Instituto de Estudos da Linguagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Morfologia e Análise Musical I
Advertisements

ORGANIZANDO A PESQUISA
Palestrante: Geraldo Di Giovanni
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE
Gêneros do Discurso Por Mikhail Bakhtin.
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
14 de janeiro de 2011 Matemática teve a nota mais alta; linguagens, a mais baixa A maior nota registrada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010.
Centro de Investigação e Desenvolvimento da Microsoft no domínio da Fala e Língua Natural, em Portugal.
Portal Educacional Clickideia
técnicas de humor criativo
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
Sejam atentos(as) e mãos à obra!!!!!
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
Apresenta ç ão do Curr í culo do Estado de São Paulo. Carlos Roberto Colombo PCNP Ciências. 24/04/2014.
CONGRESSO T É CNICO CATEGORIA MIRIM E INFANTIL 2014 PCNP – Sueli Lopes dos Santos
A Flor do Amor Transição automática Q u a n d o e m t e u c o r a ç ã o d e s a b r o c h a, c h e i a d e v i d a, a f l o r p e r f u m a d a d o a.
Colégio Medianeira Programa de Resistência às Drogas e à Violência Desenvolvido em mais de 50 países Atingindo aproximadamente 40 milhões de crianças/ano.
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA.
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
CONCURSO INTERNACIONAL DE LEITURA -3ª EDIÇÃO. Participação/ Inscrição no Concurso Alunos (do ensino Secundário) da REDE de Ensino de Português no Estrangeiro.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
1 Aspectos Operacionais da Escolha e Sistemas Informatizados Rosalia de Castro Sousa Coordenadora de Produção e Distribuição Substituição.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Fundamentos de Lógica e Algoritmos: Apresentação Técnico em Informática Cleone Silva
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
REUNIÃO DE PAIS 1º Bimestre COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS Uma escola que mantém seus valores sempre de olho no futuro!
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: Reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial,
Escola de Educação Básica Teresa Ramos Corupá 2010.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2015/Ensino Médio LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS/ESPANHOL)
Professora: Luciana Campos Aula 1 –  Ementa:  O desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica. A aprendizagem: Conceito, segundo diferentes.
Escola de Educação Básica Presidente Tancredo Neves. Diretora: Arelete Souza Müller 13° SDR/Ituporanga.
O rly Z. Mantovani de Assis Rua Cel. Quirino, 870 apto 101 – CambuíCep: – Campinas - SP Laboratório de Psicologia Genética Faculdade de Educação.
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
Reunião de Partilha 2015 de CSTL Segurança e Protecção: Nao da para aceitar – Tolerância Zero Violência e ao Abuso Sexual de Menores. Apresentador:Nascimento.
Geometria dinâmica e as tarefas investigativas José Monteiro Ricardo Portugal.
Alunos:Gracielle Batista de Moraes Luana Carolina Ferreira Michael Welter Jaime Scarleth Menezes de Moura.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Wilson de Matos Silva, março/ A Escola de Tempo Integral é pressuposto essencial para o desenvolvimento de um país, pois, não existe nação.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Silvia Helena.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Equipe: Nome dos Estudantes TÍTULO DO TRABALHO CIDADE.
 Promover o estudo da História do Brasil, estimular a convivência entre estudantes e professores, a prática de procedimentos científicos na solução de.
Softwares Educacionais. Oque é um software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
A INCLUSÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE AUDITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE EDUCACIONAL.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Objectivo da reunião Porquê? ■ Credibilidade; ■ Avaliação; ■ Preparação; ■ Autonomia. Uniformizar modelos de validação das fontes documentais em trabalhos.
A utilização do computador como recurso de aprendizagem da língua Leiria, 27 de Outubro de 2007 Luís Barbeiro Susana Nunes Sítios Educativos.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Trabalhando com produção textual
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
E. M. Profª. Vilma Tâmega Inclusão Digital Professoras: Cláudia( Língua Portuguesa) Simone ( Informática)
PLANEJAMENTO 2012 Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Organização e Arquitetura de Computadores 1º Semestre Plano de Ensino Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.
1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho.
Atividades didáticas para o ensino fundamental a partir dos gêneros de discurso, com base na Proposta Curricular de Santa Catarina, Linguística Aplicada.
PIBID PEDAGOGIA – Área Letramento e Educação Infantil Nome do bolsista: Ewelyn Sampaio Cardoso Professora coordenadora do Subprojeto: Patrícia Moura.
ECTS: 5 Horas de contacto: 30 T + 30 PL + 5 OT Horas de trabalho total: 135 horas Engenharia Mecânica Eletrotecnia Eletrónica Industrial.
Tecnologias Atuais de Redes Apresentação da disciplina Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: breve retrospectiva histórica Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG/CNPq/FAPEMIG.
Plano de ensino Professora: Isméria Espíndula Abdala Ementa: petição inicial, defesa trabalhista, Recursos e Execução. Objetivos: permitir ao aluno o.
Narrar é discorrer sobre fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto que relate episódios, acontecimentos. Ao contrário da descrição, que é estática,
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

