Arte e Interculturalidade: Possibilidades na Educação Contemporânea

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Transcrição da apresentação:

Arte e Interculturalidade: Possibilidades na Educação Contemporânea

Tendências da Educação atual: Internacionalização Tecnologia   Internacionalização  Tecnologia  Alta produtividade  Interdisciplinaridade  Interculturalidade

Arthur Efland, conhecido arte-educador americano, diz:    “A entrada no novo milênio tem se caracterizado, por um lado, por um processo de globalização cada vez mais cruel, e por outro, por um processo de re-tribalização, em que as minorias étnicas e religiosas buscam a sobrevivência a qualquer custo”

A interculturalidade busca o reconhecimento e o respeito às diferenças culturais – não somente étnicas e raciais, mas de gênero, de idade, preferência sexual, política, religiosa, portadores de necessidades especiais, todos os grupos que apresentam determinadas características culturais que os diferenciam dos demais.

A educação intercultural em arte busca a preservação da cultura e da harmonia através  do desenvolvimento de  competências em muitos sistemas culturais.

Esta postura é especialmente indicada para o ensino da arte, pois dá ênfase às manifestações artísticas de culturas as mais diversas, considerando suas visões de mundo e seus próprios conceitos de arte, sem descuidar do conhecimento e do domínio dos múltiplos códigos da arte, como acervo cultural de toda a humanidade.

Amalia Mesa-Bains (Cahan e Kocur, 1996, p. 31-32). “A arte pode construir pontes entre as origens culturais de nossos alunos e sua participação no aprendizado, de forma a criar um ambiente escolar enriquecedor para todos os alunos”    Amalia Mesa-Bains (Cahan e Kocur, 1996, p. 31-32).

Quando se fala em percepção estética e valor estético, não se está falando sobre categorias superficiais, mas sobre categorias que possuem raízes profundamente inseridas na realidade cultural e artística de algum grupo de seres humanos.  (Amalia Mesa-Bains)

São múltiplas as estéticas possíveis na arte contemporânea e com elas os(as) artistas buscam sua responsabilidade social, buscando também salientar suas culturas de origem e o intercâmbio entre culturas.

“ Gosto de dizer que a obra de arte é menos um objeto que um sujeito: sujeito esclarecedor, sujeito que aguça nossa sensibilidade, sujeito que amplia e torna mais complexa nossa visão de mundo. Esse conhecimento, esse aperfeiçoamento, não são passados de um modo conceitual ou racional: eles são modos silenciosos que agem sobre nós, são as “vozes do silêncio”.   (Jorge Coli, professor de História da Arte da UNICAMP e colunista da Folha de São Paulo) mm

Uma experiência intercultural na escola Propondo uma Performance   Uma experiência intercultural na escola Cinco mulheres/etnias e seus fazeres especiais Cinco mulheres/etnias e seus fazeres especiais Artistas contemporâneasque enfatizam aspectos culturais Arte em outras culturas