XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO Josir Simeone Gomes, D.Sc. josirgomes@superig.com.br Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ Diretor da Escola de Negócios da UniverCidade - RJ Agosto de 2006
Objetivo da Apresentação Discutir com os participantes as abordagens centradas no professor e na aprendizagem ativa, com instrumentos de facilitação do aprendizado e capacitação docente
Prefácio A Curiosidade e a necessidade de conhecer tudo ao seu redor fazem com que a criança utilize a PERGUNTA como principal instrumento para descobrir o mundo.
Paulo Freire O conteúdo deveria partir daquilo que o aluno sabe. É a pedagogia da pergunta. O aluno tem que saber isto? Por que? Quando? Para que serve? E não uma pedagogia da resposta.
Métodos de Ensino Passivos Ativos Conferências Método do caso Aulas Expositivas Leituras Vídeos Ativos Método do caso Simulações Jogos Role playing
DIGA-ME E ESQUECEREI ENSINA-ME E LEMBRAREI ENVOLVA-ME E APRENDEREI DIGA-ME E ESQUECEREI ENSINA-ME E LEMBRAREI ENVOLVA-ME E APRENDEREI Paulo Freire
O Método de Estudo de Caso Objetivo: Maximizar o aprendizado através do desenvolvimento das seguintes habilidades: Analítica Tomada de Decisão Prática de Utilização de Ferramentas de Gestão Comunicação Escrita e Oral Administração de Tempo Relacionamento Interpessoal Desenvolvimento da Criatividade
DIFERENCIAL DO MÉTODO DO CASO SE APRENDE POR DESCOBERTA OS CASOS TÊM INFORMAÇÃO INCOMPLETA, COMO OCORRE NA REALIDADE A SOLUÇÃO É IRRELEVANTE O QUE IMPORTA É A DISCUSSÃO O CUSTO DO ERRO É ZERO MÍNIMO GRAU DE DEPENDÊNCIA DO INSTRUTOR
Por que usar casos? Aprender fazendo Assumir responsabilidades Testar teoria Lidar com situações complexas Obs. Em 2 anos os estudantes da Harvard Business School discutem mais de 500 casos
Papel do Instrutor Estimular a participação Formular perguntas Sintetizar os diferentes pontos de vista Resumir os pontos principais do caso Não impor sua opinião Finalizar o caso
Resolução do caso Estudo individual Discussão em pequenos grupos Discussão em sala de aula Relatório Reflexão após a discussão em sala de aula
A ampliação do conhecimento Discussão em sala Aprendizado Estudo em grupo Estudo Individual Tempo