LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto de Transparência e Acesso à Informação
Advertisements

RESOLUÇÃO Nº 299, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008.
Lei Estadual de Acesso à Informação 2ª. Reunião Técnica do Conselho Nacional de Órgãos de Controle Interno – CONACI.
O PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO
Avaliação do Plano Plurianual
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
Alcance e Diretrizes da LAI
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Transparência ativa e passiva
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Ministério Público do Estado do Paraná
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Bruno Koerich Natália Berns Abreu Florianópolis, setembro/2010.
PAINEL 2 A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva.
TRANSPARÊNCIA E ACESSO A INFORMAÇÃO PÚBLICA DECRETO Nº /2014
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
SEMINÁRIO DE DIREITO ELETRÔNICO
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
A Lei de Acesso à Informação e o seu impacto no Governo da Bahia.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
COBRANÇA DE DÍVIDAS E BANCO DE DADOS
Curso EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
Ciclo de Planejamento PPA.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Paulo César Miranda Bruno 1º CONSID – Congresso Sindical da FESERP-MG.
Lei de Acesso à Informação Lei
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
Plano Cidadão O Povo Realizando um Futuro Cada Vez Melhor.
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
ACESSO À INFORMAÇÃO.
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
Apoio à Implementação da Lei de Acesso à Informação Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai.2012.
Produção Antecipada de provas
Lei nº De 06 de abril de 2001 Antigo Projeto de Lei Paulo Delgado. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos.
DIREITO TRIBUTÁRIO II AULA 13 DIA 05/11/12 1. CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO FISCAL Todo contribuinte tem o direito de defender- se, caso seja autuado pela.
Regularização Ambiental dos Portos
PROCESSO ADMINISTRATIVO
Pedidos de Informação: principais conceitos e boas práticas.
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Outubro/2015 Diálogo sobre a Lei de Acesso à.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Projeto de Lei de Defesa do Usuário Um novo paradigma para as ouvidorias públicas Paulo André Caminha Guimarães Filho.
Campanha Transparência: faça essa ideia pegar APE Elisa Cecin Rohenkohl XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil – Recife/PE.
Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Governo do Estado de São Paulo Novembro/2015 Lei de Acesso à Informação.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Direito à Informação Previsto na Constituição Federal Regulamentado na Lei /2011 Em vigência completa a partir de Maio/2012 No município, regulamentado.
Lei de Acesso à Informação para a efetivação dos Direitos Humanos.
Pedidos de informação: orientações e boas práticas.
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Advocacia-Geral da União Mariana Melo Ouvidora-Geral.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrantes: Silvia G da Conceição FEVEREIRO/2009 Processo de Regularização Ambiental.
Laís Palazzo Almada Guilherme Moreira Loures da Costa Coordenadoria de Processos Sancionatórios CPAS/SSM.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Região Centro-Oeste. L ei de A cesso à I nformação e Ouvidoria Fábio Félix Controladoria-Geral da União Região Centro-Oeste.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL
MECANISMOS JURÍDICOS DE CONTROLE E DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Aula 8.
Advocacia-Geral da União Mariana Melo Ouvidora-Geral.
Transparência versus Confidencialidade O desafio dos órgãos supervisores de ampliar a oferta de informações relevantes para o público.
Lei nº /2014 Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC Carlos Octaviano de Medeiros Mangueira Michelle Diniz Mendes Roberto Vilas-Boas.
Transcrição da apresentação:

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012) 26 Maio 2014

DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO

O ACESSO à informação pública É A REGRA, e o sigilo é a exceção CULTURA DE ACESSO As EXCEÇÕES devem ser definidas de forma clara e objetiva e serem FUNDAMENTADAS

O SIGILO DEVE PROTEGER A SEGURANÇA: LEGISLAÇÕES ESPECÍFICAS DE SIGILO CONTINUAM EM VIGÊNCIA, BEM COMO AS INFORMAÇÕES RELACIONADAS A SEGREDO DE JUSTIÇA, SEGREDO INDUSTRIAL DECORRENTES DA EXPLORAÇÃO DIRETA DE ATIVIDADE ECONÔMICA PELO ESTADO OU POR PESSOA FÍSICA OU ENTIDADE PRIVADA QUE TENHA QUALQUER VÍNCULO COM PODER PÚBLICO; O SIGILO DEVE PROTEGER A SEGURANÇA: DA SOCIEDADE – VIDA, SEGURANÇA E SAÚDE DA POPULAÇÃO. DO ESTADO – DEFESA, ESTABILIDADE. INFORMAÇÃO PESSOAL (NÃO É PÚBLICA) INDEPENDE DE SIGILO E O ACESSO RESTRITO DURA 100 ANOS.

TRANSPARÊNCIA ATIVA ORIENTAÇÕES NO ARTIGO 7º DO DECRETO 7.724/2012: ART. 7º  É DEVER DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES PROMOVER, INDEPENDENTE DE REQUERIMENTO, A DIVULGAÇÃO EM SEUS SÍTIOS NA INTERNET DE INFORMAÇÕES DE INTERESSE COLETIVO OU GERAL POR ELES PRODUZIDAS OU CUSTODIADAS, OBSERVADO O DISPOSTO NOS ARTS. 7º E 8º DA LEI Nº 12.527, DE 2011. INCISOS: ELEMENTOS DE IDENTIDADE VISUAL A SEREM COLOCADOS NOS SÍTIOS DA INTERNET E INFORMAÇÕES QUE DEVERÃO SER DIVULGADAS.

TRANSPARÊNCIA PASSIVA SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO (SIC) CRIAÇÃO DE UNIDADES FÍSICAS DO SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO (SIC), EM CADA ÓRGÃO E ENTIDADE, IDENTIFICADA, DE FÁCIL ACESSO E ABERTA AO PÚBLICO, PARA ATENDIMENTO AO SOLICITANTE (ART. 10º DO DECRETO Nº 7.724/2012). É DEVER DO ESTADO OFERECER IMEDIATAMENTE AS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS. PARA AS DEMAIS, A LEI ESTIPULA O PRAZO PARA RESPOSTA DE 20 (VINTE) DIAS CORRIDOS, PRORROGÁVEIS POR MAIS 10 (DEZ), DESDE QUE JUSTIFICADA.

SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO (SIC) OBJETIVOS DO SIC: I - ATENDER E ORIENTAR O PÚBLICO QUANTO AO ACESSO À INFORMAÇÃO;  II - INFORMAR SOBRE A TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS NAS UNIDADES; E  III - RECEBER E REGISTRAR PEDIDOS DE ACESSO À INFORMAÇÃO. COMPETE AO SIC:  I - O RECEBIMENTO DO PEDIDO DE ACESSO E, SEMPRE QUE POSSÍVEL, O FORNECIMENTO IMEDIATO DA INFORMAÇÃO; II - O REGISTRO DO PEDIDO DE ACESSO EM SISTEMA ELETRÔNICO ESPECÍFICO E A ENTREGA DE NÚMERO DO PROTOCOLO, QUE CONTERÁ A DATA DE APRESENTAÇÃO DO PEDIDO; E III - O ENCAMINHAMENTO DO PEDIDO RECEBIDO E REGISTRADO À UNIDADE RESPONSÁVEL PELO FORNECIMENTO DA INFORMAÇÃO, QUANDO COUBER. 

DO PEDIDO DE ACESSO À INFORMAÇÃO ART. 11.  QUALQUER PESSOA, NATURAL OU JURÍDICA, PODERÁ FORMULAR PEDIDO DE ACESSO À INFORMAÇÃO.  § 1º  O PEDIDO SERÁ APRESENTADO EM FORMULÁRIO PADRÃO, DISPONIBILIZADO EM MEIO ELETRÔNICO E FÍSICO, NO SÍTIO NA INTERNET E NO SIC DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES.   § 2º  O PRAZO DE RESPOSTA SERÁ CONTADO A PARTIR DA DATA DE APRESENTAÇÃO DO PEDIDO AO SIC.  § 3º  É FACULTADO AOS ÓRGÃOS E ENTIDADES O RECEBIMENTO DE PEDIDOS DE ACESSO À INFORMAÇÃO POR QUALQUER OUTRO MEIO LEGÍTIMO, COMO CONTATO TELEFÔNICO, CORRESPONDÊNCIA ELETRÔNICA OU FÍSICA, DESDE QUE ATENDIDOS OS REQUISITOS DO ART. 12. § 4º  NA HIPÓTESE DO § 3O, SERÁ ENVIADA AO REQUERENTE COMUNICAÇÃO COM O NÚMERO DE PROTOCOLO E A DATA DO RECEBIMENTO DO PEDIDO PELO SIC, A PARTIR DA QUAL SE INICIA O PRAZO DE RESPOSTA.  ART. 12.  O PEDIDO DE ACESSO À INFORMAÇÃO DEVERÁ CONTER: I - NOME DO REQUERENTE; II - NÚMERO DE DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO VÁLIDO; III - ESPECIFICAÇÃO, DE FORMA CLARA E PRECISA, DA INFORMAÇÃO REQUERIDA; E IV - ENDEREÇO FÍSICO OU ELETRÔNICO DO REQUERENTE, PARA RECEBIMENTO DE COMUNICAÇÕES OU DA INFORMAÇÃO REQUERIDA. 

DO PEDIDO DE ACESSO À INFORMAÇÃO ART. 13.  NÃO SERÃO ATENDIDOS PEDIDOS DE ACESSO À INFORMAÇÃO: I - GENÉRICOS; II - DESPROPORCIONAIS OU DESARRAZOADOS; OU III - QUE EXIJAM TRABALHOS ADICIONAIS DE ANÁLISE, INTERPRETAÇÃO OU CONSOLIDAÇÃO DE DADOS E INFORMAÇÕES, OU SERVIÇO DE PRODUÇÃO OU TRATAMENTO DE DADOS QUE NÃO SEJA DE COMPETÊNCIA DO ÓRGÃO OU ENTIDADE. PARÁGRAFO ÚNICO.  NA HIPÓTESE DO INCISO III DO CAPUT, O ÓRGÃO OU ENTIDADE DEVERÁ, CASO TENHA CONHECIMENTO, INDICAR O LOCAL ONDE SE ENCONTRAM AS INFORMAÇÕES A PARTIR DAS QUAIS O REQUERENTE PODERÁ REALIZAR A INTERPRETAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO OU TRATAMENTO DE DADOS. ART. 14.  SÃO VEDADAS EXIGÊNCIAS RELATIVAS AOS MOTIVOS DO PEDIDO DE ACESSO À INFORMAÇÃO.

AUTORIDADE DE MONITORAMENTO O DIRIGENTE MÁXIMO DE CADA ÓRGÃO OU ENTIDADE DESIGNARÁ AUTORIDADE QUE LHE SEJA DIRETAMENTE SUBORDINADA (ART. 40) PARA: ASSEGURAR O CUMPRIMENTO DAS NORMAS DE FORMA EFICIENTE E ADEQUADA; MONITORAR A IMPLEMENTAÇÃO DO DISPOSTO NA LEI DE ACESSO E APRESENTAR RELATÓRIOS PERIÓDICOS SOBRE O SEU CUMPRIMENTO; RECOMENDAR AS MEDIDAS INDISPENSÁVEIS À IMPLEMENTAÇÃO E AO APERFEIÇOAMENTO DAS NORMAS E PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS AO CORRETO CUMPRIMENTO DO DISPOSTO NA LEI DE ACESSO; E ORIENTAR AS RESPECTIVAS UNIDADES NO QUE SE REFERE AO CUMPRIMENTO DO DISPOSTO NA LEI DE ACESSO E SEUS REGULAMENTOS.

Sistema confea/crea e mútua COMISSÃO PARA ELABORAR PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

SETOR DE DOCUMENTAÇÃO – SEDOC sedoc@confea.org.br AUTORIDADE DE MONITORAMENTO NO CONFEA ARLETE TRINDADE arlete.trindade@confea.org.br / (61) 2105-3851 MARINA GARCIA DA SILVA PEREIRA marina.garcia@confea.org.br / (61) 2105-2215