MAPA MENTAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
Informática na Educação
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Universidade sem Fronteiras
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
O QUE SABER – PLANEJAMENTO
Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
MAPA MENTAL.
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
MAPA MENTAL.
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino a distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
ETAPAS DO PLANEJAMENTO
Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
1 SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
OBJETIVOS Agora o assunto a ser tratado são os objetivos. Você sabe o que é um objetivo, certo? Vejamos a definição do dicionário Houaiss: “aquilo.
MAPA MENTAL.
CONTEÚDOS O próximo passo seria falar de conteúdos. Mas, dada a importância que os conteúdos apresentam na metodologia do SESI Lazer Ativo, eles serão.
Administração Organizacional
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Técnicas de Negociação
Questionário de Avaliação Institucional
Gerenciamento do Escopo
Capítulo 6 Organização.
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
Construtivismo em Sala de Aula
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Avaliação da Reunião Mediúnica Avaliação da Reunião Mediúnica
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
4 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
IF696 - Integração de Dados e DW
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Gerenciamento de Sala de Aula
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Termo de Terminalidade
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

MAPA MENTAL

PLANEJAMENTO NO SESI LAZER ATIVO Os temas abordados no capítulo de Planejamento no SESI Lazer Ativo permitirão que você conheça os principais conceitos sobre planejamento e seja capaz de implantar em sua rotina uma nova metodologia (dimensões dos conteúdos). Nesta aula você conhecerá a Metodologia das Dimensões dos Conteúdos.

METODOLOGIA DA DIMENSÃO DOS CONTEÚDOS Você recorda-se do quadro que vimos na aula anterior, certo? É este que está abaixo. Na aula de hoje você aprenderá sobre as três dimensões dos conteúdos, indicadas no centro do quadro pela seta vermelha: Análise da Realidade Diagnóstico Definição de Objetivos Gerais de Aprendizagem Conteúdos Conceituais Procedimentais Atitudinais Metodologia Estratégias Avaliação da Aprendizagem

METODOLOGIA DA DIMENSÃO DOS CONTEÚDOS Como pudemos ver no final da aula anterior, os conteúdos serão abordados em separado das demais etapas do planejamento pois a metodologia proposta no SESI Lazer Ativo está apoiada em uma forma bastante específica de entender os conteúdos. Portanto, agora veremos esta forma de entender os conteúdos.

METODOLOGIA DA DIMENSÃO DOS CONTEÚDOS O primeiro passo é alinhar nossa compreensão de conteúdo. Portanto, pergunta-se: o que é um conteúdo? Vejamos a definição dada por três pesquisadores respeitados: o brasileiro José Carlos Libâneo e os espanhóis Antoni Zabala e César Coll. Após cada definição, destacaremos os pontos principais presentes e suas implicações ao SESI Lazer Ativo.

CONTEÚDOS “o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida.” Libâneo (1991, p. 128) José Carlos Libâneo

CONTEÚDOS Começando pela definição de Libâneo, destacamos seus pontos principais: Conteúdos são um conjunto de conhecimentos, habilidades, modos valorativos e atitudinais Estes conhecimentos, habilidades, modos valorativos e atitudinais estão relacionados à vida cotidiana Conteúdos são organizados em termos pedagógicos e didáticos para serem assimilados pelos alunos

Como isso se aplica ao SESI Lazer Ativo? CONTEÚDOS Como isso se aplica ao SESI Lazer Ativo? Os conteúdos presentes nos planejamentos são um conjunto de conhecimentos, habilidades, modos valorativos e atitudinais sobre estilo de vida ativo Estes conhecimentos, habilidades, modos valorativos e atitudinais estão totalmente relacionados à vida cotidiana dos trabalhadores Os conteúdos precisam estar organizados em todas as intervenções do SESI para serem assimilados pelos trabalhadores / alunos

CONTEÚDOS “tudo quanto se tem que aprender para alcançar determinados objetivos que não apenas abrangem as capacidades cognitivas, como também incluem as demais capacidades (...) motoras, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social.” Zabala (1998, p. 30) Antoni Zabala

CONTEÚDOS Quanto à definição de Zabala, destacamos os seguintes aspectos: Conteúdo é aquilo que deve ser aprendido para que os objetivos do processo de ensino-aprendizagem sejam atingidos Há, portanto, profunda relação entre objetivos e conteúdos Conteúdos envolvem capacidades cognitivas, motoras, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social

