CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ponto de vista empresarial
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
“Sempre há planejamento no fazer humano.
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
Passos para Revisão do PPP
SÉCULO XX.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Gestão Competente da Escola Pública
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
PLANO ESCOLAR PROPOSTA PEDAGÓGICA.
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Plano de Trabalho Docente
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Plano de Desenvolvimento da Escola
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
Elaboração do Projeto Político Pedagógico
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
ESCOLA M. PROF. DARIO P. DE CASTRO VELLOZO 19/07/2014
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
A ESCOLA VOLTA-SE PARA SI!! É HORA DE REPENSAR A PRÁTICA.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Projeto Político Pedagógico
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Professor Coordenador de Apoio
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Estância Turística de Santa Fé do Sul
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Revisita ao PPP.
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

Repensando a Gestão Escolar para a construção de uma escola pública de qualidade

CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras definidas verticalmente, relações formais e valorização da competência técnica; mudanças funcionais. ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA: mudanças estruturais; sujeitos protagonista; incorpora valores de liberdade, cidadania e ética.

Características da gestão democrática Gerenciamento colegiado Descentralização das decisões Superação das especializações estanques Criação de instrumentos de formulação de políticas de gestão e de fiscalização

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA LDB Atribui à escola a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica. Atribui aos docentes a incumbência de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA LDB Atribui aos sistemas de ensino a incumbência de definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, tendo como princípios a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, bem como da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO OU PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA (Ordenamento político, filosófico, pedagógico da escola) Regimento Escolar (Ordenamento Legal) Plano Global ou Plano de Ação ou Plano de Desenvolvimento da Escola PDE (Ordenamento Operacional) Projetos Escolares

Projeto Político Pedagógico Instrumento em que se definem, entre outros aspectos, a missão da escola, sua visão de homem, de sociedade, de currículo, de aprendizagem, de avaliação, de conduta ética e moral; os direitos e deveres de toda a comunidade escolar, enfim, nessa perspectiva, é a doutrina da escola.  

Plano Global ou Plano de Ação ou Plano de Desenvolvimento da Escola É o instrumento que explicita o planejamento dos trabalhos da escola para um determinado período de tempo. Embasa-se no PPP. O Plano de Desenvolvimento da Escola não é doutrinário e sim operacional. A comunidade escolar após a realização do Diagnóstico, irá definir, neste Plano, os objetivos a serem alcançados mediante ações, metas e estratégias, no decorrer de um pré-determinado espaço de tempo.

Regimento Escolar Baseia-se no Projeto Político Pedagógico da escola sem, entretanto, confundir-se com ele. É o instrumento que normatiza a estrutura e o funcionamento da escola, que lhe dá um ordenamento legal. Define as competências dos diversos segmentos da comunidade escolar; os direitos e deveres, assim como ordena as relações intra e interinstitucionais. 

O Projeto Político Pedagógico 1- Expressa a ideologia, a filosofia, a linha política e pedagógica. 2- Realização: médio e longo prazos. 3- O Projeto é político no sentido de que expressa um compromisso com a formação do cidadão para um determinado tipo de sociedade. 4- O Projeto é pedagógico porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola.

Condições para elaborar o PPP 1- Protagonismo de todos os envolvidos. 2- Participação sistematizada, organizada, superação do senso comum. 3- Reflexão sobre os temas básicos que serão abordados e detalhados, a partir da reflexão e discussão. 4- Reflexão sobre os desdobramentos dos temas básicos.

Partes do Projeto Político Pedagógico 1- Identificação e contextualização da escola em uma perspectiva histórica. 2- Definição dos Princípios e Finalidades. 3- Definição dos temas e sub-temas a serem abordados.

Exemplos de Princípios Todo ser humano é capaz de aprender e de se desenvolver desde que lhe seja assegurado, além do acesso, boas condições para sua inclusão e permanência na escola. A escola deve efetivar não apenas a formação intelectual, mas também a formação moral, emocional e física de cada aluno.