Instituto de Estudos da Linguagem Projeto Condigitais Conexão Linguagem Ensino Médio Língua Portuguesa Instituto de Estudos da Linguagem GGPE Unicamp

Língua Portuguesa IEL-UNICAMP 7 Equipes: Coordenadores Eduardo Guimarães Isabella Tardin Cardoso Márcia Abreu Maria Irma Hadler Coudry Mônica Zoppi Fontana Sírio Possenti Suzy Lagazzi Rodrigues Tânia Alkmim Vandersi Santana Castro Carmen Zink Bolonhini Cada equipe é composta por 2 alunos de graduação e dois alunos de pós-graduação

Estrutura do projeto Audiovisual 270 minutos: 3 Programas de 30 minutos por série 3 episódios de 10 minutos para cada programa

Estrutura do projeto Áudio 270 minutos: 4 programas para cada série 3 programas com 2 episódios de 10 minutos 1 programa com 3 episódios de 10 minutos

Estrutura do projeto 6 atividades pós-exibição para cada episódio acompanhadas de um texto teórico explicativo 1 projeto de pesquisa Guia do professor

Estrutura do projeto Software Educacional Jogos interativos com cenário dos programas de áudio e vídeo 252 jogos acompanhando as atividades pós-exibição

Estrutura do projeto Guia do professor Preparação para atividades pós-exibição; Formas de Integração dos conteúdos das diversas mídias; Bibliografia; Propostas de Avaliação.

Conteúdo específico Audiovisual Viagem no Tempo (Pedro e Carolina) 1. série Programa 1- Épica: Camões Programa 2 - Causos e Falas Programa 3 – Vozes da Cidade

Conteúdo específico Audiovisual 2. série Programa 1 – Sinistro Programa 2 - Machado de Assis Programa 3 – Cartas de Viajantes

Conteúdo específico Audiovisual 3. Série Programa 1 – A Cabanagem Programa 2 – Poesia: Fernando Pessoa Programa 3 – Viagem ao Cérebro

Conteúdo específico Áudio 1. Série Programa 1 – “Hora de debate” – Violência contra a mulher e conflitos de classe Programa 2 – “Quem ri seus males espanta”: pragmática e discurso Piadas/Provérbios/Provérbios em Piadas Programa 3 – “Que música é essa?” África/Brasil Programa 4 – “Frases Célebres” Cotidiano/Epigramas

Conteúdo específico Áudio 2. Série Programa 1 – “Hora de debate” – Índios isolados e as conseqüências do contato Programa 2 – “Quem ri seus males espanta”: sintática e semântica Piadas/Provérbios/Provérbios em Piadas Programa 3 – “Que música é essa?” Portugal /Estrangeirismos Programa 4 – “Frases Célebres” Citações/Epigramas

Conteúdo específico Áudio 3. Série Programa 1 – “Hora de debate” – Campanhas oficiais de prevenção de DST no período de carnaval Programa 2 – “Quem ri seus males espanta”: fonética morfologia e fonologia Piadas/Provérbios/Provérbios em Piadas Programa 3 – “Que música é essa?” Anos 60/Atualidade Programa 4 – “Frases Célebres” Cotidiano na Mídia/Ironia

Esquema 1 Programa de áudio/vídeo de 10 minutos a) 6 atividades e 1 projeto b) 252 jogos c) guia do professor