DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
Máscaras Africanas.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Vídeo Educar – Rubem Alves
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
RESILIÊNCIA Celso Antunes.
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
Liliani Lecco Dettogni
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Currículo por Competências e Habilidades.
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR NO CURRÍCULO ESCOLAR
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
Em telas “touchscreen”
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
Metodologia no Ensino da Matemática na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental.
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Unidade de Ensino São João Apresenta...
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
REGISTROS.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Como resolver problemas
O que é ensinar história?
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
ESPAÇO E FORMA Proposta de atividade como produto do Portal do Professor Cursista: ROSANGELA ROSA Ativ. 3.5 – módulo III.
SILVANA BERBEL FERNANDES
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Situação de Aprendizagem
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
- Dois cérebros nunca são iguais: genética e ambiente têm impacto expressivo na sua formação e especialização.
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Faculdade Piaget - Brasil
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL Aparecida F. Lopes Silva

A importância do Desenho Geométrico na Geometria. O Traçado de Linhas e Formas Geométricas antes até da Introdução e definição de polígonos, facilita a compreensão do aluno quanto as características do objeto em estudo.Nesse momento o aluno recorda as construções feitas em seu estudo de desenho geométrico.

Objetivos · Proporcionar condições aos alunos para o desenvolvimento de atividades que priorizem o raciocínio, estabeleça relações, resolva situações problemas e construa conceitos de geometria plana e espacial. · Entender o significado da linguagem geométrica para utilizar nas demonstrações, mediante argumentação formal. · Realizar atividades estabelecendo relações entre os conceitos abordados e o cotidiano dos alunos. ·   Situar o aluno no tempo e espaço através da história da geometria.

METODOLOGIA Aulas expositivas; Exercícios resolvidos individualmente e coletivamente; Atividades práticas; Ênfase na resolução de problemas; Utilização de aplicações para construção do conhecimento;

AVALIAÇÃO Critérios: ·  Comprometimento e envolvimento com as atividades; entendimento e compreensão das atividades propostas. Instrumentos: ·  Duas provas parciais; exercícios e trabalhos individuais.

Conclusão O PROJETO DE DESENHO GEOMÉTRICO não se restringe apenas numa maneira diferente de organização do currículo escolar.Sua adoção exige muito mais trabalho, compromisso e responsabilidade dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. O PROJETO DE DESENHO GEOMÉTRICO representa uma possibilidade de rompimento com ensino do conhecimento escolar fragmentado e com a representação eterna do: eu finjo que ensino e, você finge que aprende