GESTÃO DO CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL Prof. Jean Jacques Salim
O CONTEXTO Custos Qualidade Flexibilidade Inovação
RESPOSTAS ORGANIZACIONAIS NOVAS formas de trabalho NOVAS formas de comunicação NOVAS estruturas e tecnologias NOVOS vínculos
CONDIÇÃO DE ÊXITO Não há vantagem competitiva sustentável senão através do que a empresa SABE, como consegue UTILIZAR o que sabe e a rapidez com que APRENDE algo novo.
GESTÃO DO CONHECIMENTO Um processo, articulado e intencional, destinado a sustentar ou a promover o desempenho global da organização, com base no conhecimento.
AS EVIDÊNCIAS A Gestão do Conhecimento é uma maneira fundamentalmente nova de se olhar para a organização não é um modismo, mas tem ainda um longo caminho entre a retórica e a prática ainda não é parte integrante do planejamento e do pensamento estratégico ainda não está integrada às práticas essenciais de RH
CONHECIMENTO INDIVIDUAL Resultado de: Vivência x observação x raciocínio x experimentação x memórias É criado e modificado: Por e entre pessoas É obtido através de: Interação com pessoas, estudo, trabalho, lazer
CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL Capital Humano Experiência Know-how Habilidades Criatividade Relacionamentos Ativos Intangíveis Documentos Planos Dados Invenções Processos Propriedade Intelectual Patentes Direitos autorais Marcas registradas Segredos comerciais
O DIFÍCIL EQUILÍBRIO espontâneo criativo dinâmico experimental estruturado codificado controlado medido
CICLO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO 1. GERAR 2. CODIFICAR 4. APROPRIAR 3. DISSEMINAR
só nos resta aprender.” “A lição já sabemos de cor, Beto Guedes, músico
DESAFIOS À GC Objetivos corporativos x individuais Aprendizagem individual x grupal x organizacional Subculturas executiva x técnica x operacional Vínculo com criação de valor Infra-estrutura tecnológica
TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL 1. Avaliar os papéis estratégico e operacional da GC na sua organização 2. Fomentar uma cultura permeável ao cultivo e compartilhamento do conhecimento 3. Criar uma infra-estrutura de gestão e de tecnologia 4. Criar uma “contabilidade” do conhecimento 5. Investir ativamente no ciclo da GC
ESSÊNCIA DA GC “O executivo mais bem sucedido em toda a história certamente foi aquele egípcio que, há 4.500 anos, concebeu a pirâmide sem qualquer precedente, projetou-a e construiu-a, e o fez num período de tempo surpreendentemente curto.” Peter Drucker, 1994