Caso boo.com Sistemas de Informações Empresariais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Como organizar um, sem esquecer nada
Logística Básica Grupo 14 F Angélica Franco X1 Náyra Leite X3
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
Consultoria Empresarial
Administração Estratégica
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Os consumidores usam o preço e evidências físicas como as maiores.
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Plano de negócios [empreendimento/projeto]
Marketing para EMPREENDORES
Implementação de Sistemas
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática
Estratégia Empresarial
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Projeto Gestão da Mudança Frente: Comercial Curso: Portal SAP Distribuidores Instrutora interna: Juliana Belló.
Apresentação Institucional 2008/04
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Assessoria de Comunicação Integrada
Muito Bem ! Agora Você vai Conhecer um pouco da nossa Empresa PROVISUAL PROVISUAL PROVISUAL PROVISUAL.
Projeto de Gestão de Crise
Programa de treinamento
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Administração de e-Business
PLANO DE NEGÓCIO.
Fundamentos de Engenharia de SW
Web-Design O projeto de sistemas de e-commerce para B2B na web é vital para o sucesso de uma organização. Clientes de websites B2B devem tomar decisões.
INTRODUÇÃO A empresa GEOService tem o seu core business em sistemas de localização geográfica. GeoMED é o primeiro produto da empresa com foco no seguimento.
Repensando a Logística
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Introdução Ao Marketing
FUNDAMENTOS DO MARKETING
Novos modelos de negócios
Apresentação de Projeto
TI em Foco Grupo: Tiago Albuquerque, Werbert Sena.
Cadeia de Valor.
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Toda e qualquer empresa possui objetivos estratégicos e permanentes. A área de comunicação também possui alguns objetivos que.
Logística Planejamento e Programação Logística
Planejamento Estratégico
Seminário Avançado - Eletiva A
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
ESTRATÉGIA LOGÍSTICA sucessos e fracassos
História Primeira operadora a ter presença nacional, a TIM Brasil, subsidiária do Grupo Telecom Italia, trabalha com foco em inovação e qualidade,
Desenvolvimento de Novos Produtos e Marca
9- COMÉRCIO ELETRÔNICO 9.1- Comércio eletrônico Conceitos relacionados e-procurement: compra de suprimentos na internet, utilizando seus recursos.
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
Apresentação 2015 v1.0.
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Introdução ao Comércio Eletrônico.
Estratégia Empresarial
 ComprasFácil Novo Ambiente Organizacional. Desenvolvimento  Integrantes Bruno Machado Santos João Gustavo Mattos Lucas Gaio Thiago Nascimento.
Carlos Freire Marketing Digital. Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital. Marketing Digital Ações estratégicas As campanhas de marketing digital.
Marketing de Relacionamento
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
Introdução à Administração
Publicidade e Propaganda Carlos Freire – Segmento de Mercado Segmento vem de seção, fração, fatia. Não vem do verbo seguir. NÃO É SEGUIMENTO!
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
6 Idéias Para Ganhar Dinheiro Top Marketing Total.
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
Profª. Josilene Ribeiro. Planejamento de Marketing O planejamento de marketing não é uma ação isolada. É um processo composto por várias etapas e que.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 4. SIG Marketing e Vendas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Caso boo.com Sistemas de Informações Empresariais Prof. Antonio Carlos C. Mattos FGV – CEAG Caso boo.com Juliana Errerias Ribeiro Matrícula: 154559

Roteiro Principal Problema Histórico da Empresa Histórico do Problema Solução do Problema Situação Atual

1. Principal Problema O principal problema na idealização do website Boo.com foi ambicionar um projeto tão revolucionário, inovador e de alcance mundial sem considerar as limitações tecnológicas naquele momento e sem ter pessoas experientes para administrar um negócio de tal dimensão. O que acarretou outros problemas: Atraso no lançamento do site Acesso lento e limitado, difícil de navegar Conseqüente desinteresse do público Descumprimento de prazos Retorno financeiro muito abaixo das expectativas

2. Histórico da Empresa Os idealizadores da Boo.com vieram de uma bem sucedida criação de uma empresa de comércio eletrônico de livros, que acabou se tornando a terceira maior do ramo, perdendo apenas para a Amazon.com e Barnes&Noble.com. Este idealizadores, unidos a um banqueiro especializado em investimentos, desenvolveram um ambicioso plano para a nova companhia. Obtiveram o apoio financeiro da J. P. Morgan & Co, atraída pelo sucesso anterior dos fundadores e pela atrativa lucratividade estimada. Na seqüência a Morgan encontrou outros investidores para apoiá-la nesta empreitada.

2. Histórico da Empresa Com o plano desenvolvido e os investimentos obtidos a empresa definiu a data de maio de 1999 para lançar o seu website. A proposta inicialmente era operar nos Estados Unidos e em mais 5 países da Europa, mas rapidamente expandiu as operações para um total de 18 países. A Boo.com tinha uma estratégia diferenciada dos demais websites. O público-alvo definido foi o ”cash-rich, time-poor ” - pessoas com alto poder aquisitivo, que tenham pouco tempo disponível para fazer compras Assim, os produtos seriam oferecidos sem descontos, com preços próximos ao do varejo tradicional – diferente da maioria dos sites.

