Valores, atitudes e satisfação com o trabalho Ana Karine Nery Fonte: ROBBINS, Stephen P.Comportamento organizacional.SP. Pearson Prentice Hall,2005
VALORES
Um modo específico de conduta ou de concepções individuais ou socialmente aceitas (ROBBINS, 2007, p. 54). Implica em um julgamento de valor, baseado naquilo que o indivíduo acredita ser correto, bom ou desejável.
Os valores são importantes no estudo do comportamento organizacional porque estabelecem a base para a compreensão das atitudes e da motivação, além de influenciarem nossas percepções. Os valores geralmente influenciam as atitudes e o comportamento. Os valores individuais variam de uma pessoa para outra, mas costumam refletir os valores da sociedade em que o indivíduo foi criado
TIPOS DE VALORES
Terminais - relacionados as metas que uma pessoa gostaria de atingir durante sua vida: Ex: Uma vida confortável Segurança familiar Felicidade Respeito por si próprio etc. Instrumentais: São os modos preferenciais de comportamento ou os meios para se chegar às metas dos valores terminais. Ex: capacidade, coragem, honestidade, afetividade, obediência, responsabilidade, autocontrole, etc
Valores, Lealdade e Comportamento Ético: Valores: Depende da cultura Lealdade: com o outro e com a carreira Comportamento ético: nas relações com os colegas e no mercado de trabalho
ATITUDES
Ex: Eu gosto do meu trabalho; gosto de negociar consigo . São afirmações avaliativas – favoráveis ou desfavoráveis - em relação a objetos, pessoas ou eventos. (ROBBINS, 2007, p. 60) Ex: Eu gosto do meu trabalho; gosto de negociar consigo
Componentes das atitudes: . Componentes das atitudes: Componente cognitivo: discriminar as pessoas é algo errado. Componente afetivo: não gosto do fulano porque ele discrimina as minorias. Componente comportamental: posso decidir evitar a presença de fulano por causa dos meus sentimentos em relação a ele no que tange à sua prática discriminatória
http://valoreseatitudes. blogspot http://valoreseatitudes.blogspot.com/2011/06/palestra-tecnico-em-seguranca-do.htm
TIPOS DE ATITUDE
Tipos de atitudes: Satisfação com o Trabalho apresenta atitudes positivas em relação a ele as organizações com funcionários mais satisfeitos tendem a ser mais eficazes do que aquelas com funcionários menos insatisfeitos. funcionários insatisfeitos tendem a faltar mais ao trabalho.
http://www. scielo. br/scielo. php http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-76122008000200007&script=sci_arttext
funcionários satisfeitos tendem a permanecer mais tempo em seus trabalhos. Mas, isto pode sofrer influência de outras variáveis como: condições do mercado, expectativas quanto às oportunidades de emprego, idade etc. Observação: qualquer que seja o nível de satisfação, os funcionários de melhor desempenho têm maior tendência a permanecer na organização porque recebem reconhecimento, elogios e outras recompensas.
http://www.melloazevedo.com.br/pesquisa.php
Satisfação e atendimento ao cliente: as evidências indicam que funcionários satisfeitos aumentam a satisfação e a lealdade dos clientes, principalmente na área de serviços. Envolvimento com o Trabalho - é o grau em que uma pessoa se identifica psicologicamente com seu trabalho e considera seu desempenho nele como um fator de valorização pessoal
Envolvimento com o Trabalho – Um alto nível de envolvimento com o trabalho relaciona-se positivamente à cidadania organizacional e ao desempenho, e estão ligados a um absenteísmo menor e a índices mais baixos de demissões voluntárias
Funcionários com alto nível de envolvimento com o trabalho se identificam profundamente com ele e, realmente, preocupam-se com o tipo de trabalho que realizam.
Conseqüências da Insatisfação
Insatisfação dos empregados pode ser expressa de diversas maneiras: Saída - demissão Comunicação – conversar, sugestões Lealdade – espera passiva, mas otimista Negligência – boicote, absenteísmo, redução do empenho, aumento de erros
Exemplo http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11691998000100013&script=sci_arttext