Como isso se aplica ao SESI Lazer Ativo? CONTEÚDOS Como isso se aplica ao SESI Lazer Ativo? Os objetivos do SESI no que se refere ao estilo de vida ativo do trabalhador e seus dependentes serão atingidos se os conteúdos forem assimilados pelos trabalhadores O trabalho com os conteúdos nas intervenções do SESI precisa envolver o desenvolvimento de capacidades cognitivas, motoras, afetivas e de relações sociais

Capacitação de professores / SESI DR SP CONTEÚDOS “conjunto de conhecimentos ou formas culturais cuja assimilação e apropriação pelos alunos e alunas é considerada essencial para o seu desenvolvimento e socialização.” Coll et all., 2000 César Coll ECOS - Educação Corporal e Saúde

CONTEÚDOS Finalmente a definição de Coll, na qual destacamos os seguintes aspectos: Conteúdos são um conjunto de conhecimentos e formas culturais (ou manifestações da cultura) O desenvolvimento e a socialização dos alunos estão relacionados à assimilação dos conteúdos

Como isso se aplica ao SESI Lazer Ativo? CONTEÚDOS Como isso se aplica ao SESI Lazer Ativo? Os conteúdos presentes nos planejamentos são um conjunto de conhecimentos e manifestações da cultura (esportiva, lúdica, corporal, de estilo de vida ativo) O trabalho com os conteúdos nas intervenções do SESI interfere diretamente no desenvolvimento e na socialização dos trabalhadores

