QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
GINÁSTICA Prof. José Luís Mendes.
ESCALADA, TÉCNICAS VERTICAIS E MONTANHISMO.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O Aluno a Distância.
O QUE SABER – PLANEJAMENTO
MAPA MENTAL.
Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino a distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
1 SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
OBJETIVOS Agora o assunto a ser tratado são os objetivos. Você sabe o que é um objetivo, certo? Vejamos a definição do dicionário Houaiss: “aquilo.
CONTEÚDOS O próximo passo seria falar de conteúdos. Mas, dada a importância que os conteúdos apresentam na metodologia do SESI Lazer Ativo, eles serão.
1 PARÂMETROS PARA ESCOLHA E DICAS DE APLICAÇÃO Alguns parâmetros que você deve sempre considerar ao escolher Jogos Cooperativos, seja criando novos jogos,
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
ERGONOMIA Vem das palavras gregas “ergos” = trabalho e “nomos” = estudo de, ou leis naturais de. Objetivos Aumentar a eficiência do trabalho humano Reduzir.
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A DIMENSÃO MOTORA.
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
SENAC - RJ Aula - 5 Professor Eduardo Borges - -
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
Exercícios no frio e na chuva (04/05)
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
Planejamento de Tutoria
Formas de Interação.
Professora: Camila G. Peres
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Gabinete De Mediação Escolar
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Apostila de Ordem Unida Básica
TEORIA MUSICAL Iniciante
Ginástica Geral.
Gerente do Programa educação para e pelo lazer
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
EIXO 4 TECNOLOGIA ASSISTIVA PROMOVENDO A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL O USO DO TREINAMENTO DE PAIS COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA.
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Gestão Estratégica de Pessoas
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
NADO CRAWL.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
Elementos do plano de aula
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6º Ano Dança e Luta: Sequências coreográficas.
ALONGAMENTO.
A atividade física faz parte da natureza humana, com dimensões biológica e cultural. A prática de atividades físicas pode beneficiar todas as pessoas (jovens.
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA? A questão apresentada anteriormente é de fundamental importância! Afinal, a proposição de dinâmicas lúdicas (jogos) com estrutura cooperativa inseridas nas sessões do SESI Ginástica na Empresa deve estar alinhada com as demais intervenções planejadas junto aos trabalhadores. Os Jogos Cooperativos podem contribuir, e muito, com o SESI Ginástica na Empresa. Vejamos, a seguir, alguns dos benefícios!

QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA? 1º conjunto de benefícios Jogos Cooperativos desenvolvendo conteúdos procedimentais, incentivando o saber fazer (o trabalho corporal e o movimento em si) nas organizações. Jogos desenvolvendo: habilidades motoras (saltar, saltitar, passar, rebater, girar, agarrar etc), movimentos com ritmos (batendo palmas e/ou pés no chão, cadenciando a movimentação de segmentos corporais), habilidades sociais de comunicação (capacidade de expressão, comunicação não-violenta, formas de interação etc).

QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA? 2º conjunto de benefícios Jogos Cooperativos desenvolvendo conteúdos conceituais, abordando o saber de fatos, dados e conceitos sobre estilo de vida ativo nas organizações. Jogos desenvolvendo: conhecimentos sobre o corpo (nomes dos músculos, nomes das articulações, fisiologia básica dos principais sistemas etc), conhecimentos sobre saúde e estilo de vida (como gerenciar o estresse, relação entre atividade física e manutenção do peso corporal, importância dos comportamentos preventivos etc).

QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA? 3º conjunto de benefícios Jogos Cooperativos desenvolvendo conteúdos atitudinais, incentivando o saber ser e conviver nas organizações. Jogos desenvolvendo: valores (respeito, amizade, paciência, solidariedade, responsabilidade etc), atitudes (positivas/construtivas), normas (padrões de conduta compartilhados pelo grupo).

QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA? Que tal um exemplo real de aplicação dos Jogos Cooperativos em sessão do SESI Ginástica na Empresa? Isso te ajudaria a visualizar melhor a utilização, certo? Então, vamos ao exemplo!

QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA? Imagine a seguinte situação: Turma com cerca de 25 alunos, homens e mulheres com média de 35 anos, operadores de linha de fabricação de produtos alimentícios em importante empresa industrial. Ao final do seu turno, após saírem das instalações fabris, têm sua sessão de ginástica em um pequeno espaço reservado. O professor planejou aulas com Jogos Cooperativos para as próximas duas semanas, e considerando o tempo de cada aula (10’) e o espaço limitado, selecionou o Jogo do Espelho para a aula seguinte. O jogo é simples, mas permite que o professor conduza os alunos/trabalhadores para o alcance de objetivos de aprendizagem relacionados a dois temas do Pentáculo do Bem Estar, e nas três dimensões dos conteúdos. Na próxima tela você verá um quadro com plano de aula e detalhes sobre o Jogo do Espelho:

JOGO DO ESPELHO Objetivos de aprendizagem Relacionamento Saudável Exercitar sua comunicação não verbal para aprimorar relacionamentos saudáveis; Empenhar-se para exercitar sua comunicação não verbal, aprimorando relacionamentos saudáveis; Identificar e localizar os grupos musculares e articulações movimentados durante o jogo; Conteúdos Relacionamento Saudável Conceitual: (não serão trabalhados conteúdos conceituais de relacionamentos nessa aula) Procedimental: Exercício da comunicação (não verbal) Atitudinal: Comprometimento para com o exercício da comunicação (não verbal) Atividade Física Conceitual: Nome dos grupos musculares e articulações movimentados Procedimental: Localização dos grupos musculares e articulações movimentados Atitudinal: (não serão trabalhados conteúdos atitudinais de atividade física nessa aula) Estratégias Aquecimento: em círculo, movimentação das articulações de cintura escapular e pélvica, com prof. identificando músculos e articulações trabalhados; Parte principal: Jogo do Espelho – em duplas, posicionados de frente um para o outro. Um será o chefe, realizando movimentos (elevação do braço D, flexionamento do joelho E, giro da cabeça para D etc) enquanto sua dupla copia sua execução. Após alguns momentos, prof. solicita que invertam suas funções. As duplas serão misturadas após alguns minutos, recomeçando o jogo com novos parceiros. Na parte final do jogo, o desafio a ser superado por todos juntos: em círculo, todos devem expressar corporalmente os temas pedidos pelo prof. – tensão, cansaço, alegria, ansiedade, raiva, relaxamento. O desafio só será considerado vencido se todos conseguirem expressar corporalmente. Volta à calma: enquanto realizam massagem de relaxamento em círculo, prof. indaga sobre nome e localização dos músculos e articulações movimentados no jogo, e sobre as possíveis facilidades e dificuldades percebidas para expressar-se sem utilizar palavras, apenas com movimentos. Diário de Bordo Registros do professor (estar especialmente atento à capacidade dos alunos em nomear e determinar localização de músculos e articulações, à capacidade dos alunos de se fazerem entender através de movimentos, e ao empenho dos alunos em exercitarem sua comunicação corporal sem preguiça ou má vontade): Outras observações do professor: