Regulação e Antitruste

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de Mercados.
Advertisements

A. Introdução 1. Objecto de estudo: empresas, mercados e sistemas; estruturas e comportamentos 1.1. Objecto da Economia Industrial e da Empresa 1.2. Conceitos.
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
Concorrência e Inovação
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Profª. Selma Maria da Silva
Etapas do Marketing Estratégico Moderno
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Algumas questões sobre a captura regulatória
Indústria de Gás Natural no Brasil
ESTRUTURA DA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA
Controle de Estruturas Controle de Estruturas Mariana Tavares de Araujo Secretária de Direito Econômico (SDE/MJ) Brasília, 25 de agosto de 2009 MPF.
Teoria Econômica: Mercado e Concorrência
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Capitulo 7 As falhas do mercado
Estruturas do Mercado de Fatores de Produção
Arthur Barrionuevo Filho - EESP 1 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL EGAP - FUNDAP PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA Intervenção.
Prova Econômica em Matéria Antitruste
DIREITO ECONÔMICO – PGE/SP
Justificações de Interesse Público
Fusões e Aquisições no setor elétrico: Lições da União Européia
Defesa da Concorrência no mercado de saúde suplementar Defesa da Concorrência no mercado de saúde suplementar Daniel Goldberg Secretário de Direito Econômico.
IV Curso IBRAC – Defesa da Concorrência São Paulo
LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO.
Empresa Estatal e Governança Corporativa
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO. Direito Econômico - Irapuã Beltrão Modalidades de controle pelas autoridades antitruste:  Controle de condutas que.
ESTRUTURAS DE MERCADO Concorrência perfeita: Livre concorrência
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO  Prevenção de situações em que é elevada a probabilidade de exercício de poder de mercado;  Decisão final baseada em uma inferência.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Direito Econômico Unidade III Tema: Identificação do Abuso do Poder Econômico no Mercado. Professor: José Amando Junior. Aula 06.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
ATUAÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
Fundamentos de Economia
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Economia – Profª Cíntia Rubim de Souza Netto – 2008/1
Estrutura de Mercado na Saúde Suplementar Brasileira
Determinantes das estruturas
1 X Congresso Brasileiro de Energia Racionalização, Regulação e Visão do Consumidor Adriano Pires 28/10/2004.
DIREITO ECONÔMICO – PGE/SP
Diferentes Visões da Concorrência
Análise do Ambiente Competitivo
Jorge Fagundes I Seminário PUC-IBRAC Objetivo da Política de Defesa da Concorrência:  Excedente.
PAPEL DO ESTADO NA ORDEM ECONÔMICA
Defesa da Concorrência Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência.
Economia Conceitos Básicos.
O Setor Público Aula 13.
Estruturas de Mercado Para a gestão estratégica de um negócio, além da conjuntura econômica, outro fator é de grande importância para a tomada de decisão:
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
FACULDADE DE DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNICEUB Fundamentos da Regulação Prof. Dr. Ivo T. Gico Jr., Ph.D. A situação atual e modelos de regulação.
LEVY & SALOMÃO A D V O G A D O S A Regulamentação da Lei /2011 pela Ancine Aspectos Contratuais Rio de Janeiro, 25/08/14.
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
ESTADO PRODUTOR DE BENS E SERVIÇOS
BRUNO MIRAGEM 53º Painel da TELEBRASIL Guarujá/SP, 27 de agosto de 2009.
WORKSHOP ANP CENÁRIO ATUAL E PERSPECTIVAS MERCADO DE COMBUSTÍVEIS Búzios - RJ, 11, 12 e 13 de novembro de 2009.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
TEORIA DA ORGANIZAÇAO INDUSTRIAL Fundamentada em questões de política publica (nasceu em Harvard na década de 30) Fundamentada em questões de política.
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
AMBIENTES DE MARKETING. Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços.
Aula 10 Escola “evolucionária”, o papel da inovação e das estratégias de competitividade Profa. Eliana Tadeu Terci.
Transcrição da apresentação:

Regulação e Antitruste

Regulação e Funções Administrativas Exercício do poder regulamentar: Fundamento constitucional Relevância da natureza da atividade Requisitos para o exercício do poder regulamentar: Competência normativa sobre variáveis setoriais Fiscalização efetiva do cumprimento das regras State action doctrine

Regulação e Funções Administrativas State Action Doctrine (Teoria da Ação Política) Análise de Competências (Adm. Direita e Adm. Indireta) Copetências Exclusivas / Concorrentes / Complementares Análise de Funções Administrativas

Defesa da Concorrência Legislação concorrencial brasileira: Lei 8.884/94 Secretaria de Acompanhamento Econômico - SEAE/MF Secretaria de Direito Econômico - SDE/MJ Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE Funções Administrativas Prevenção ao Abuso do Poder Econômico (Art. 54) Repressão ao Abuso do Poder Econômico (Arts. 20 e 21)

Defesa da Concorrência SDE/CADE CONTROLE DE ESTRUTURAS PREVENÇÃO REPRESSÃO CONTROLE DE CONDUTAS

Poder econômico no mercado Formas de identificação de poder no mercado Teoria neoclássica: faculdade de aumentar preços por meio da redução de oferta de bem ou serviço Possibilidade de escolha entre duas alternativas: grande participação no mercado e menor lucratividade ou pequena participação e maior lucratividade Capacidade de tomar uma decisão concorrencial sem considerar o comportamento do concorrente

Poder econômico no mercado Como identificar condições de exercício de poder econômico em mercados regulados ?

Regulação vs. Defesa da Concorrência  Pervasive Power Doctrine (Teoria do Poder Amplo) - A definição de estruturas artificiais de mercado Dimensão substancial (produto/serviços) Dimensão geográfica Dimensão temporal (barreiras à entrada)

Mercado relevante Critério legal de identificação de poder no mercado Regulação Setorial Artigo 54, parágrafo terceiro Método de definição: Existência de Estruturas Artificiais Substitutibilidade da demanda Substitutibilidade da oferta

Substitutibilidade da demanda Que produtos/serviços o consumidor vê como substitutos? O teste do aumento de preços A efetiva possibilidade de substituição Cluster market Condicionamentos legais à substituição

Substitutibilidade da oferta Quais novos produtores/prestadores de serviços podem razoavelmente (tempo + custo) entrar no mercado para oferecer um produto substituto? O problema da definição geográfica (mercado interno, mercado externo e mercado comum) / (mercados geográficos artificiais)

O controle de poder econômico no mercado Sentido atual da regra da razão: Contrário ao direito concorrencial é o comportamento ou a estrutura capaz de proporcionar uma restrição substancial e injustificável da concorrência Justificativas no controle das estruturas: artigo 54 da lei concorrencial O sentido e justificativas para a definição de estruturas artificiais de mercado

O controle de poder econômico no mercado Justificativas: Eficiência: Ganhos de produtividade Melhoria de qualidade Distribuição de benefícios ao consumidor Política industrial: Pesquisa tecnológica As empresas em crise (conjuntural ou estrutural) O apoio à pequena e média empresa Monopólio natural

O controle de poder econômico no mercado A eliminação substancial da concorrência: Participação no mercado como critério de sancionamento O nível de concentração específico de cada setor A análise de barreiras naturais à entrada vs. barreiras artificiais

Regulação vs. Defesa da Concorrência Exercício Efetivo do Poder Regulamentar O Caso das Competências Concorrentes A Noção de Falhas Regulatórias do Ponto de Vista Concorrencial

Regulação vs. Defesa da Concorrência PREVENÇÃO REPRESSÃO PROMOÇÃO E CONTROLE