TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Magna Katariny Oliveira de Moura (Especialista em Educação Física Escolar e Fisioterapeuta)
Conceito “transtorno neurocomportamental de natureza neurobiológica e neuroquímica, mas que a expressão dos padrões herdados é também modulada pelo ambiente.” Rizzutti e Muszkat, 2011 Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Palestrante - Magna Katariny O. de Moura)
Tríade Sintomática Impulsividade Desatenção Hiperatividade Alteração da atenção, impulsividade e da velocidade de atividades físicas e mentais. Os sintomas apresentam-se de formas inter-relacionadas e independentes. Deve-se observar a intensidade e a freqüência em que aparecem estes sintomas e desarticulá-los de fatores ambientais. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Palestrante - Magna Katariny O. de Moura)
Estudos Brasileiros de Prevalência do TDAH Epidemiologia Estudos Brasileiros de Prevalência do TDAH Barbosa et al. (João Pessoa, 1997) 3,3% (escala de Conners) Rohde et al. (Porto Alegre, 1999) 5,8% (DSM – IV) Guardiola et al. (Porto Alegre, 2000) 3,5% - 3,9% (critérios neuropsicológicos) Fleitlich-Bilyk et al. (Taubaté – SP, 2004) 1,5% (CID-10 diretrizes de pesquisa) Muszkat, 2011 Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Palestrante - Magna Katariny O. de Moura)
Fatores sócio - ambientais Moduladores Fatores biológicos Fatores sócio - ambientais Crescimento de pesquisas, especialmente na década de 1990, apesar do quantitativo de pesquisas as causas precisas do TDAH ainda não são totalmente estabelecidas. Convergência para a influência de fatores genéticos e ambientais. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Palestrante - Magna Katariny O. de Moura)
Testes DSM-IV (APA, 1994) Testes de personalidade: Rorschach (1993) Teste de Atenção Sustentada (Continuous Performance Test – CPT) Conners, 2002 Escalas de Wechsler de inteligência, nas suas versões para criança em idade escolar e adolescentes (WISC-III,1994) e para adultos (WAIS-III, 1997) Escala de avaliação do comportamento infantil para o professor EACI-P (Brito) DSM – manual diagnostico estatistico. Escala do desenvolvimento motor- EDM (ROSA NETO, 2002) para avaliar o desenvolvimento motor mediante as provas de motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal, bem como a lateralidade. Este instrumento determina a idade motora (obtida através dos pontos alcançados nos testes) e o quociente motor (obtido pela divisão entre a idade cronológica multiplicado por 100); Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Palestrante - Magna Katariny O. de Moura)
Características Ansiedade Tarefas incompletas Mudanças de interesses freqüentes Impaciência Irritabilidade Dificuldade de concentração Dispersão Silva, 2003 Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Palestrante - Magna Katariny O. de Moura)
TDAH: Comobirdades Transtorno de aprendizagem Transtorno de linguagem Epilepsia Transtorno oposição e desafio Transtorno de conduta Transtorno de ansiedade Transtorno depressivo do humor Tiques Enurese Abuso de substâncias Rotta, 2006 Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Palestrante - Magna Katariny O. de Moura)
Tratamento Atendimento psicoterápico Apoio familiar Terapia farmacológica Ajustamento acadêmico Riesgo, 2006 Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Palestrante - Magna Katariny O. de Moura)
Avaliação educacional TDAH e escola Organização escolar Grade curricular Avaliação educacional Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Palestrante - Magna Katariny O. de Moura)
Figura 1 – Prevalência de desempenho escolar em crianças diagnosticadas com TDAH. (Costa, 2006) Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Palestrante - Magna Katariny O. de Moura)
Aprendizagem Esteban; 2010 Memória Operacional Aprendizagem Significativa Interesses / Mediação Pedagógica. Neuróglios – celúlas responsáveis pela aprendizagem – processo maturacional do snc acontece até os 5 / 6 anos de idades e o snc tem desenvolvimento até os 20 anos. Esteban; 2010 Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Palestrante - Magna Katariny O. de Moura)
Motricidade Coordenação Global Equilíbrio Estático Motricidade fina Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Palestrante - Magna Katariny O. de Moura)
Ensinando Crianças com TDAH Instruções acadêmicas; Intervenções comportamentais; Modificações na sala de aula Dorneles e Rohde; 2006 Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Palestrante - Magna Katariny O. de Moura)
TDAH e Família (Imagens do clip-art) Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Palestrante - Magna Katariny O. de Moura)
Orientações Desidério, 2007 Observação Atividades físicas e mentais Acompanhamento escolar Desidério, 2007 Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Palestrante - Magna Katariny O. de Moura)
Tarefa de casa Comunicação Tempo Estímulo Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Palestrante - Magna Katariny O. de Moura)
TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Magna Katariny Oliveira de Moura magriny@yahoo.com.br Contato: (81) 9254-2977 Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (Palestrante - Magna Katariny O. de Moura)