Exemplos de Finalidades Proporcionar condições para que o aluno compreenda a realidade social em que está inserido e, assim, possa exercer sua cidadania. Formar o aluno com competências cognitivas, relacionais e comunicativas necessárias para que ele viva e atue plenamente na sociedade. Levar o aluno a gostar de aprender, pesquisar, estudar, incentivando sua curiosidade, a fim de dotá-lo de autonomia intelectual.

Desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico Sugestões de aspectos que devem ser contemplados: 1- A prática pedagógica: currículo; metodologia; organização do tempo e do espaço escolar; formas de enturmação; acompanhamento e avaliação do desenvolvimento do aluno; classificação e reclassificação do aluno; ambiente educativo, utilização dos recursos e materiais didáticos, novas tecnologias aplicadas à educação; disciplina e formação ética dos alunos, entre outras.

Desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico 2 – A escola e seus profissionais: visão do papel do professor; perfil dos profissionais; processo de escolha dos gestores e de outros profissionais; capacitação continuada; avaliação de desempenho dos profissionais; código de convivência, entre outras.

Desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico 3 – A escola e sua relação com a família e a comunidade: formas de representatividade da comunidade; formas de utilização das dependências da escola pela comunidade e serviços que lhe são oferecidos; a escola e sua relação com o Conselho Tutelar, entre outras.

Desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico 4 – Infra-estrutura, equipamentos, recursos e materiais didáticos e de suporte: merenda escolar; rede física, mobiliário e equipamentos; Caixa Escolar, entre outras.

Desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico 5 – Avaliação externa e auto-avaliação da escola: formas de se avaliar internamente; avaliação pelo Colegiado Escolar; avaliação pela comunidade externa; acompanhamento dos alunos egressos; conhecimento e aplicação dos resultados das avaliações externas, entre outras.

Plano Global ou Plano de Ação ou Plano de Desenvolvimento da Escola É o instrumento que explicita o planejamento dos trabalhos da escola para um determinado período de tempo. Embasa-se no PPP. O Plano de Desenvolvimento da Escola não é doutrinário e sim operacional. A comunidade escolar após a realização do Diagnóstico, irá definir, nesse Plano, os objetivos a serem alcançados mediante ações, metas e estratégias, no decorrer de um pré-determinado espaço de tempo, que não deve ser muito longo.

O que é o planejamento ? É o instrumento que possibilita a superação de rotinas, visando organizar e disciplinar a ação. Deve ser realizado pela comunidade para que, nesta perspectiva, haja a possibilidade da transformação social, haja um elemento essencial que é o diálogo, haja um posicionamento crítico.

Fases do Planejamento 1- Elaboração: definição da realidade desejada; realização do diagnóstico; definição da programação. 2- Execução 3- Avaliação

O Plano de Desenvolvimento da Escola ou Plano de Ação É a expressão, a concretização do planejamento. Deve ser a referência para todo o trabalho da escola. A escola possui autonomia para decidir a forma de registrar o seu planejamento.

Passos do Plano de Desenvolvimento da Escola Implementação Monitoramento  Avaliação e Replanejamento

O que deve ser contemplado em um Plano de Ação? 1- Caracterização da escola 2- Definição da missão da escola 3- Definição da realidade desejada 4- Diagnóstico 5- Programação: Objetivos Metas Ações

Passos seguintes : 1- Execução do plano de ação 2- Monitoramento 3- Avaliação do Plano 4- Replanejamento, se necessário.

2002 © ALL RIGHTS RESERVED. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS “Nós vos pedimos com insistência: não digam nunca isso é natural. Sob o familiar, descubram o insólito. Sobre o cotidiano, desvelem o inexplicável. Que tudo o que é considerado habitual provoque a inquietação. Na regra descubram o abuso. E sempre que o abuso for encontrado, encontrem o remédio.” Bertold Brecht