Aula 01 - Administração de Marketing Profa. Ms. Marli de Lourdes Verni 06 de março/2006
Aula 01 - Administração de Marketing marketing, em seu sentido original determina as Relações comerciais de uma instituição com sua clientela. Ele poderia ser também chamado de comercialização” (Camacho, 1983).
Aula 01 - Administração de Marketing Marketing no Sentido Atual Entre as décadas de 20 e 50 Voltado para o produto e posteriormente para preço
Aula 01 - Administração de Marketing O marketing voltado para o cliente considerado pela maioria dos autores como o marketing mais moderno especialmente a partir da Segunda Guerra Mundial, para responder à complexidade cada vez maior do capitalismo.
Aula 01 - Administração de Marketing Pouco a pouco, tomava forma o conceito básico de marketing moderno: Produzir aquilo que os consumidores desejam ou tem expectativa.
Aula 01 - Administração de Marketing No Aspecto da Comunicação Social Alterações importantes O desenvolvimento da publicidade, iniciado de modo significativo desde meados do século XIX, já indicava o esgotamento do mercado como lugar suficiente de publicização e, em seqüência, de realização das mercadorias. A passagem de uma lógica de preço para uma lógica de marca (Rubim, 1997).
Aula 01 - Administração de Marketing Pontos Básicos de Orientação do Marketing Bens e serviços orientados para o consumidor; Integração das diversas atividades da empresa para esse fim; Lucro ótimo a longo prazo.
Aula 01 - Administração de Marketing o marketing como uma engenharia que integra fatos e incorpora todas as atividades da empresa desde antes da produção e até a chegada do produto ao consumidor.
Aula 01 - Administração de Marketing Os novos conceitos hoje envolvem Marketing neural (neural marketing) Marketing etnográfico