DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PROPÓSITO DO PROGESTÃO
Desenvolvimento do trabalho Manhã do dia Conceitos e características da avaliação em larga escala. Conceitos e características da avaliação em larga.
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
INCLUSÃO:A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
Avaliação Institucional
Ana Cristina Ghisleni
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Profª. Janaina Pena Camargo
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Projeto Político-Pedagógico
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
APRESENTAÇÃO Introdução
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
OFICINA PEDAGÓGICA PROPOSTA DE TRABALHO
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Escola Comum e Inclusão
A Importância da Educação Continuada
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
A Função do Professor Articulador
Gestão por Competências
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Administração de Recursos Humanos II
Contexto de atuação do CME
Sistemas de Educação inclusivos
Conferência Municipal de Educação
A Gestão participativa
ENCONTRO DE GESTORES ESCOLARES
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo Branco Cláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Planejamento de Ensino
Revisita ao PPP.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS DA EDUCAÇÃO. DESLOCA-SE O FOCO DO CONTROLE DOS PROCESSOS PARA OS RESULTADOS. GESTÃO COM RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO PELA SITUAÇÃO.

TENDÊNCIA MUNDIAL À DESCENTRALIZAÇÃO. POR QUÊ? RAPIDEZ DAS MUDANÇAS GERANDO CONSTANTE NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO E REVISÃO DAS SITUAÇÕES NECESSIDADE DE RESPOSTAS ÁGEIS EXIGINDO PODER DECISÓRIO ONDE A COISA ACONTECE BRASIL: GRANDE DIVERSIDADE DE REALIDADES, SITUAÇÕES E CONTEXTOS DEMANDANDO INTERVENÇÕES DIFERENCIADAS DESCENTRALIZAÇÃO: AÇÃO IMPORTANTE PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO PARA TODOS

ENFOQUE NO RESULTADO CADA UM ENCONTRA SEU CAMINHO NA BUSCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO FLEXIBILIDADE DE EXECUÇÃO PARA ATENDER ÀS DEMANDAS DA REALIDADE LOCAL IMPORTANTE É SABER ONDE SE QUER CHEGAR NECESSIDADE DE POLÍTICAS MUITO CLARAS NECESSIDADE DE COMUNICAÇÃO EFICIENTE PARA GARANTIR O TRABALHO EM EQUIPE, A CONGREGAÇÃO DOS ESFORÇOS NUMA DIREÇÃO COMUM, COMPARTILHADA

PAPEL DOS GESTORES NESSE CONTEXTO GESTORES DO SISTEMA MAIS ORIENTADORES QUE DITADORES DE NORMAS. DIRETORES DAS ESCOLAS MAIS LIBERDADE PARA BUSCAR A QUALIDADE DO ENSINO

OS GESTORES DO SISTEMA DEVEM CONCENTRAR SUA ATENÇÃO EM GARANTIR: POLÍTICAS EDUCACIONAIS CLARAMENTE DEFINIDAS: TODOS DEVEM CONHECER AS REGRAS DO JOGO, TODOS TÊM QUE SABER ONDE SE QUER CHEGAR

OS GESTORES DO SISTEMA DEVEM BUSCAR GARANTIR: UM CURRÍCULO BÁSICO COMUM: DEFINIR CONHECIMENTOS QUE DEVEM SER COMUNS A TODOS, A QUE TODOS TÊM DIREITO A AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO E DAS ESCOLAS RECURSOS FINANCEIROS SUFICIENTES PARA A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

OS GESTORES DO SISTEMA DEVEM BUSCAR GARANTIR: IGUAIS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA TODOS RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS AO TRABALHO DA ESCOLA, ROMPENDO AS BARREIRAS BUROCRÁTICAS FORMAÇÃO E CARREIRA DOCENTE COM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

OS GESTORES DO SISTEMA DEVEM BUSCAR : DEFINIR INDICADORES E PRODUZIR DADOS CONCRETOS E ATUALIZADOS PARA ALIMENTAR AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS CAPACITAR OS DIRETORES ESCOLARES INCENTIVAR A SOCIEDADE CIVIL E A COMUNIDADE EDUCACIONAL A PARTICIPAR DA EDUCAÇÃO

OS DIRETORES DAS ESCOLAS DEVEM FOCALIZAR: O ENSINO, A APRENDIZAGEM, AS FINALIDADES ÚLTIMAS DA EDUCAÇÃO A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COMUM DE EDUCAÇÃO A ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ESCOLA: LIDERAR O TRABALHO COLETIVO NESSE PROCESSO

OS DIRETORES DAS ESCOLAS DEVEM FOCALIZAR: O APERFEIÇOAMENTO DOCENTE A TROCA DE INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS COM OS OUTROS NÍVEIS DO SISTEMA E COM OS DIRETORES DE OUTRAS ESCOLAS A COMUNICAÇÃO INTERNA NA ESCOLA: CRIAR CANAIS EFICIENTES

OS DIRETORES DAS ESCOLAS DEVEM FOCALIZAR: A INTEGRAÇÃO DA ESCOLA COM A COMUNIDADE: ABRIR A ESCOLA, CRIAR ESPAÇOS DE INTERAÇÃO E COOPERAÇÃO O ALAVANCAMENTO DO PLANO DA ESCOLA: FAZER COM QUE SUAS METAS SEJAM ALCANÇADAS

CABE AINDA AOS DIRETORES: GERENCIAR RECURSOS HUMANOS ADMINISTRAR RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS PARA REALIZAR OS OBJETIVOS DA ESCOLA ADMINISTRAR O TEMPO ADMINISTRAR CONFLITOS ADMINISTRAR AS ROTINAS DA ESCOLA JUNTAMENTE COM SUA EQUIPE OUTROS

A QUESTÃO DO PODER COMO ENTRAVE À DESCENTRALIZAÇÃO MEDO DA PERDA DE PODER POR PARTE DOS ÓRGÃOS CENTRAIS MUDANÇA DO PAPEL FISCALIZADOR E VOLTADO PARA O ADMINISTRATIVO NECESSIDADE DE MAIOR CAPACITAÇÃO NECESSIDADE DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O NOVO PAPEL

A QUESTÃO DO PODER COMO ENTRAVE À DESCENTRALIZAÇÃO MEDO DE ASSUMIR O PODER POR PARTE DAS ESCOLAS PERDA DO “ALIBI ESTRUTURAL” AUMENTO DE TRABALHO ENFRENTAR MAIOR PRESSÃO DOS PAIS

DESCENTRALIZAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A DESCENTRALIZAÇÃO E TODAS ESSAS MUDANÇAS SÓ TÊM SENTIDO SE CHEGAREM À SALA DE AULA, SE RESULTAREM NA MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM.