Tópicos Avançados em Sistemas de Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Contexto da Informação
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
PETI Planejamento Estratégico de TI
Administração Estratégica
Contabilidade Sistemas de Informação
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Engenharia da Informação
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Aula 4 – Inteligência de Negócios (Business Intellingence)
Gestão do Conhecimento na prática
Dado X Informação Dado é um elemento que mantém a sua forma bruta (texto, imagens, sons, vídeos, etc.), ou seja, ele sozinho não levará a compreender.
Introdução ao Processamento de Dados
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Sistemas de Informação Capítulo 2
Estratégias do agronegócio
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Tecnologia da informação
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Análise e Projeto de Sistemas
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Por que estudar sistemas de informação?
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Sistemas de Informação
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de Informação
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
Disciplina:Sistemas de Informação
Gabriel Bastos Machado
Aula 10 – Padrões para Gestão por Processos
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Teoria Geral da Administração
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Logística Integrada Engenharia de Produção
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Processos Administrativos Aula 1
Disciplina: Controladoria
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Planejamento e Estratégia
2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________ 2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  Considera-se um sistema um conjunto.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Evolução Histórica Pré-História
PETI Planejamento Estratégico de TI
AULA 04 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Um desafio empresarial crítico com o qual nossos clientes se defrontam é a necessidade de melhorar significativamente.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Sistema de Informações Qualidade e Armazenamento das Informações O impacto das mudanças e as Tendências em SIs Papéis Fundamentais de SI na Empresa.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Tópicos Avançados em Sistemas de Informação Introdução ao Planejamento de Sistemas de Informação

Objetivos da aula ... Como diferenciar dados, informação, conhecimento e sabedoria em organizações? Entender os conceitos vinculados ao Planejamento de Sistemas de Informação; Revisar os conceitos de base: Informação; Sistema de Informação; Exploração de Sistemas de Informação Gestão de Informação; Revisar os objetivos em projetos de PSI; Iniciar o processo de compreensão de um PSI em uma organização por meio de um exercício introdutório

Introdução ao Planejamento de Sistemas de Informação Informações Preliminares: Dados: São tipicamente voltados ao processamento de sistemas computacionais. São a matéria-prima utilizada para gerar informação. Os dados referem-se a uma recolha de informações organizadas, normalmente o resultado da experiência ou observação de outras informações dentro de um sistema de computador, ou um conjunto de instalações. Podem consistir em números, palavras ou imagens, as medições e observações de um conjunto de variáveis.

Classes da Informação: Informação: Tipicamente voltada aos seres humanos. Mensagem tem valor para avaliação econômica (mutável). Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe. Classes da Informação: Informação crítica: essencial à sobrevivência da empresa. Informação mínima: essencial para uma boa gestão da informação. Informação potencial: essencial para a obtenção de vantagens competitivas pela utilização do SI. Informação lixo: essencial para nada.

Conhecimento: Tipicamente voltado ao ser humano Conhecimento: Tipicamente voltado ao ser humano. Somatório do que se pode perceber, aprender ou descobrir e, portanto, mutável e variável. O conhecimento é construído com bases nas informações conhecidas.

Conceitos sobre o Planejamento de Sistemas de Informação O planejamento dos sistemas de informação, segundo Amaral (1995), é uma atividade das organizações que define o futuro desejado para os seus sistemas, o modo como deverão ser suportados pelas tecnologias da informação e ainda a forma de concretizar este suporte. É uma atividade contingencial, muito complexa, com finalidades múltiplas e de natureza holística.

Como motivações para sua realização, evidenciam- se: a) a busca de maior eficiência interna, criando-se uma base de informações necessárias para o bom funcionamento operacional e seu gerenciamento; b) a administração das informações do ambiente externo, como mercado, consumidores, fornecedores, governo, política e sociedade;

c) o planejamento dos recursos de tecnologia da informação necessários para suportar os sistemas de informação da empresa, envolvendo quantidade e potencialidade de hardware, os softwares necessários e os recursos de telecomunicações; d) a utilização estratégica da informação procurando obter vantagem competitiva diante dos concorrentes.

A concepção do planejamento Muitos conceitos foram propostos para o planejamento e em todos, a preparação do desenvolvimento futuro das organizações é um pressuposto central. Para Robbins (2001) planejamento é uma função gerencial que engloba a definição das metas de uma corporação, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar estas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos para integrar e coordenar atividades.

A concepção de sistema de informação A concepção de um sistema de informação deve estar baseada no pressuposto de que a informação é um recurso estratégico à gestão. Deve desempenhar um papel especialmente importante no desenvolvimento de esforços para criar e manter a diferenciação de produtos e serviços. Sistemas de informação: devem reduzir a incerteza e aumentar o conhecimento, por meio do acesso às informações.

Nos sistemas informacionais, assim como nas organizações, o processo de decisão pode se originar de três fatores: 1) Identificação de problemas ou oportunidades; 2) Coleta e análise de dados e informações sobre estes problemas/oportunidades; 3) Conversão dessa informação em ação. Baseando- se na análise global desses elementos, o administrador obtém informação.

