Josiania Duarte de Andrade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Advertisements

Trabalho de português Colégio Cor Jesu
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Formadora: Andréia Sol
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
a melhoria da aprendizagem
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Elisabeth Scaramussa Correia
Edna Maria Barbosa Arrebola
RELEITURA DE UMA POESIA
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
Educação e Aprendizagem
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A Educação Mediada pela Tecnologia
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
Tudo começou com um ateliê de leitura, por alunos de 9ª, 10º e 11º
ESCOLA IRACI RODOVALHO
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
De: Cecília Meireles. De: Cecília Meireles Ou se tem chuva e não se tem sol Ou se tem sol e não se tem chuva! Ou se calça a luva e não se põe o anel,
alfabetização INTRODUÇÃO
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade e a alegria de aprender que é em vocês natural. Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos;
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Programação do dia Linguagem poética e suas características – Miriam Mermelstein Intervalo Retomada do “Violino e o Cigano” - Maria José Nobrega e Alfredina.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Introdução ao conceito de Multiplicação
Orientação Importante:
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
CRÉDITOS E REFERÊNCIAS
Letramentos Definição a partir de Kleiman – um conjunto de práticas discursivas que envolvem os usos da escrita _____________________ “Construção da.
Ensinando com excelência
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
- PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE - AVANÇO EM TODAS AS DISCIPLINAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. - CONSTRUÇÃO DE VALORES. - EXERCÍCIO.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ROLIM DE MOURA RONDÔNIA.
Ponto de partida Capítulo 3
Poesia com Hiperlink Andressa 6ªA.
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Autoras: Rosana Rita Gottardi Van Opstal Edição: Site da Educação - SEDUC.
Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
WEBFÓLIO 18º ENCONTRO MANHÃ.
Como redigir um bom texto?
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
O cinema na vida de cada um
A CADA PORTA ABERTA, UMA NOVA DESCOBERTA!
Projeto: “Colcha de Retalhos”
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
Transcrição da apresentação:

Josiania Duarte de Andrade Poesia no dia a dia

INTRODUÇÃO Desde as cantigas de ninar, a criança convive com a poesia. Através dela pode-se criar novas linguagens e respeitar o mundo da criança, que tem um modo diferente do adulto de percebê-lo. A poesia deve brincar com as palavras. A poesia privilegia o todo e não as partes. A palavra pode e deve ter mais de um significado. Por todos os motivos explanados, o Projeto Poesia no dia-a-dia brincará com o imaginário da criança que adora brincar com jogo das palavras.

OBJETIVOS - Estabelecer relação entre a mensagem poética e a vida. -         Desenvolver no aluno o gosto e a sensibilidade pela poesia. -         Usar a poesia como mais um meio de comunicação.

DESENVOLVIMENTO Planejamento: O projeto se desenvolverá em 3 etapas: -         Distribuição aos alunos de várias poesias de Cecília Meireles, ligadas a animais, natureza: A pombinha da mata, O chão e o pão, O cavalinho branco... -         Leitura das poesias feitas pelos alunos, interpretando e fazendo uso do dicionário. -         Escrita do que entenderam das poesias em grupo. -         Dramatização das poesias, feita em grupo.

DESENVOLVIMENTO 2ª Etapa: Distribuição da poesia: Leilão de Jardim. -         Leitura e ilustração da poesia. -         Escrita de uma frase que comunique o que de mais forte tenha ficado para eles do texto.   3ª Etapa: -         Distribuição que retrata temas do cotidiano como: ou isto ou aquilo, enchente, o lagarto medroso, etc. -         Em grupo discussão do que a autora está querendo comunicar e que relação o texto tem a ver com a vida das pessoas. -         Criação de poesia feita pelos alunos. -         Exposição no mural da escola.

CONCLUSÃO A poesia, é excelente recurso didático.