Da Revolução Urbana à Revolução Industrial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração: Conceitos e Importância
Advertisements

‘ Por que estudar sistemas de informação?
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
História Política de Roma
CONSTRUÇAO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E DO PROGRAMA
Administração – Principais correntes
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Enfoque Comportamental na Administração
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Modelos Organizacionais de Mintzberg:
TEORIA NEOCLÁSSICA E TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
COMO SER PREFEITO.
Fundamentos de Administração
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Disciplina: TGA Professora: Ms
ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Administração Bases Históricas.
OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Geral da Administração
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
“Psicossociologia das Organizações”
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
Administração Científica
Significado da Administração
Administração Geral - Aula 03
Administração Geral - Aula 02
Antecedentes Históricos da Administração
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Administração Bases Históricas.
Cap 02 - Antecedentes Históricos da Administração
Introdução à Teoria Geral da Administração
O que é Administração? Definições:
Gestão das Organizações
Retomada – 9º ano Lembrete sobre a aula passada Correção de Exercícios
Administração Bases Históricas.
CAPÍTULO 14 Pensamento Sistêmico.
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
ORGANIZAÇÃO.
O Estado Qual é a sua função.
Por que estudar sistemas de informação?
Transformações no mundo do trabalho
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 6 A Teoria da Burocracia.
A evolução do pensamento administrativo
Prof. Eloisa Paula de Oliveira
Precedentes Históricos: Da Revolução Urbana à Revolução Industrial
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Tipos de organização Prof. Paulo Barreto.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Os Primórdios da Administração
do Processo de Administração
Introdução à Administração
Organizações Modernas
Aula 3 Renival Oliveira.  Sistemas Políticos ◦ Redes sociais com objetivos e oportunidades similares, relações e coalizões. ◦ Cracia de Kratia – poder.
Fundamentos de administração
Servidor como Agente da Ação Estatal
Introdução à Filosofia Aula 10
Profª Helenice Rodrigues Reis, M. Sc. Curso: Adm. Projetos e Empreendimentos Turísticos - Disc: Teorias Organizacionais Introdução à Administração Administração:
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Organização do trabalho e da Gestão de Pessoas Para iniciar a compreensão da organização do trabalho, podemos.
Questões introdutórias
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Bases da Moderna Administração
Profª Ângela França Versiani Burocratização das Estruturas Sociais Tipos de Dominação Legítima TiposTradicionalCarismáticaLegal Associaçãocaráter comunitário.
Teoria da Administração Luciano Thomé e Castro. Agenda Definições Áreas Funcionais Papel dos Administradores e suas diferenças Teoria em Administração:
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
BE 076 – Organização e Administração na Ed. Física TEMPO Que tempo? Percepção do tempo. O que eu faço com o meu tempo?... SÉCULO XX E A GLOBALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Da Revolução Urbana à Revolução Industrial CAPÍTULO 2 Da Revolução Urbana à Revolução Industrial

MAXIMIANO /TGA – Fig. 3.1 – Eventos da revolução urbana. SURGIMENTO DAS CIDADE E ESTADOS. ESTRUTURA DE COLABORAÇÃO E COORDENAÇÃO ENTRE CIDADES-ESTADOS. FORMAÇÃO DE UMA CLASSE DE DIRIGENTES PROFISSIONAIS, OS REIS-SACERDOTES. PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO. FORMAÇÃO DE UMA CLASSE DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS. ADMINISTRAÇÃO DE GRANDES PROJETOS DE CONSTRUÇÃO. INVENÇÃO DE CONTABILIDADE PRIMITIVA. EXÉRCITOS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS. LEGISLAÇÃO. MAXIMIANO /TGA – Fig. 3.1 – Eventos da revolução urbana.

MAXIMIANO /TGA – Fig. 3.2 – Alguns itens da herança grega. GRÉCIA Administração Participativa Direta. DEMOCRACIA: Busca do conhecimento por meio de investigação sistemática e da reflexão abstrata. MÉTODO: Eleitos pela assembléia dos cidadãos. EXECUTIVOS: Encadeamento de meios lógicos para a realização de fins. ESTRATÉGIA: Felicidade dos cidadãos como responsabilidade fundamental dos administradores da Polis. ÉTICA: Ideal do melhor em qualquer campo de atuação. QUALIDADE: MAXIMIANO /TGA – Fig. 3.2 – Alguns itens da herança grega.

MAXIMIANO /TGA – Fig. 3.3 – Alguns itens da herança de Roma. ADMINISTRAÇÃO CENTRAL de administradores provinciais de um império multinacional. ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS de engenharia e construção. EXÉRCITO PROFISSIONAL e especializado com uma classe de oficiais. Diversos tipos de EXECUTIVOS: senadores, magistrados, cônsules, imperadores. PLANEJAMENTO E CONTROLE das finanças públicas. Rede de estradas para a COMUNICAÇÃO entre as unidades do império. AUTORIDADE FORMAL e regras de convivência definidas legalmente. Grandes EMPRESAS PRIVADAS. Valorização da PROPRIEDADE PRIVADA. MAXIMIANO /TGA – Fig. 3.3 – Alguns itens da herança de Roma.

RENASCIMENTO Valorização do Ser Humano, Colocado no centro de todos os tipos de ação. Arsenal de Veneza, primeira fábrica a usar o sistema de linha de montagem. Grandes consórcios de empresas privadas. Administração começa a tornar-se área do Conhecimento. Separação entre os papéis do empreendedor e do empregado. Maquiavel publica “O Príncipe”, primeiro manual para executivos. Invenção da Contabilidade moderna. Surgimento da hierarquia enxuta do Protestantismo. Acumulação de Capital como fator de motivação. MAXIMIANO /TGA – Fig. 3.4 – Administração e organizações no Renascimento.

MAXIMIANO /TGA – Fig. 3.5 – Tendências da Revolução Industrial. Substituição do artesão pelo Operário Especializado. Doutrina Social da Igreja. Invenção das Fábricas. Darwinismo Social. Crescimento das Cidades, originando novas necessidades de administração pública. Administração consolida-se como Área do Conhecimento. Surgimento dos Sindicatos. Primeiras experiências práticas com a Moderna Administração de Empresas (Soho). Marxismo. MAXIMIANO /TGA – Fig. 3.5 – Tendências da Revolução Industrial.