COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Advertisements

Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
INTERAÇÕES Ler um artigo de apreciação crítica
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Gêneros Textuais.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
TEXTO PUBLICITÁRIO ANÚNCIO
Curso de Gêneros Textuais
TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL
LÍNGUA PORTUGUESA ANÚNCIO PUBLICITÁRIO PROF. JESWESLEY MENDES.
Redação Publicitária I
Organizado pela Profª Luciana Mello da Silva Mello
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
Aula 11- linguagem publicitária
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
ATIVIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
PET / 1o. BIMESTRE OBJETIVO: Tomar conhecimento do programa a ser cumprido, localizando as fontes de consulta e identificando as competências e habilidades.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Texto Publicitário.
Conteúdo adaptado da obra: Produção de Texto: interlocução e gênero
GênerosTextuais Tipos textuais.
por Letícia Boll Vargas
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
Linguagem verbal midiática
Aula de Apresentação......ou uma tentativa de convencer você a prestar atenção em mim.
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Estrutura do documento:
Persuasão no texto publicitário
Professora Aline Duarte
Produção de Texto SARESP 2011
Anúncio publicitário.
Características Tem por objetivo esclarecer e orientar a população em geral e persuadi-la a colaborar. A linguagem, embora possa sofrer variações, normalmente.
O anúncio publicitário
Antes de darmos início ao referido assunto, observemos a imagem:
Linguagem publicitária
Textos dos media Maria Serafina Roque
Conexão do saber Língua Portuguesa
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
GÊNEROS TEXTUAIS.
Secretaria Municipal de educação
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Linguagens , Códigos e suas Tecnologias.
TIPOS DE PUBLICIDADE Publicidade comercial
Como redigir um bom texto?
A Publicidade.
Profª. Taís Marlow Armanini Tomaselli
METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora Alcilene. Habilidades Para Escrever Bem Por meio de Estudo (ler) Por meio de trabalho sistematizado (escrever)
Belchior José R. Araújo Texto 1 1. Tipos:
FOLDER PUBLICITÁRIO.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Transcrição da apresentação:

COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO Conteúdo: Texto publicitário Anúncio Professoras: Maj. Lilavati Prof. Gláucia

Texto publicitário Anúncio

Objetivos: Descrever o gênero anúncio publicitário quanto à estrutura, finalidade, linguagem e ao contexto de circulação. Ler anúncios publicitários, considerando a estrutura, a coerência e a adequação da linguagem aos fins propostos. Reconhecer as funções da linguagem presentes em anúncios publicitários. Redigir comentários críticos sobre anúncios publicitários.

QUADRO DE TRABALHO Livro - Português: contexto, interlocução e sentido Leitura – Cap. 29, p. 462 a 480 Exercícios – Cap. 29, p. 462 a 464 Produção textual – Nota de aula

TEXTO PUBLICITÁRIO Gênero discursivo que procura despertar no interlocutor o desejo de comprar algo, seja um produto, uma ideia ou aderir uma causa.

CARACTERÍSTICA - Estrutural 1. Elementos Textuais TÍTULO – frase curta e chamativa. TEXTO - justificativas e características do produto. ASSINATURA – logotipo e slogan. 2. Elemento não-textual Imagem – enfatiza a ideia contida na propaganda ou a própria imagem do produto.

Características - estilísticas Linguagem persuasiva – função apelativa. Nível de linguagem de acordo com o público que se pretende atingir. Verbos, geralmente, no imperativo ou no presente do indicativo. Uso de recursos como figuras de linguagem, ambiguidade, jogos de palavras ou trocadilhos, provérbios, neologismos.

Contextualizando... TÍTULO IMAGEM TEXTO ASSINATURA

CONTEXTUALIZANDO...

Falácias: recurso ou falha da argumentação Em textos publicitários, são muito utilizadas como recurso persuasivo, porque induzem o leitor a concluir algo que favorece o produto anunciado. Devem ser evitadas nos demais gêneros argumentativos, porque denunciam a existência de uma falha no encadeamento lógico dos argumentos.

REFERÊNCIAS Abaurre, M L M; Abaurre, M B M e Pontara, M. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008.