2. Histórico da Empresa Outra característica era oferecer marcas reconhecidas, como Adidas, Fila, Vans, Cosmic Girl, Donna Karan, entre outras. Uma das inovações tecnológicas era oferecer a melhor visualização dos produtos: visão 360º, permitindo ver o produto em qualquer ângulo; zoom para detalhes; procura por cor, marca, preço e estilo. Oferecia uma consultora virtual para auxiliara na escolha Prometia um sistema rápido de entregas e cálculo de taxas específicas para 18 países onde atuaria. Baseada nessa estratégia, a Boo.com pretendia ser um site de vanguarda, ter repercussão global e se tornar formador de opinião em sua área de atuação.

3. Histórico do Problema Idealizado o projeto audacioso da Boo.com, os problemas começaram a se tornar evidentes próximo a primeira previsão de data para lançamento do website e se intensificou a cada adiamento do tão esperado lançamento. A empresa pretendia desenvolver uma complexa plataforma na Internet e um sistema de entrega e relacionamento com os clientes de amplo alcance - proposta pioneira no mercado. Querer ser tão inovador contribuiu para os atrasos e para a dificuldade em se alcançar os objetivos iniciais.

3. Histórico do Problema O desalinhamento interno da empresa gerou atrasos e problemas para o lançamento do projeto, como: Publicidade de pré-lançamento do Boo.com realizada muito antes do efetivo lançamento, gerando a expectativa e a demanda, mas ainda fora de atividade – o que causou frustração e queda de interesse para alguns consumidores. Contratação de funcionários e aluguel de estruturas que ficaram ociosas aguardando o lançamento.

3. Histórico do Problema Outras ações ou a falta delas também comprometeram o sucesso da Boo.com: Falta de acompanhamento do Staff (pessoas despreparadas e, gastos excessivos e desnecessários); Falta de entendimento sobre o mercado-alvo (98% dos EUA e 99% da Europa não possuíam Internet rápida na época e por isso tiveram dificuldade em acessar o website carregado de recursos visuais); Falta de um plano de lançamento em etapas, onde se colocasse o website no ar e o evoluísse aos poucos ao invés da ambição de colocá-lo totalmente pronto, como nova tecnologia e recursos, logo no primeiro instante; Busca de atuação em muitos países simultaneamente sem a infra-estrutura administrativa necessária, nem avaliação da demanda em cada país.

3. Histórico do Problema Mas o grande problema veio no lançamento, quando não foram antecipados os possíveis, ou melhor, prováveis problemas a serem enfrentados: A dificuldade dos clientes em navegar na loja virtual (cliente não conseguia efetuar a compra de um produto, entre 4 tentativas de compra apenas 1 era bem sucedida); Dificuldade de conexão (40% dos usuários não conseguiam) e a lentidão do acesso, ocasionados pela complexidade do sistema (visão dos produtos em 3D, rotação em 360º, atendente virtual, entre outros recursos); Sistema limitado a usuários de PCs Isso resultou em rejeição por parte de muitos clientes degradando a imagem da empresa e comprometendo suas vendas.

4. Solução do Problema O problema foi resolvido através da venda do que restou da empresa para a FashionMall.com, após rígidos cortes de custo - basicamente a marca, o endereço na Internet, o conteúdo online e materiais de propaganda. E outra empresa,a Bright Station PLC, comprou o software para aproveitar o suporte multilingüe para outros negócios.

4. Solução do Problema A Boo.com foi relançada em Outubro de 2000, como uma seção da FashionMall.com, em uma versão muito menos ambiciosa que a original. Como um portal que apenas direciona os clientes para websites de produtos e com uma interface bem mais leve, com menos recursos visuais, a Boo.com abriu mão de inventário e distribuição própria, focando-se em um segmento bem definido, jovens de classe média-alta e alta, de forma a atuar como intermediário / facilitador apenas.

5. Situação Atual A empresa hoje faz parte do portal de moda Fashionmall.com que reúne itens de beleza, comidas e vinhos, roupas íntimas, vestuário infantil, sapatos, jóias, moda jovem, entre outros.

5. Situação Atual Dentro do portal a Boo.com foi integrada como uma área onde se comercializa itens como moda masculina e feminina e óculos de sol. Nesta área pode-se optar por comprar ou buscar por marcas ou por departamentos.

5. Situação Atual Hoje a Boo.com oferece um sistema mais simples de compra e navegação, mostrando algumas categorias de produto agrupadas por marcas de forma a facilitar a compra. No entanto, este agrupamentos servem só para direcionar os clientes para as páginas específicas de cada marca ou produto. Ou seja, não conseguiu manter nada do que foi idealizado no seu projeto inicial.

Obrigada! Juliana Errerias Ribeiro Matrícula: 154559