Participante do Programa de bolsa do PIIC – CUFSA 2010

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
06/01/10.
ORGANIZANDO A PESQUISA
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)
Publicações Eletrônicas
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
Centro Universitário Fundação Santo André SAPEX 2010 Conquistando Caminhos.
Participante do Programa de bolsa do PIIC – CUFSA 2009
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Mobilizando Forças Para Crescer.
Resgate, Análise, Atualização e divulgação dos dados e resultados dos Congressos de História da Região do Grande ABC realizados nas cidades de São Bernardo.
Participante do Programa de bolsa do PIIC – CUFSA 2009
Participante do Programa de Iniciação Científica - PIIC – CUFSA 2009
IV SAPEX Atividades de Pesquisa e Extensão Profa. Dra. Simone Jaconetti Ydi.
Estudos Geográficos sobre Paranapiacaba
Componentes Arthur H. do Patrocínio Pós Ciências Sociais CUFSA Felipe Roman de C. Silva Pós Ciências Sociais CUFSA José Luiz Pereira Junior Pós Ciências.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ Cidade, Trabalho e Técnica
Comunicações Técnico-científicas
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Ministério da Cultura.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
ARQUEOLOGIA HISTÓRICA NA CASA DA NAÇÃO, CAMACHO- JAGUARUNA –SC
Metodologia Científica
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
Projeto de Pesquisa: As Mulheres na Ditadura Militar do Brasil
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –

A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
JORNADA PEDAGÓGICA ATIVIDADE EDUCACIONAL COM O TEMA: COPA DO MUNDO
Projeto de pesquisa Migrantes: Nas Veias do Brasil
RESGATE, ANÁLISE, ATUALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS DADOS E RESULTADOS DOS CONGRESSOS DE HISTÓRIA DA REGIÃO DO GRANDE ABC REALIZADOS NAS CIDADES DE SÃO CAETANO.
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Coordenação: Luciana Marcassa (UFSC)e Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz.
Participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do CUFSA – PIIC RESGATE, ANÁLISE, ATUALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS DADOS E RESULTADOS.
História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas
Elaboração de Artigo Científico
A FERROVIA E SUA ORIGEM.
O GESTO AUTÔNOMO Bruno Poluceno de Andrade (Bolsista) Dra Marci Fileti Martins (Orientadora) Trabalho de pesquisa desenvolvido no âmbito do PIBIC- UNISUL.
O documento histórico como recurso didático
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Metodologia da Pesquisa Científica
José Augusto Chaves Guimarães UNESP – Marília Recife
ESTUDOS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Indicadores da.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS FILOSÓFICAS ALUNO: IGOR SULAIMAN.
Como elaborar Memorial e
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
Introdução Através de manifestação formal e constatada a necessidade de uma gestão documental nos acervo pessoal e ou institucional do docente já desligados.
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba Universidade Metodista de Piracicaba Piracicaba 14 de maio de 2015.
Questionário do Estudante Enade
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Atividades Complementares Curso de Letras 2012/2º
Cláudia Oliveira Santos
PROFESSORA RITA A. ANDRADE
Introdução A Comissão Setorial de Arquivos (CSArq/FCM), com apoio da Diretoria da FCM, promovem desde 2006, planejamentos para realização de ações para.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto V: Elementos Pós-Textuais Manual de Monografia.
5ª MOSTRA CIENTÍFICA Ensino Médio DATA DO EVENTO: 16/06/2016 A CIÊNCIA NO ESPORTE.
Transcrição da apresentação:

Participante do Programa de bolsa do PIIC – CUFSA 2010 Projeto de pesquisa: RETOMANDO O TREM I Aluno: Clarice Catenaci Orientadora:Terezinha Ferrari Participante do Programa de bolsa do PIIC – CUFSA 2010

Resumo do projeto: Com o prosseguimento das atividades de extensão iniciadas em 2009, o COLETIVO FERROVIÁRIO DE PESQUISA, DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA (CF/M), desenvolve atualmente o projeto de extensão: Retomando o Trem I, ao qual esta pesquisa de iniciação científica está vinculada. Tal projeto tem como objetivo resgatar aspectos da cultura produzida pela comunidade dos ferroviários da São Paulo Railway a partir da documentação cedida por Raphael Martinelli ao qual identificamos como Acervo Raphael Martinelli (ARM) e a transformação de parte desta documentação em material didático-pedagógico - na sessão Apêndice deste relatório está incluído o projeto enviado ao PROEXT/SP 2010. A concretização desse material é o objeto dessa pesquisa.

Metodologia: Para resgatar aspectos da ferrovia e desenvolver o material já estamos utilizando tanto na preparação de imagens bem como motivo de reflexão: Prontuários de ex-funcionários da São Paulo Railway / Santos-Jundiaí e outros; Consulta à bibliografia e à iconografia existentes; Material cinematográfico referente à temática ferroviária; Material cartográfico diverso; Consulta à produção de cordel ferroviário6; Consulta aos registros sobre o futebol entre ferroviários; Conversas e entrevistas com ex-ferroviários da São Paulo Railway e da Santos-Jundiaí, e com familiares; Pesquisas já realizada, ou em andamento, ligadas a monografias de graduação e de pós-graduação; O contato com instituições ligadas à preservação do patrimônio ferroviária na cidade de São Paulo.

Atividades desenvolvidas e atividades à desenvolver: Primeiro Semestre: Preparação de materiais para a divulgação da pesquisa; confecção do esboço que servirá de alicerce para o futuro material didático- pedagógico ilustrado; discussões temáticas e localização de materiais. Segundo Semestre: Concretização do material didático-pedagógico; confecção de exercícos e edição das imagens.