As empresa não atuam sozinhas no mercado

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Transcrição da apresentação:

As empresa não atuam sozinhas no mercado Ambiente de Marketing As empresa não atuam sozinhas no mercado Importância de compreender e conhecer a composição do ambiente e as forças competitivas que constituem o mercado Conhecer o ambiente de Marekting da empresa é buscar a identificação de mudanças externas capazes de afetar o mercado, a capacidade do negócio e, até mesmo, a sua vantagem competitiva Conhecer o ambiente de Marketing é conhecer os pontos fortes e pontos fracos de um produto/serviço/marca/empresa para empreender esforços no sentido de torná-la mais competitiva Necessidade de conhecer profundamente um mercado cada vez mais disputado, globalizado e dinâmico

Análise ambiental de mercado Ambiente de Marketing É constituído de participantes do mercado e forças externas a ele que afetam a capacidade de administração de marketing e desenvolver e manter bons relacionamentos com seus clientes-alvo. Análise ambiental de mercado É a identificação dos principais fatores que influenciam direta ou indiretamente a atuação das empresas no mercado. Através da análise do ambiente de Marketing as organizações identificam as principais oportunidades e ameaças possíveis a sua atuação no mercado *Macroambiente (Variáveis incontroláveis) *Microambiente (Variáveis controláveis)

Macroambiente Natural Demográfico Econômico Tecnológico Socio-cultural São variáveis sociais incontroláveis que influenciam o microambiente das empresas. As empresas, seus fornecedores, distribuidores, os clientes, os concorrentes e os demais públicos operam em um macroambiente de forças que dão forma a oportunidades e ameaças no mercado. Este ambiente interfere não apenas em uma empresa, mas em diversas. Desta forma as empresas devem monitorar estas forças e antecipar possíveis ações que reduzam os riscos ou aumentem as suas possibilidades de sucesso. Natural Demográfico Econômico Tecnológico Socio-cultural Político-legal

Demográfico Menos casais tradicionais Mais homens e mulheres solteiras Composto pelas características da população em geral. Podem auxiliar na determinação de públicos-alvo. Exemplos de Variáveis demográficas: etnia, faixa etária, grau de instrução, profissão, renda, índice de natalidade, número de habitantes, taxa de crescimento, taxa de natalidade, etc Menos casais tradicionais Mudança na constituição das famílas Mais homens e mulheres solteiras Mais mães solteiras Crescimento da terceira idade Crescimento do público GLS Maior número de mulheres no mercado de trabalho Aumento do número de habitantes Aumento da população urbana Mercados étnicos Ex:

Econômico Sociocultural Características tanto da economia nacional quanto global. Variação em termos de nível e distribuição de renda dos países e estados Condições de pagamento Concessão de crédito Juros/ poupança / Custo de vida / variação da moeda Antecipação de receitas (aposentadorias, fundos de garantia) Crises, Recessões Sociocultural De acordo com os gostos e com as preferências das pessoas, o poder de compra é direcionado para determinados bens e serviços em detrimentos de outros. A sociedade molda crenças, valores e normas que definem, em grande parte, estes gostos e preferências. Ex: produtos ligados ao esporte, música, religião, lazer, hábitos familiares, etc. Exemplos de mudança culturais/sociais: Cigarros com baixo teor, Alimentos light e funcionais, mais tempo em casa, maior utilização do computador, violência, prostituição, rebeliões, atentados, características receptivas da população, etc

Sociocultural visões dos consumidores Visões das pessoas de si mesmas: busca de realização Visões das outras pessoas: influências dos grupos de pressão Visões sobre as empresas/produtos: determinam escolhas e fidelidade Visões sobre a sociedade: busca por segurança, grupos menores e mais confiáveis Visão da natureza: busca por produtos que não interfiram na harmonia natural Visões do universo: sentido de existência x consumismo

Escassez de matéria-prima Custo da energia – produção, transporte Natural Envolvem os recursos naturais disponíveis para a empresa ou afetados por ela. Água, o ar, o verde, fauna, etc. Um dos principais elementos determinantes do produto turístico influenciando, inclusive, a sazonalidade da demanda Clima Chuvas Secas Tempestades Pragas Escassez de matéria-prima Custo da energia – produção, transporte

Tecnológico Tecnologias de comunicação As inovações em produtos e processos são fortes elementos de transformação das características dos mercados. Tecnologias de comunicação Acesso rápido e facilitado Condições melhores de infra-estrutura Novos serviços de apoio e suporte Novos sistemas de informação e gestão (DBM, ERP)

Código de defesa do consumidor Político-legal Políticas públicas, leis, regulamentações, código de defesa do consumidor, etc EX: o decreto de uma região de preservação ambiental pode impossibilitar a ampliação das instalações de uma empresa; a impossibilidade de construir vias de acessos mais facilitadas pode restringir o potencial de exploração Políticas públicas leis Regulamentações Código de defesa do consumidor Práticas sanitárias de manipulação, armazenamento e oferta de alimentos

Microambiente Composto de Marketing (Marketing Mix) Forças/elementos/fatores próximos às empresas e que afetam a sua capacidade de servir aos seus clientes. Variáveis “controláveis” Composto de Marketing (Marketing Mix) Conjunto de ações e estratégias relacionadas à Preço, Produto, Praça e Promoção de um produto / serviço de uma empresa A empresa e seus departamentos Alta administração, Finanças, Compras, Produção, Contabilidade, Atendimento, etc. A velha história “Não adianta fazer propaganda se a própria empresa não sabe o que está acontecendo” Fornecedores São eles que provêm os recursos necessários para a empresa produzir os bens e serviços Intermediários de Marketing São aqueles que ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus produtos aos consumidores finais (agências de propaganda, agências de viagem, operadoras, Setur, Convention e Visitors Bureau, etc)

Microambiente Clientes Concorrentes Públicos (Stakeholders) Devem ser motivo de profundo conhecimento da empresa – comportamento do cliente, segmentação Concorrentes Os profissionais de Marketing não devem apenas visar às necessidades e os desejos dos consumidores-alvos; devem alcançar vantagens estratégicas, posicionando suas ofertas contra as de seus concorrentes na mente dos consumidores. Públicos (Stakeholders) São todos os públicos envolvidos, impactados pelo negócio da empresa ou que tem potencial para auxiliar no processo. Financeiros: (Bancos, empresas de investimentos e acionistas) Mídia: (opinião pública, jornais, televisão, rádio, etc) Governo (ministérios, secretarias) Geral (cria uma imagem da empresa) influenciadores indiretos Interno (empregados, advogados, diretores, voluntários)

Modelo Swot de avaliação de ambientes Pontos Fortes Strengths Pontos Fracos Weaknesses Microambiente Oportunidades Opportunities Ameaças Threats Macroambiente