Sistemas de Informação Gerencial para microfinanças

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
A busca de oportunidades de negócios
Administração de Sistemas de Informação
Aula 03 – Projeto do produto e processo
Sistema de Informação Gerencial
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Participantes do Processo de Desenvolvimento de Software
PETI Planejamento Estratégico de TI
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
Administração Estratégica
Contabilidade Sistemas de Informação
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
Preço IBM Service Manager for Smart Business em torno de R$6.000,00 por usuário o preco so é mantido para empresas MidMarket / por usuário Preço referência.
Medição & Verificação Porque o M&V é importante e como isto pode ser incorporado no mercado Brasileiro.
Prof. Everton Lopes Bonifácio
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Sistemas de Gestão e Segurança da Informação
SISTEMA DE GESTÃO CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT -
Helpdesk-3 A partir deste ponto você conhecerá os inovadores conceitos de nossa solução. Tecle Enter para Avançar ou Esc para Sair.
PLANO DE NEGÓCIO.
Gerência situacional de projetos
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Gerenciamento de Dados
Engenharia de Requisitos
Gerenciamento da Integração
GC e Excelência em Gestão Fábio Fontanela Moreira
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
Estratégia de crescimento.
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Introdução a Contabilidade Gerencial
O Processo Unificado (UP)
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Controle de estoque.
Sistemas de Informação
Sistemas de Informação
Modelagem de Processos de Negócio
1 Cap 1 – Produto de Software Ricardo L Schneider FES – 2002/1.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
MARKETING BÁSICO Módulo IX – A Pesquisa de Mercado.
TEMA E PROBLEMA.
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Certificação e Auditoria
Disciplina: Controladoria
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Sessão introdutória: Bem-vindo à Série de Implementação dos Padrões Universais Instrutora: Yamini Annadanam 16 de outubro de 2014.
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 1 Fornecimento de Software ISO/IEC Universidade Gama Filho Auditoria & Qualidade Em Sistemas.
Contabilidade Gerencial
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE SISTEMA ESTRUTURADO
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação Gerencial para microfinanças Experiência e Possibilidades Marcos Alberto Neme Ferreira

Sistemas de Informação Gerencial para microfinanças Atenção crescente para sistemas de informação, em particular para Sistemas de Informação Gerencial para microfinanças Diversos tipos de pressão para melhoria das capacidades de manipular e de entender a grande quantidade de dados necessários para operação tanto das instituições formais quanto das informais.

Sistemas de Informação Gerencial para microfinanças Como qualquer instituição financeira, o que uma IMF faz é, em grande parte, o processamento de informações. Trata-se de grandes quantidades de dados críticos do negócio, desde informações básicas de clientes até análises estatísticas detalhadas da carteira. Tais dados devem ser capturados, armazenados, manipulados e, mais importante, apresentados de forma coerente aos usuários para que estes possam tomar decisões gerenciais de peso.

Sistemas de Informação Gerencial para microfinanças Um bom sistema de informação faz exatamente isto: transforma dados brutos em informação útil, capaz de ser utilizada. Um bom sistema de informação assegura a sustentabilidade informacional da Instituição. Daí a idéia de ser a gerência da informação uma atividade central para qualquer IMF.

Sustentabilidade Informacional Está a Instituição apta a gerenciar sua informação de maneira consistente? A instituição consegue coletar dados e transformá-los em informação significativa? Sustentabilidade Informacional Sustentabilidade Financeira Sustentabilidade Operacional

Possibilidades Adquirir software de terceiros no mercado internacional (eMerge/Temenos; SIPRO/Prodem-Innova) Adquirir software de terceiros no mercado nacional (Infocred/CEAPE, SIP WEB/Partner – Portosol) Desenvolver software próprio

Como avaliar Metodologia de avaliação de sistemas de informação gerencial para microfinanças: Aplicável às seguintes condições: Avaliação de sistemas de terceiros não em uso; Avaliação de sistemas em uso (próprios ou de terceiros), para identificar melhorias; Como ferramenta de auditoria para Auditores e outras entidades externas, tanto para identificação de alternativas, quanto para uma avaliação institucional.

Estrutura de avaliação Matriz de Fatores de Qualidade Fatores institucionais - Os fatores institucionais correspondem às variáveis que estabelecem critérios econômico-financeiros. Fatores técnicos funcionais – Estes fatores buscam identificar a adequação do sistema ao atendimento das necessidades de tratamento de informações da IMF. Fatores técnicos operacionais - Fatores aplicáveis ao ciclo de vida do software, enquanto produto acabado, instalado e sendo utilizado, atacando especificamente as atividades de operação do sistema, revisão e expansão (crescimento).

As Sete Etapas da Metodologia Estruturação da equipe Entrevistas com o pessoal chave Aquisição de informações detalhadas sobre o negócio Documentação operacional do sistema Documentação técnica do sistema Visitas às instalações dos usuários Produção do Relatório Final

TEMENOS eMerge

SIPRO/Innova (Prodem)

SIP WEB/Partner – Portosol         

Infocred / CEAPE

Principais Problemas e Dificuldades As IMFs sofrem da síndrome da unicidade (síndrome do NIH) ou constante invenção da roda. Dependendo de sua abrangência, o software poderá auxiliar na padronização de funções. Algumas vezes, vale a pena mudar para se adequar ao sistema! O custo de desenvolvimento é alto: procure optar sempre por adquirir software existente.

Onde buscar mais informações Programa de Desenvolvimento Institucional do BNDES - http://www.bndes.gov.br/produtos/social/bndesbid.asp Catálogo de Sistemas de Informação Gerencial Manual de Sistemas de Informação para Microfinanças CGAP Consultative Group to Assist de Poorest - http://www.cgap.org/html/p_technical_guides.html Management Information Systems for Microfinance Institutions: A Handbook

Visão de Futuro Tendência de maior concorrência na oferta de sistemas de informação para microfinanças Apesar da demanda relativamente pequena e bastante diferenciada no escopo, o segundo trimestre de 2003 trará uma oferta de bons SIGMF. Alem dos sistemas citados, deverão ser considerados os sistemas do SEBRAE / Vivacred e o da Rótula, já em funcionamento.