Josiania Duarte de Andrade Poesia no dia a dia
INTRODUÇÃO Desde as cantigas de ninar, a criança convive com a poesia. Através dela pode-se criar novas linguagens e respeitar o mundo da criança, que tem um modo diferente do adulto de percebê-lo. A poesia deve brincar com as palavras. A poesia privilegia o todo e não as partes. A palavra pode e deve ter mais de um significado. Por todos os motivos explanados, o Projeto Poesia no dia-a-dia brincará com o imaginário da criança que adora brincar com jogo das palavras.
OBJETIVOS - Estabelecer relação entre a mensagem poética e a vida. - Desenvolver no aluno o gosto e a sensibilidade pela poesia. - Usar a poesia como mais um meio de comunicação.
DESENVOLVIMENTO Planejamento: O projeto se desenvolverá em 3 etapas: - Distribuição aos alunos de várias poesias de Cecília Meireles, ligadas a animais, natureza: A pombinha da mata, O chão e o pão, O cavalinho branco... - Leitura das poesias feitas pelos alunos, interpretando e fazendo uso do dicionário. - Escrita do que entenderam das poesias em grupo. - Dramatização das poesias, feita em grupo.
DESENVOLVIMENTO 2ª Etapa: Distribuição da poesia: Leilão de Jardim. - Leitura e ilustração da poesia. - Escrita de uma frase que comunique o que de mais forte tenha ficado para eles do texto. 3ª Etapa: - Distribuição que retrata temas do cotidiano como: ou isto ou aquilo, enchente, o lagarto medroso, etc. - Em grupo discussão do que a autora está querendo comunicar e que relação o texto tem a ver com a vida das pessoas. - Criação de poesia feita pelos alunos. - Exposição no mural da escola.
CONCLUSÃO A poesia, é excelente recurso didático.