SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia Conceito na Capes: 4 Início do Curso: Mestrado: 2003 Doutorado: 2013 Coordenador(a): Cesar De David MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP
UFSM QUANTITATIVO DA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO Capacidade de formação MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados cada ano-previsão até dez/ DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano--- Número de titulados cada ano-previsão até dez/12---
UFSM Resumo dos requisitos exigidos pelo Documento de área Capes Mínimo de 8 docentes; Pelo menos 70% pertencentes ao núcleo permanente em regime de dedicação integral à IES à qual a proposta está vinculada; O tamanho do corpo docente deve estar ajustado ao número de alunos ingressantes por ano; Todo docente deve dispor de responsabilidade na oferta de disciplinas em nível de pós-graduação, na orientação de mestrandos e ser responsável por um projeto de pesquisa; 70% do corpo docente permanente deve ter formação na área. Produção Intelectual: Mestrado: Dois produtos qualificados por triênio (livro, capítulo de livro ou artigo – A1 a B3); Doutorado: Três produtos qualificados por triênio (livro, capítulo de livro ou artigo – A1 a B2); Todo docente deve estar vinculado a projetos de pesquisa; Ter capacidade de captar recursos.
UFSM Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio TEMPO MÉDIO DE CONCLUSÃO DAS DISSERTAÇÕES
UFSM Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio TOTAL DE ALUNOS ENVOLVIDOS EM PROJETOS E PUBLICAÇÕES (Graduação e Pós-Graduação)
UFSM Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio TOTAL DE ARTIGOS PUBLICADOS PELO CORPO DOCENTE
UFSM Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio Trabalhos completos em Anais
UFSM Resumo do desempenho do Programa nos dois primeiros anos do triênio PRODUÇÃO DE LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS
UFSM Expectativa do Programa de Pós-graduação com relação a conceito no próximo triênio Como o doutorado foi aprovado com o conceito 4, acreditamos que manteremos este conceito na próxima avaliação, pois ainda não teremos defesas.
UFSM METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO MetaViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Implantação Doutorado;1Recursos financeiros1 Internacionalização4Resistências das agências de fomento – Limites dos Editais 2 Acompanhamento dos egressos; 4Metodologias de coleta das informações 2 Maior participação dos pesquisadores nos editais de fomento; 2Resistência dos docentes Restrições dos Editais 1 Inserção nacional e internacional docentes e maior intercâmbio de discentes; 3Perfil dos envolvidos; Articulação dos grupos; Língua estrangeira 1 Publicar em periódicos melhor qualificados; 1Volume de submissões às revistas qualificadas 1 Ampliação acervos das bibliotecas; 3Recursos financeiros1 Promoção de eventos científicos. 2Recursos financeiros3
UFSM AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO AçõesViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Planejamento e organização das atividades do doutorado 1PROAP (!)1 Projetos de pesquisa em rede 1Editais1 Autoavaliação e acompanhamento 3Dispersão dos egressos2 Articulação dos grupos de pesquisa 2Cultura2 Solicitação de livros no SIE 2Envolvimento dos docentes 2 Produção de artigos qualificados 1Aumento da demanda1 Realização da ENANPEGE SUL 2Recursos1
UFSM INFRA-ESTRUTURA E MATERIAL HUMANO: RELAÇÃO COM AS METAS PARA O TRIÊNIO Infraestrutura: Demora na execução dos serviços; Internet; espaço físico, laboratórios, acervo das bibliotecas, transporte para trabalhos de campo; Não há funcionário para atender laboratório de Geoprocessamento; Áreas estratégicas do programa sem professores.
UFSM PRINCIPAIS AÇÕES QUE VISAM PROMOVER A INSERÇÃO SOCIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA O Programa apresenta significativa inserção social, gerando importante impacto regional. A página do Programa é bem estruturada e atua de modo adequado na divulgação do mesmo. Convênios Internacionais – projetos e alunos estrangeiros;
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