E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Pedagogia da pesquisa-ação
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Laboratório de Ensino de Química 1
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Curso de Docência Universitária
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Perfil do Profissional
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Flexibilização Curricular
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
FORMAÇÃO CONTINUADA II
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Ensino Médio e Educação Profissional
Política Educacional Brasileira
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
O papel do Estagio na Formação de Professores
Docência universitária: repensando a aula
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Custos da disciplina de Psicologia no Ensino Secundário Lecionar a Psicologia em Portugal: Um papel para os Psicólogos Painel OPP Gabinete de Estudos Vítor.
Transcrição da apresentação:

E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o ensino.

À didática cabe: Converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino; Selecionar conteúdos e métodos em função dos objetivos de ensino; Estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades dos alunos.

A didática se divide em: Didática geral – estuda os princípios, as normas e as técnicas que devem regular qualquer tipo de ensino, para qualquer tipo de aluno. Ela nos dá uma visão geral da atividade docente.

Didática especial – estuda os aspectos científicos de uma determinada disciplina ou faixa de escolaridade. Analisa os problemas e as dificuldades que o ensino de cada disciplina apresenta e organiza os meios e as sugestões para resolvê-los. Assim, temos as didáticas especiais das línguas (inglês, espanhol etc.), as didáticas especiais das ciências (física, química etc.).

Ensinar e aprender no Ensino Superior O professor universitário precisa substituir a ênfase no ensino pela ênfase na aprendizagem.

Quando falamos em aprendizagem, estamos nos referindo ao desenvolvimento de uma pessoa, nos diversos aspectos de sua personalidade: Desenvolvimento de suas capacidades intelectuais – de pensar, de raciocinar de refletir, de buscar informações, de analisar de criticar, de argumentar, de pesquisar e de produzir conhecimento;

Desenvolvimento de habilidades humanas e profissionais que se esperam de um profissional atualizado – trabalhar em equipe, buscar novas informações, conhecer fontes e pesquisas, dialogar com profissionais de outras especialidades dentro de sua área e com profissionais de outras áreas que se complementam para realização de projetos ou atividades em conjunto, comunicar-se em pequenos e grandes grupos, apresentar trabalhos;

Desenvolvimento de atitudes e valores integrantes a vida profissional – a importância da formação continuada; a busca de soluções técnicas que contemplem o contexto da população, do meio ambiente e das necessidades da comunidade; as condições culturais, políticas e econômicas da sociedade, os princípios éticos na condução de sua atividade profissional.

A ênfase na aprendizagem no Ensino Superior alterará o papel dos participantes do processo ensino-aprendizagem: Quanto ao universitário – cabe o papel central de sujeito que exerce ações necessárias para que aconteça sua aprendizagem (buscar as informações, trabalhá-las, produzir conhecimento, adquirir habilidades, mudar atitudes e adquirir valores).

Quanto ao professor universitário – terá substituído seu papel de transmissor de conhecimentos para o de mediador pedagógico ou de orientador do processo ensino-aprendizagem de seus alunos.

Características da aprendizagem no Ensino Superior

Segundo Masetto (2003, p. 85-88), a aprendizagem universitária pressupõe por parte do universitário: Aquisição e domínio de um conjunto de conhecimentos, métodos e técnicas científicas de forma crítica;

Iniciativa para buscar informações, relacioná-las, conhecer e analisar várias teorias e autores sobre determinado assunto, compará-las, discutir sua aplicação em situações reais com as possíveis conseqüências para a sociedade;

Autonomia na aquisição dos conhecimentos, desenvolvendo sua capacidade de reflexão e a realização de uma formação continuada que se prolongará por toda a vida.

Finalidades da universidade no contexto atual

As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão, de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:

I – PRODUÇÃO INTELECTUAL INSTITUCIONALIZADA MEDIANTE O ESTUDO SISTEMÁTICO DOS TEMAS E PROBLEMAS MAIS RELEVANTES, TANTO DO PONTO DE VISTA CIENTÍFICO E CULTURAL QUANTO REGIONAL E NACIONAL; II – UM TERÇO DO CORPO DOCENTE, PELO MENOS, COM TITULAÇÃO ACADÊMICA DE MESTRADO OU DOUTORADO; III – UM TERÇO DO CORPO DOCENTE EM REGIME DE TEMPO INTEGRAL. (LDB, art. 52).

Instituições de Ensino Superior: os diversos locais de trabalho dos professores

A lei de Diretrizes e Bases admite uma variedade de tipos de instituições de Ensino Superior: Universidades; centro universitário; faculdades integradas; institutos ou escolas superiores.

Seleção e carreira do magistério superior

A seleção para o magistério superior é feita de diferentes maneiras, atendendo às exigências de elevar a qualidade do ensino: Por concurso de provas e títulos; por concurso de títulos; por convite; por convocação em jornais.

Na carreira do magistério superior, temos as seguintes categorias de professores: Professor titular – com título de doutor; Professor adjunto – com título de doutor ou mestre; Professor assistente – com título de mestre; Professor auxiliar – com título de especialista ou cursando mestrado.

Temos também nas universidades, principalmente públicas: Professor visitante – professor de outra instituição de Ensino Superior, nacional ou estrangeira, que se propõe a fazer determinados estudos; Professor convidado – professor renomado, que seria convidado por determinado tempo, a fim de orientar pesquisas ou ministrar cursos regulares ou especiais, assistidos por professores titulares, adjuntos e assistentes.