINDO PODER DECISÓRIO ONDE A COISA ACONTECE BRASIL: GRANDE DIVERSIDADE DE REALIDADES, SITUAÇÕES E CONTEXTOS DEMANDANDO INTERVENÇÕES DIFERENCIADAS DESCENTRALIZAÇÃO: AÇÃO IMPORTANTE PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO PARA TODOS
ENFOQUE NO RESULTADO CADA UM ENCONTRA SEU CAMINHO NA BUSCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO FLEXIBILIDADE DE EXECUÇÃO PARA ATENDER ÀS DEMANDAS DA REALIDADE LOCAL IMPORTANTE É SABER ONDE SE QUER CHEGAR NECESSIDADE DE POLÍTICAS MUITO CLARAS NECESSIDADE DE COMUNICAÇÃO EFICIENTE PARA GARANTIR O TRABALHO EM EQUIPE, A CONGREGAÇÃO DOS ESFORÇOS NUMA DIREÇÃO COMUM, COMPARTILHADA
PAPEL DOS GESTORES NESSE CONTEXTO GESTORES DO SISTEMA MAIS ORIENTADORES QUE DITADORES DE NORMAS. DIRETORES DAS ESCOLAS MAIS LIBERDADE PARA BUSCAR A QUALIDADE DO ENSINO
OS GESTORES DO SISTEMA DEVEM CONCENTRAR SUA ATENÇÃO EM GARANTIR: POLÍTICAS EDUCACIONAIS CLARAMENTE DEFINIDAS: TODOS DEVEM CONHECER AS REGRAS DO JOGO, TODOS TÊM QUE SABER ONDE SE QUER CHEGAR
OS GESTORES DO SISTEMA DEVEM BUSCAR GARANTIR: UM CURRÍCULO BÁSICO COMUM: DEFINIR CONHECIMENTOS QUE DEVEM SER COMUNS A TODOS, A QUE TODOS TÊM DIREITO A AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO E DAS ESCOLAS RECURSOS FINANCEIROS SUFICIENTES PARA A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
OS GESTORES DO SISTEMA DEVEM BUSCAR GARANTIR: IGUAIS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA TODOS RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS AO TRABALHO DA ESCOLA, ROMPENDO AS BARREIRAS BUROCRÁTICAS FORMAÇÃO E CARREIRA DOCENTE COM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
OS GESTORES DO SISTEMA DEVEM BUSCAR : DEFINIR INDICADORES E PRODUZIR DADOS CONCRETOS E ATUALIZADOS PARA ALIMENTAR AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS CAPACITAR OS DIRETORES ESCOLARES INCENTIVAR A SOCIEDADE CIVIL E A COMUNIDADE EDUCACIONAL A PARTICIPAR DA EDUCAÇÃO
OS DIRETORES DAS ESCOLAS DEVEM FOCALIZAR: O ENSINO, A APRENDIZAGEM, AS FINALIDADES ÚLTIMAS DA EDUCAÇÃO A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COMUM DE EDUCAÇÃO A ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ESCOLA: LIDERAR O TRABALHO COLETIVO NESSE PROCESSO
OS DIRETORES DAS ESCOLAS DEVEM FOCALIZAR: O APERFEIÇOAMENTO DOCENTE A TROCA DE INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS COM OS OUTROS NÍVEIS DO SISTEMA E COM OS DIRETORES DE OUTRAS ESCOLAS A COMUNICAÇÃO INTERNA NA ESCOLA: CRIAR CANAIS EFICIENTES
OS DIRETORES DAS ESCOLAS DEVEM FOCALIZAR: A INTEGRAÇÃO DA ESCOLA COM A COMUNIDADE: ABRIR A ESCOLA, CRIAR ESPAÇOS DE INTERAÇÃO E COOPERAÇÃO O ALAVANCAMENTO DO PLANO DA ESCOLA: FAZER COM QUE SUAS METAS SEJAM ALCANÇADAS
CABE AINDA AOS DIRETORES: GERENCIAR RECURSOS HUMANOS ADMINISTRAR RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS PARA REALIZAR OS OBJETIVOS DA ESCOLA ADMINISTRAR O TEMPO ADMINISTRAR CONFLITOS ADMINISTRAR AS ROTINAS DA ESCOLA JUNTAMENTE COM SUA EQUIPE OUTROS
A QUESTÃO DO PODER COMO ENTRAVE À DESCENTRALIZAÇÃO MEDO DA PERDA DE PODER POR PARTE DOS ÓRGÃOS CENTRAIS MUDANÇA DO PAPEL FISCALIZADOR E VOLTADO PARA O ADMINISTRATIVO NECESSIDADE DE MAIOR CAPACITAÇÃO NECESSIDADE DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O NOVO PAPEL
A QUESTÃO DO PODER COMO ENTRAVE À DESCENTRALIZAÇÃO MEDO DE ASSUMIR O PODER POR PARTE DAS ESCOLAS PERDA DO “ALIBI ESTRUTURAL” AUMENTO DE TRABALHO ENFRENTAR MAIOR PRESSÃO DOS PAIS
DESCENTRALIZAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A DESCENTRALIZAÇÃO E TODAS ESSAS MUDANÇAS SÓ TÊM SENTIDO SE CHEGAREM À SALA DE AULA, SE RESULTAREM NA MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM.