POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL

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Transcrição da apresentação:

POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL JOANA D’ARC DE GODOY joana.godoy@gmail.com (62) 9977-0460

COMO DEVE SER A POSTURA DO/A TÉCNICO/A NA APLICAÇÃO DE MÉTODOS PARTICIPATIVOS

O MODERADOR/A É UM/A FACILITADOR/A DE PROCESSOS

POSTURA DO/A TÉCNICO/A Exploratório/a Participativo/a Criativo/a Humilde Sensível Mostrar Experiência

O QUE O/A MODERADOR/A DEVE SEMPRE LEMBRAR Tenha consciência da impressão que causa nos outros; Seja um/a especialista do método e não do conteúdo; Sempre que possível faça moderação a dois.

PAPEL DO/A MODERADOR/A Assegurar processos participativos; Ativar o potencial criativo do grupo; Facilitar passos metodológicos em busca de resultados; Assegurar que os resultados estejam o mais próximo possível de um consenso.

COMPORTAMENTO DO/A MODERADOR/A Perguntar em vez de afirmar; Acionar a comunicação, despertar a curiosidade; Tomar cuidado com a linguagem corporal; Ter consciência da suas fraquezas e fortalezas.

COMPORTAMENTO DO/A MODERADOR/A Não “lutar” contra o grupo; Priorizar os fatores que causam interferências; Atentar para os sinais não verbais; Não avaliar e nem julgar; Não se justificar. ..\..\VIDEOS\ETICA.wmv

DICAS DE CONDUTA ÉTICA Tenha sempre em mente a missão, visão e valores da instituição onde trabalha; Saiba quais são as suas atribuições; Esteja sempre comprometido/a e envolvido/a com seu trabalho.

Trate todas as pessoas com respeito Trate todas as pessoas com respeito. Assuma atitude imparcial, impessoal e com isenção; Exerça suas funções com zelo, competência e eficiência. Demonstre confiança e energia (conheça suas forças e fraquezas).

Conheça os aspectos legais dos seus direitos e deveres Seja honesto/a em qualquer situação. Não faça algo que você não possa assumir em público.

Seja tolerante e flexível Seja tolerante e flexível. Muitas ideias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Ser ético significa muitas vezes perder dinheiro, status e benefícios.

Seja assíduo e pontual. Se você se atrasar, sem justificativa, poderá perder boas oportunidades. Evite criticar os/as colegas de trabalho ou culpar um/a subordinado/a pelas costas. Se tiver que repreender alguém, faça-o em particular. Se tiver que elogiar, faça-o em público.

Evite criticar os/as colegas de trabalho ou culpar um/a subordinado/a pelas costas. Se tiver que repreender alguém, faça-o em particular. Se tiver que elogiar, faça-o em público. Ofereça apoio aos colegas. Se souber que alguém está em dificuldades, espere que a pessoa mencione o assunto e ouça-a com atenção.

Faça o que disse e/ou prometeu. Quebrar promessas é imperdoável. Aja de acordo com seus princípios e assuma suas decisões, mesmo que isso implique ficar contra a maioria. Respeite a hierarquia. A relação de trabalho é mediada por ela.

Caso trabalhe com alguém de quem não gosta, troque cumprimentos, mantenha distância e não comente a antipatia que sente. Afaste-se das fofocas e maledicências. Só o fato de prestar atenção nelas pode lhe dar a fama de fofoqueiro/a.

Reconheça os erros, mas não exagere no arrependimento nem na culpa. Dê crédito a quem merece. Não aceite elogios pelo trabalho de outra pessoa. Cedo ou tarde será reconhecido o/a autor/a da ideia e você ficará com fama de mau caráter.

Respeite a privacidade das pessoas, não mexa nos pertences dos/as colegas. O cumprimento é obrigatório tanto ao chegar quanto ao sair do seu ambiente de trabalho. Um “bom dia” dito num tom agradável e atencioso é suficiente para começar bem seu dia de trabalho.

Seja organizado/a, mantenha seu ambiente de trabalho sempre limpo. Uma boa aparência mostra o quanto a pessoa se preocupa com si mesma e com suas atividades profissionais. Ter uma aparência saudável e natural demonstra confiança.

O PRIMEIRO PASSO É TER CORAGEM PARA MUDAR!... COMECE PLANEJANDO A SUA VIDA.

MUITO OBRIGADA!!!!!