Entretanto, para que o sistema de informação esteja voltado para as necessidades informacionais de seus usuários, além de missão e objetivos em conformidade, deverá estabelecer os requisitos da qualidade da informação: Em relação ao tempo: disponibilidade, atualização, freqüência e período; Em relação ao conteúdo: precisão, concisão, amplitude e performance; Em relação à forma: clareza, completeza e formato.

O que é um Sistema de Informação Um sistema de informação é um conjunto integrado de recursos (humanos e tecnológicos) cujo objetivo é satisfazer adequadamente a totalidade das necessidades de informação de uma organização os respectivos processos de negócio. O conceito processo de negócio pretende representar uma seqüência de atividades, que processam vários inputs (entradas) e produzem vários outputs (saídas) e que possuem objetivos, podendo ser realizados por pessoas e/ou de forma automática.

Tipos de Sistemas de Informação Sistema de Processamento de Transações: recolhe e mantém informação sobre transações e controla pequenas decisões que fazem parte destas. Sistema de Informação de gestão: converte informação sobre transações em informação para a gestão da organização. Sistema de apoio à decisão: Ajuda os utilizadores na tomada de decisões, não estruturáveis fornecendo-lhe informação, modelos e ferramentas para analisar a informação.

Sistemas de informação para executivos: fornece aos gestores, de modo interativo e flexível, acesso a informação geral para a gestão da informação. Sistema Pericial: Suporta os profissionais do desenho, diagnóstico e avaliação de situações complexas que requerem conhecimento especializado em áreas bem definidas. Sistema de Automação de escritórios: Mantém as tarefas de comunicação e processamento de informações características de ambiente de escritórios.

O planejamento para os Sistemas de Informação (PSI) O PSI é essencialmente entendido como uma tarefa de gestão que trata da integração dos aspectos relacionados com o SI no processo de planejamento da organização, fornecendo uma ligação direta entre este processo e a gestão operacional do DSI, nomeadamente através da aquisição de TI e do desenvolvimento e manutenção de aplicações, entre outros. Não deve, assim, ser visto apenas como um processo de suporte à implementação das estratégias organizacionais, mas sim como um processo integrante e interveniente na sua formulação.

Todas as atividades envolvidas no PSI estão relacionadas, são interdependentes e podem ocorrer simultaneamente. Este é um processo analítico, criativo e contínuo, onde os planos e políticas dele resultantes deverão evoluir com o tempo. O PSI pode ser analisado à luz de três grandes atividades: a Análise, Definição e Implementação de Estratégias as quais vão procurar responder, respectivamente e segundo uma sequência lógica, a três questões: “Qual a situação atual?” “O que pretendemos para o futuro?” “O que fazer para o conseguir?”

Componentes do PSI: Análise Estratégica; Definição Estratégica; Implementação Estratégica.

Desenvolvimento de Sistemas de Informação (DSI) Caracteriza-se, fundamentalmente, como sendo um processo de mudança que visa melhorar o desempenho de um (sub) sistema de informação [Carvalho e Amaral 1993], referindo-se a todas as atividades envolvidas na produção de SI que suportem adequadamente a organização, não só no apoio aos seus processos, mas também na criação de vantagens competitivas, deste modo o sucesso dos SI dependerá intrinsecamente do sucesso da atividade de desenvolvimento.

Componentes do DSI: Análise de Sistemas; Concepção de Sistemas; Construção de Sistemas; Implementação de Sistemas; Manutenção de Sistemas.

Exploração dos Sistemas de Informação (ESI) É a atividade responsável pelo bom funcionamento dos SI/TI. Esta atividade não só deverá ser responsável pela operação dos sistemas existentes, como também será preponderante para a definição de estratégias futuras, restringindo ou facilitando as outras atividades de gestão, planejamento e desenvolvimento. Independentemente da qualidade do planejamento ou do desenvolvimento dos sistemas, o sucesso destes últimos estará sempre condicionado à qualidade da sua exploração. Para ser bem sucedida, a gestão terá de ser capaz de compreender os diversos aspectos envolvidos na exploração, de forma a assegurar que os recursos são devidamente atribuídos, organizados e utilizados no melhor interesse da organização.

Componentes da ESI: Administração das TI; Projetos Especiais; Administração de RH; Operação de Sistemas.

Gestão de Sistemas de Informação (GSI) A gestão dos sistemas consiste no conjunto de atividades que numa organização são necessárias para gerir a informação, o SI e a adoção de TI para a suportar. Em outras palavras, é a gestão do recurso informação e de todos os recursos envolvidos no planejamento, desenvolvimento e exploração do SI. Assim, o sucesso de um SI dependerá intrinsecamente da qualidade do seu planejamento, desenvolvimento e exploração, por outras palavras, da qualidade da sua gestão.