Capacitação de professores / SESI DR SP CONTEÚDOS Agora que nossa compreensão de conteúdos está alinhada, e sabemos que conteúdos são conhecimentos, habilidades, valores e atitudes cuja assimilação gera impactos importantes na socialização e no desenvolvimento dos trabalhadores, cabe perguntar: Quais conteúdos o SESI Lazer Ativo desenvolverá junto aos trabalhadores? ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP CONTEÚDOS Pentáculo do Bem Estar SESI Os conteúdos que o SESI Lazer Ativo desenvolverá junto aos trabalhadores são aqueles retirados dos temas do Pentáculo do Bem Estar: Alimentação Saudável, Atividade Física, Comportamento Preventivo, Gerenciamento do Estresse, Relacionamentos Saudáveis. ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP CONTEÚDOS Portanto, trata-se de definir o que podemos ensinar, durante nossas intervenções junto aos trabalhadores, sobre: Comportamento Preventivo Atividade Física Gerenciamento do Estresse Alimentação Saudável Relacionamentos Saudáveis ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP CONTEÚDOS No entanto, além dos temas do Pentáculo do Bem Estar, há mais um aspecto a ser considerado para a delimitação dos conteúdos desenvolvidos pelo SESI Lazer Ativo: a metodologia proposta baseia-se em uma classificação didática de conteúdos criada pelos pesquisadores espanhóis que citamos anteriormente, Coll e Zabala. É o que veremos a seguir. ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP CONTEÚDOS Começaremos conhecendo um pouco mais sobre Coll e Zabala, docentes e pesquisadores espanhóis, dois dos mais importantes nomes da reforma educacional ocorrida naquele país. Antoni Zabala César Coll ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP CONTEÚDOS Reconhecidos por sua competência, foram convidados pelo Ministério da Educação brasileiro a exercerem papel de consultores na elaboração dos chamados Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), documentos oficiais lançados no final da década de 1990 cuja finalidade era oferecer diretrizes para a reorganização dos currículos escolares em todo Brasil. (http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf) ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS Procedimental Atitudinal Conceitual Basicamente, Coll e Zabala sugerem uma forma didática de classificar os conteúdos de ensino, organizando-os em três tipos, ou dimensões: ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS Procedimental Atitudinal Conceitual Um tipo de conteúdo que trata do saber fazer; Um tipo de conteúdo que trata do saber; Um tipo de conteúdo que trata do ser e conviver. ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS De forma geral, cada dimensão pode ser resumida em uma pergunta específica: Conceitual O que o aluno deve saber? Procedimental O que o aluno deve saber fazer? Atitudinal Como o aluno deve ser / conviver? ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS Embora a classificação original tenha sido criada para processos de ensino formais (aqueles ocorridos nas escolas), sua originalidade e as possibilidades de organização dos conteúdos a serem ensinados são tão marcantes que tem sido empregada em novos contextos. É exatamente o que a metodologia do SESI Lazer Ativo propõe: usar a classificação dos conteúdos em dimensões para organizar o que será ensinado aos trabalhadores! ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS No SESI Lazer Ativo, as dimensões podem ser resumidas assim: Conceitual O que o trabalhador deve saber sobre estilo de vida ativo? Procedimental O que o trabalhador deve saber fazer sobre estilo de vida ativo? Atitudinal Como o trabalhador deve se comportar em relação a estilo de vida ativo? ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS Vejamos com mais detalhes cada dimensão: Conceitual: Os conteúdos conceituais são aqueles focados em conhecimentos como dados, fatos, teorias e conceitos. Trata-se de um saber sobre determinado assunto. No caso do SESI Lazer Ativo, um saber sobre estilo de vida ativo. ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP DIMENSÃO CONCEITUAL No SESI Lazer Ativo, o saber sobre estilo de vida ativo significa que os trabalhadores podem aprender, por exemplo: Fatos e dados sobre comportamento preventivo Principais exames médicos preventivos, formas de prevenção à DST/AIDS, riscos do abuso de álcool etc; Fatos e dados sobre alimentação saudável Tipos de nutrientes, função no organismo, em quais alimentos encontramos vitaminas e minerais etc; ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP DIMENSÃO CONCEITUAL Outros exemplos possíveis do saber sobre estilo de vida ativo no SESI Lazer Ativo: Conceitos sobre atividade física Conceito de estresse como quebra da homeostase, relação entre resiliência e qualidade de vida etc; Conceitos sobre gerenciamento do estresse Importância da AF, relação entre frequência cardíaca e nível de esforço, conceito do alongamento etc; ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP DIMENSÃO PROCEDIMENTAL Os conteúdos procedimentais são aqueles focados em conhecimentos como habilidades (motoras, sociais etc), técnicas de execução, formas de movimentação, procedimentos. Trata-se de um saber fazer sobre determinado assunto. No caso do SESI Lazer Ativo, um saber fazer sobre estilo de vida ativo. ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP DIMENSÃO PROCEDIMENTAL No SESI Lazer Ativo, o saber fazer sobre estilo de vida ativo significa que os trabalhadores podem aprender, por exemplo: Práticas de gerenciamento do estresse Exercícios de comunicação verbal e não verbal, criação de rede de contatos etc; Habilidades e procedimentos de relacionamento interpessoal Realização de práticas de relaxamento e massagem para gerenciamento do estresse etc; ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP DIMENSÃO PROCEDIMENTAL Outros exemplos possíveis do saber fazer sobre estilo de vida ativo no SESI Lazer Ativo: Técnicas de execução de exercícios Praticar os comportamentos preventivos de forma cotidiana (exames, tabagismo, álcool, AIDS, uso de equipamentos etc; Procedimentos sobre comportamento preventivo Forma correta de alongar vários grupos musculares, realização de atividades físicas, técnicas de respiração etc; ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP DIMENSÃO ATITUDINAL Os conteúdos atitudinais são aqueles focados em conhecimentos como valores humanos (respeito, amizade, paciência, cooperação etc), atitudes (comprometimento, empenho etc), padrões de comportamento. Trata-se de um ser, conviver ou comportar-se sobre determinado assunto. No caso do SESI Lazer Ativo, um ser, conviver ou comportar-se em relação a estilo de vida ativo. ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP DIMENSÃO ATITUDINAL No SESI Lazer Ativo, o ser, conviver ou comportar-se em relação a estilo de vida ativo significa que os trabalhadores podem aprender, por exemplo: Atitudes em relação a alimentação saudável Atitude positiva para com o exercício cotidiano dos comportamentos preventivos etc; Comprometimento e empenho para incluir nutrientes diversificados em sua alimentação, para o controle de ingesta e gasto calóricos etc; Atitudes em relação a comportamentos preventivos ECOS - Educação Corporal e Saúde

Capacitação de professores / SESI DR SP DIMENSÃO ATITUDINAL Outros exemplos possíveis do ser, conviver ou comportar-se em relação a estilo de vida ativo no SESI Lazer Ativo: Comprometimento no gerenciamento do estresse Padrões de comportamento nos relacionamentos interpessoais Comprometimento e empenho para realizar práticas de gerenciamento do estresse etc; Valores humanos, ética etc; ECOS - Educação Corporal e Saúde