OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
GESTÃO COM PESSOAS Profa. Msc. Fátima Frayha.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
EMPREGABILIDADE.
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
IMPORTÂNCIA DOS CURSOS TECNOLÓGICOS
O PERFIL E PROCESSO DE TRABALHO DO AVISA
Formação por competências
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Lideranças nas organizações educativas
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Educação no contexto do Trabalho
O perfil do novo profissional da área de transmissão
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Conceitos e Gerações de EAD
Reformas educacionais na América Latina
Tendências de descentralização das políticas curriculares
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Talentos para Inovação
Mapa Estratégico da Indústria
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Premissas Dados das Microrregiões.
A EVOLUÇÃO RECENTE DA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2001/2005. Maria Fernanda Cavalieri de Lima Santin Porto Alegre, 26 de maio de 2006.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
41 o Seminário de Aciaria – Internacional AMAN – Resende, 23-26/05/2010 Américo Bernardes Centro de Capacitação - Inmetro Formação.
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
A Economia do Conhecimento
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Globalização e autonomia: desafios, compromissos e incongruências
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Introdução ao Serviço Social
Modelo de produção Fordista
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
MERCADO Espaço de transações Contexto de trocas e intercâmbio Oferta de um produto / serviço Procura de um produto / serviço.
GESTÃO EDUCACIONAL: OS DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
GESTÃO EDUCACIONAL: OS DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR.
DIA PET HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a processo de experimentação; 1986 a.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho Educação a distância, o universo do trabalho e as demandas ocupacionais In: BARROS, D. Educação a distância e o universo do trabalho. Bauru, SP: Edusc, 2003. OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho

Educação e trabalho: que homens queremos formar? Pilares da democracia: liberdade e eliminação das diferenças. Igualdade de direitos x modo de produção capitalista. Algumas dimensões do trabalho (Arendt): Produção e consumo Cidadania (ato político) OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho

Educação e trabalho: que homens queremos formar? Tendências do universo do trabalho contemporâneo: Distância das garantias sociais do Estado TIC, produtividade, competitividade Aprimoramento profissional – direcionado pelos interesses produtivos capitalistas Educação como caminho ao processo de atualização OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho

Educação e demandas ocupacionais Da sociedade do trabalho para a sociedade das TIC: mudanças técnicas e intelectuais, com repercussão nas subjetividades e nas formas de representação do trabalho. Processo produtivos: Flexibilização da produção Especialização flexível: inovações tecnológicas, aumento de produtividade e flexibilidade dos processos produtivos; terceirização; aumento da eficiência (estrutura enxuta, participação do trabalhador na gestão, demanda por autonomia e liderança) Adequação da produção à lógica do mercado Desconcentração industrial – novos padrões de gestão Direitos trabalhistas eliminados do mundo da produção OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho

Educação e demandas ocupacionais O futuro do trabalho – 4 teorias: Redução do trabalho pela tecnologia Fim do emprego (CLT x informalidade) Expansão do ócio criatativo (De Masi) Centralidade do trabalho pela divisão internacional do trabalho (TIC, investimentos no exterior, recursos centrados nos países desenvolvidos) Nas transformações do mundo do trabalho, a segmentação do trabalho nas ocupações (informalidade, terceirização...). OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho

Educação e demandas ocupacionais Enfraquecimento da centralidade do trabalho assalariado. Profundos reflexos do mundo do trabalho no processo educativo. Necessidades das demandas ocupacionais: mão-de-obra, capital humano na indústria e nos serviços informais e terceirizados. Demandas ocupacionais: dependem das relações entre mercado produtivo e tecnológico, modificam-se de acordo com as necessidades locais e regionais. OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho

Educação e demandas ocupacionais Da indústria para os setores de serviços: crescimento das ocupações, em virtude do desemprego industrial e do êxodo rural. Expansão das ocupações profissionais que exigem maior escolaridade e qualificação profissional. Qualificação: treinamentos, capacitações em serviço, experiências compartilhadas com os pares. Forte vínculo entre as ocupações e o desenvolvimento das habilidades e competências (conhecimentos intelectuais e perfil profissional). OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho

Educação e demandas ocupacionais Tedesco (1998): Serviços rotineiros Serviços pessoais Serviços simbólicos (identificação de problemas, solução de problemas e definição de estratégias) Mundo do trabalho e educação: pedagogia calcada no modelo de competências e habilidades. OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho

Tendências pedagógicas para o universo do trabalho Modelo de competências – respaldo na LDBEN. Educação e a formação para a flexibilização e a pluralidade e conhecimentos de distintas naturezas. Eixo central – mudança do perfil do trabalhador. Letramento digital e cidadania. Habilidades de autogestão – capacidade de aprender, para desenvolver as necessárias competências e habilidades. OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho

Tendências pedagógicas para o universo do trabalho Competência: capacidade de confrontar as regras gerais com as situações singulares. Habilidades básicas: competências e conhecimentos gerais essenciais para o mercado de trabalho. As habilidades inserem-se nas competências. OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho

Tendências pedagógicas para o universo do trabalho Competência: capacidade de mobilizar conhecimentos diversos e de analisar fatos e interpretar s símbolos da sociedade atual. Educação formal: conteúdos científicos primordiais e valores educativos. Privilégio das ações pessoais sobre a formação científica. Ministério do trabalho – competências e habilidades em favor da qualificação profissional e da empregabilidade. Competências e habilidades – flexíveis e se modificam em função das demandas de produção e das tendências da região e do país inseridos em um contexto global. OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho

Questões para discussão De que forma as competências e habilidades se inserem nos novos rumos do universo do trabalho? Qual a relação entre educação e trabalho, no atual modo de produção capitalista? Em que contexto se insere a EaD, nos atuais contextos educacional e trabalhista? OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho