Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo 2011.2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

CPA Comissão Própria de Avaliação
FACULDADE METROPOLITANA
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Seminário de Avaliação da Faculdade de Farmácia
Planejamento geral de um curso
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Questionário de Avaliação Institucional
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SINAES: Concepções e Diretrizes
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
CPA A Comissão Própria de Avaliação está prevista na Lei nº , de
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Resolução da Avaliação Docente CPA
SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA –
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Pró-Reitoria de Planejamento
Auto-avaliação.
Auto-avaliação Institucional Auto-avaliação institucional RESULTADOS Comissão Própria de Avaliação - CPA JULHO/2010.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Auto Avaliação: Direção Coordenação Secretaria de Registro Acadêmico Departamento Financeiro Serviços de Reprografia Corpo Docente/Discente Coordenação.
C OMISSÃO P RÓPRIA DE A VALIAÇÃO Presidente: Prof. M.e Alexandre Cestari IFSP - Campus Matão Exercício Atual na CPA: 2014 – 2016 Exercício Anterior na.
Avaliação Institucional Sistemas de Informação. Avaliação Institucional - Equipe Andrea Menezes José Francisco Maíra Nascimento Raphael Barros.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
COMISSÃO 2009 Profª. Gláucia Negreiros Profª. Rosa Albuquerque Profª. Dora Vasconcelos.
O papel pedagógico do órgão gestor
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Transcrição da apresentação:

Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo

Apresentação da CPA A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é responsável pela condução do processo de avaliação institucional interna. A sua finalidade é contribuir com a avaliação externa realizada anualmente pelo MEC. Ela procura ainda, identificar as potencialidades e fragilidades da FATEPI/FAESPI, além de propor alternativas para a melhoria de qualidade destas instituições.

Objetivo Geral Implementar o processo de avaliação das faculdades FATEPI/FAESPI em caráter institucional e integrado, em sincronia com as diretrizes, critérios, estratégias e instrumentos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e em consonância com as diretrizes, princípios, padrões, indicadores e critérios definidos pelas referidas instituições no exercício de sua autonomia.

Metodologia O processo avaliativo compreende estudos, realização de entrevistas, análise documental, aplicação de instrumentos quantitativos e qualitativos e tem como foco a avaliação das diferentes dimensões institucionais: missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); a política para o ensino, pesquisa e pós-graduação; a responsabilidade social; a comunicação com a sociedade; a política de pessoal e de carreira do corpo docente e técnico-administrativo; a organização e gestão da instituição; a infra-estrutura física; o planejamento e avaliação; a política de atendimento a estudantes e egressos;

Total de Avaliações Totalizado Por Grupo Avaliador Grupo AvaliadorQuantidade Alunos da Graduação693 Alunos da Pós-Graduação96 Professores23 Técnicos3 815

Avaliação Geral dos Alunos Por Bloco Turma - BLOCO Menor SatisfaçãoMaior Satisfação Direito 8° BLOCO – T (2,73) 9º BLOCO – N (3,59) Fonoaudiologia 6º BLOCO – C (2,83) 4º BLOCO – B (3,71) Pedagogia 6º BLOCO (2,83) 8º BLOCO – A (3,66) Sistemas 6º BLOCO (2,73) 5º BLOCO (3,50)

Aluno Avalia Instituição

Aluno Avalia Instituição Totalizado por Curso

Aluno Avalia Instituição - Total por Aspecto AspectoNota Qualidade da limpeza e das instalações físicas.2,99 Atuação da CPA.2,70 Organização, qualidade e variedade dos produtos e atendimento da Cantina.2,61 Oferta de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização.2,56 Atuação da Direção Pedagógica.2,53 Organização e atendimento da Coordenação do Curso.2,45 Atuação da Direção Acadêmica.2,40 Qualidade dos serviços áudio–visuais.2,39 Apoio e serviços de Coordenadoria de Estágio e Núcleo de Apoio ao Discente/Docente.2,35 Conhecimento dos Documentos Institucionais – PDI, PPC.2,34 Infra - estrutura dos Laboratórios e/ou Clínica Escola.2,33 Sistemática de comunicação/informação da instituição ao aluno.2,29 Qualidade dos serviços de acesso à internet.2,29 Qualidade dos serviços de recepção.2,28 Infra - estrutura da sala de aula.2,27 Qualidade dos serviços do Protocolo e Secretaria Acadêmica.2,27 Adequação do suporte da Biblioteca para o desenvolvimento dos estudos individuais e em grupo.2,27 Qualidade do serviço de apoio ao aluno, disponível no site.2,13 Serviços de Ouvidoria da Instituição.2,09 Qualidade dos serviços do Setor Financeiro.1,97 2,38

Aluno Avalia Aluno

Aluno Avalia Aluno Totalizado por Curso

Aluno Avalia Aluno Total Geral AspectoNota Assiduidade.3,29 Cumprimento dos prazos estabelecidos pelo professor.3,29 Facilitador nas relações interpessoais.3,26 Satisfação da expectativa em relação ao curso.3,25 Segurança no desenvolvimento de suas atividades de aprendizagem durante a avaliação.3,21 Participação nas atividades interdisciplinares.3,18 Aproveitamento do tempo disponível em aula.3,16 Nível de compreensão dos textos ou das matérias da Disciplina3,12 Conhecimentos básicos das disciplinas anteriores para a realização desta disciplina.3,08 Motivação para os estudos diários na Disciplina.3,03 3,19

Aluno Avalia Professor

Aluno Avalia Professor Totalizado por curso

Aluno Avalia Professor Total Geral AspectoNota Evidencia domínio do conteúdo da disciplina que ministra.3,66 Esclarece sobre o significado e a importância da disciplina para o curso.3,62 Utiliza instrumentos de avaliação compatíveis com os objetivos e os conteúdos ministrados.3,61 Estabelece, de forma clara, os critérios de avaliação da disciplina.3,60 É pontual no início e término do período das aulas que ministra.3,58 Faz análise dos resultados da avaliação como oportunidade da aprendizagem e de retomada dos conteúdos.3,58 Demonstra clareza, organização e seqüência lógica nos conteúdos ministrados.3,56 Apresenta proposta de trabalho para o desenvolvimento da disciplina - Plano da Disciplina.3,55 Dinamiza a aula, promovendo atividades que estimulam a participação dos alunos.3,51 3,58

Aluno Avalia Professor Variação - Maior e Menor Nota de Professor Menor NotaMaior Nota Direito2,373,83 Fonoaudiologia2,643,84 Pedagogia3,403,92 Sistemas2,343,87

Aluno Avalia Coordenações

Aluno Avalia Coordenações Total Geral AspectoNota Apresenta liderança na área de conhecimento do curso.2,85 É responsável pela qualidade e regularidade das Avaliações desenvolvidas no curso.2,85 Vincula o curso com os anseios e desejos do mercado.2,83 É responsável pelo processo decisório do curso.2,82 Relacionamento Interpessoal com os alunos.2,78 Estimula e controla a freqüência docente.2,78 É responsável pelo engajamento de professores e alunos em programas e projetos de extensão.2,76 Satisfação da expectativa em relação ao coordenador.2,70 Estimula a iniciação científica e de pesquisa entre professores e alunos.2,69 Supervisiona as instalações físicas, laboratoriais e equipamentos do curso.2,38 2,74

Professor Avalia Instituição

Professor Avalia Instituição Totalizado por Curso

Professor Avalia Instituição - Total por Aspecto AspectoNota Atuação da CPA.3,55 Desperta nos alunos temas relacionados à inclusão social com base na Política de Responsabilidade Social da FATEPI/FAESPI.3,00 Atuação da Direção Acadêmica.2,95 Qualidade de atendimento aos docentes na Sala dos Professores.2,82 Acompanhamento Pedagógico pelo gestor do seu curso.2,77 Os indicadores de qualidade para melhoria do ensino na FATEPI/FAESPI.2,77 Estrutura das instalações físicas da Sala dos Professores.2,68 A Instituição propõe ao professor a elaboração de Projeto de Pesquisa, de Pós-graduação e extensão.2,64 Atuação da Coordenação Pedagógica.2,59 Como você avalia os Encontros Pedagógicos promovidos pela FATEPI/FAESPI?2,55 Qualidade do sistema de mecanografia (reprodução de materiais solicitados pelo Professor).2,50 Acompanhamento Pedagógico pelo Coordenador(a) Pedagógico.2,45 Considera-se a comunicação interna da FATEPI/FAESPI.2,36 A promoção de Políticas de Pessoal e de Carreira do Corpo Docente.2,00 Atuação do Departamento de Gestão de Pessoas.1,95 Atuação da Direção Financeira.1,55 2,57

BOA DIA!