Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo Branco Cláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Logaritmos.
Advertisements

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Pedagogia da pesquisa-ação
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
A gestão escolar e o serviço pedagógico e administrativo -burocrático
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Projeto Político-Pedagógico
Escola é o lugar de gente
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
“ Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
QUEM SOU EU?.
Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C
A ESCOLA Paulo Freire.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Antonia Silva Lima Azevedo
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
Mercado de Capitais Introdução
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
Cristina Silva Rodrigues Projeto Político Pedagógico:uma perspectiva de mudança nas Unidades Integradas de Raposa São Luis 2006.
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Encontro Estadual de Formação
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
A Gestão participativa
FACINTER/CETEC Monografia apresentada por: Apolônia Potulski Dziendzik Cyntia Cristina Giraldi Stella Professora Orientadora: Desirê Luciane Dominschek.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
ESCOLA É.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
PPP – Projeto Político Pedagógico.
DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Fenômeno Bullying: a prevenção começa pelo conhecimento
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
GESTÃO DEMOCRÁTICA: avanços e limites.
  A ESCOLA DE PAULO FREIRE.
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Sejam bem vindos! O_Elefante_Acorrentado (1).pps
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4° Período de Matemática ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4° Período de Matemática Professora Dalva Câmara de Oliveira O Ato de planejar.
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
IMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA PDE/2008 ANA LIDIA OSSAK.
Transcrição da apresentação:

Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo Branco Cláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela UNICEP- Universidade Central Paulista. O GESTOR ESCOLAR Orientadora: Profª Desirê Luciane Dominschek

OBJETIVO Redescobrir as funções do diretor escolar através de seu perfil, identificando o modelo de liderança abordado. Permear os desafios de uma gestão democrática.

“Escola é um organismo vivo, num espaço de construção do conhecimento por meio das pessoas e com pessoas” “Gestor é o líder desse processo de construção”.

JUSTIFICATIVA Em decorrência das mudanças educacionais dos últimos anos, a gestão e o gestor passam a ser foco de observação constante na administração escolar que visa o sucesso e a participação coletiva.

“O mundo não é.O mundo está sendo.(...)Não sou apenas objeto da História, mas seu sujeito igualmente.(...) caminho para a inserção que implica decisão, escolha, intervenção na realidade...”, portanto, ele retrata a razão emancipatória que possibilita a visão da totalidade.”FREIRE(2001)

Nesse estudo abordamos as várias faces administrativas e a sua relação com a administração escolar. Os itens seguintes tratam do ambiente escolar e dos atores que participam desse processo, bem como sua importância na formulação do Projeto Político Pedagógico

Administrar = governar junto Líder =identifica ou satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que essas necessidades sejam satisfeitas.

Compreender esse processo demandou uma análise bibliográfica sobre os fundamentos históricos do sistema educacional brasileiro, que posteriormente comparou-se a uma unidade de ensino local.

Com o pensamento nesse foco estudou-se uma escola que nasceu de moldes historicamente rígidos e controladores e que começa a trilhar os caminhos da gestão democrática. Como principal resultado desse estudo, evidenciou-se o papel do diretor, que de acordo com sua abordagem sobre o processo traça os relacionamentos para compor a gestão, administração, qualidade e eficiência da escola

Gestão - “gestio” – gerere = produzir É o ato de administrar um bem fora de si (alheio), “mas também é algo que traz em si porque nele está contido.E o conteúdo deste bem é a própria capacidade de participação, sinal maior da democracia.”(CURY:1997)

Retratamos ainda o papel do diretor, que é:líder,administrador, educador,político e filósofo e deve envolver a comunidade no trabalho coletivo. Ainda com o foco na gestão democrática buscou-se compreender as bases legais e os avanços que a LDBN trouxe para essa questão e suas implicações no processo educacional.

“ A participação da comunidade na escola, como todo processo democrático, é um caminho que se faz ao caminhar, o que não elimina a necessidade de se refletir previamente a respeito dos obstáculos e potencialidades que a realidade apresenta para a ação.”(PARO-1997,P-17)

Concluímos que a luta por um ensino e uma escola mais democrática demanda a superação de muitos obstáculos e que o papel do gestor é o de equilibrar as necessidades, vontades, valores envolvendo a todos num processo de participação, cumprindo assim o seu papel educacional e sua função social.

“ A direção se constrói e se legitima na participação do exercício da democracia, da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico que reflita o projeto de homem e da sociedade que se quer. FERREIRA(2000-P -13)

“ A Escola” Escola é...o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...Escola é sobretudo, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”.Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como tijolo que forma parede, indiferente, frio, só.Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de Camaradagem, é conviver, é se “amarrar nela”. Ora, é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz.PAULO FREIRE.