Andressa Cristina Pinto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK

“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Área do conhecimento: Biologia
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Construção do Jogo. O papel da professora situou-se nos planos de: 1.Orientadora 1.Orientadora na intervenção activa do aluno 2.Interventora 2.Interventora.
MODELAGEM MATEMÁTICA.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Aprender Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
Metodologia Dialética em sala de aula (Celso dos S. Vasconcellos)
Modelagem como metodologia de ensino
Trabalho de História Egito Antigo
Linguagens didático-pedagógicas para o ensino da
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
QUERO ENSINAR!!!.
Aprender com jogos e situações-problema
OBJETIVOS   Analisar a abordagem feita sobre “Transformações Geométricas no plano”. Planejar, justificar, elaborar, implementar e validar uma sequência.
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
mathsisfun Aceder de 2 formas aos conteúdos Por anos de escolaridade, incluindo o jardim de infância por temas : geometria, puzzles,números.
CURRICULO +.
Unidade de Ensino São João Apresenta...
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
MODALIDADES DIDÁTICAS
Análise de uma ferramenta ou recurso
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Metodologia de Ensino da Educação Física
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Projeto anual de Matemática: Brincando com a matemática.
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Introdução à Didática 6a Aula Prof.: Pr. Kenneth Eagleton
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DO GESTAR
Situação de Aprendizagem
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Geometria com Origami Nesta oficina o nosso objetivo é estudar a matemática sob a perspectiva da modelagem, usando para tal a arte de dobrar papel – O.
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
P ORTAL DO P ROFESSOR Tutorial para inscrição e pesquisa no Portal do Professor. 29/08/2011.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Escola Ademar Marques Curvo
Transcrição da apresentação:

Andressa Cristina Pinto Matemática através de jogos e material concreto - Laboratório de Matemática - Andressa Cristina Pinto “ Os jogos constituem excelente recurso didático pois podem possibilitar a compreensão de regras ,promover interesses , satisfação e prazer …”

Objetivos Confeccionar e utilizar jogos na formação de conceitos matemáticos; Aprender através de jogos conteúdos matemáticos e ser capaz de usá-los na construção das soluções das situações-problema ;

Justificativa Tornar a Matemática dinâmica e atraente; Tornar a aprendizagem possível e agradável através de estímulos e desafios; Tornar os alunos produtores de linguagens , criadores de convenções , capacitando-se para se submeterem a regras e dar explicações ; Despertar o desafio que gera interesse e prazer. Provocar interesse e prazer nos alunos .

Desenvolvimento 1a etapa : o aluno confeccionará com o auxílio do professor 2 ou 3 jogos adaptando conteúdos estudados ; 2a etapa: após a confecção dos jogos , o aluno irá elaborar regras e estratégias; 3a etapa : será organizado competições com os jogos confecionados inter e /ou extra-classe ; 4a etapa : Será organizado um passeio ( loja de R$ 1,99 ) para a compra de jogos e objetos geométricos para incrementar o laboratório de Matemática .

Sugestões de problemas e jogos que poderão trabalhados e/ou confecionados pelos alunos Pentami-nó Tangram Baralho Tobogã Adivinha-ções Dominó Trilha Quebra-cabeça Bingo Jogo da velha Kalah Show do milhão Torre de hanói Senha

Exposição do projeto – Laboratório de Matemática - O projeto será exposto durante a feira de Conhecimentos Gerais ; O Laboratória ficará a disposição dos alunos que poderão incrementá-lo sempre que idéias novas surgirem .