Currículo Nuclear FMUSP. Fundamentos, Instalação e reforma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Advertisements

- REGULAMENTADO PELA RESOLUÇÃO N. 9 DE 24 DE MAIO DE DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO -DEVERÁ INCLUIR NECESSARIAMENTE.
Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Bacharelado em Sistemas de Informação
Faculdade de Ciências Médicas
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial
Programa Tutores FMUSP Estrutura e implantação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Patrícia Lacerda Bellodi*, Maria Eugenia Vanzolini,
Disciplina de Atenção Primária da Universidade de São Paulo
Estudo dos cursos oferecidos no Currículo Complementar. Disciplinas optativas da Faculdade de Medicina USP 1º e 2º semestres de CEDEM – FMUSP Centro.
XLIV Congresso Brasileiro de Educação Médica
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
GRADUAÇÃO EM SAÚDE Disciplina de Pedagogia e Didática
CURRÍCULO NUCLEAR Alessandra Rogério; Carla Ronda; Valéria Hong; Célia Fernandes; Lisia Kiehi; Adalberto Silva; Mateus Laterza; Fernanda Maluf.
Estrutura curricular. Diretrizes Curriculares Nacionais.
Estrutura e Planejamento curricular. Diretrizes Curriculares Nacionais. Joaquim Edson Vieira CEDEM – Centro de Desenvolvimento de Educação Médica “Prof.
Extensão Médica Acadêmica
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SÉCULO XX.
Reflexões sobre o internato e integração ensino-serviço Profa. Helena J. Nagy Coordenadora do internato de ginecologia O internato médico e suas perspectivas:
Desenvolvimento Docente Internato – Curso Médico
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ATIVIDADE AVALIATIVA:
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Coordenador: Prof. Dr. Rodrigo Guerra de Oliveira
FNEPAS - Oficina Regional da Grande S.Paulo - 26/04/20008
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Reforma Curricular: Princípios Gerais Centro Acadêmico Oswaldo Cruz Junho de 2014.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
Universidade Federal de Uberlândia
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA USP
Comprometimento do docente com projeto político pedagógico
Reconhecimento do curso de Psicologia
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
Perspectivas Metodológicas de Ensino na Área da Saúde.
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Quem somos? Nossos objetivos Nossas atividades Como ajudar?
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Transcrição da apresentação:

Currículo Nuclear FMUSP. Fundamentos, Instalação e reforma. Joaquim Edson Vieira CEDEM – Centro de Desenvolvimento de Educação Médica. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. © JEV 2005

Objetivos: Instalação do Currículo Nuclear. Projeto Pedagógico de 1998. Evolução do currículo nuclear. Optativas, áreas verdes, Ligas e quetais… Programa Tutoria. Quantos anos para obter o conhecimento? “Exercícios” que apontam para modelos currículos nucleares. O melhor profissional médico (!) © JEV 2005

© JEV 2005

Diretrizes Curriculares Nacionais. http://www. abem-educmed. org As Diretrizes prevêem que profissionais da medicina tenham formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano. “O médico que a FMUSP se propõe a formar é um médico com sólida formação geral, formação básica profunda, treinamento nos três níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário), elevada formação ética e humanista e apto a exercer sua profissão com responsabilidade social e competência técnica.” (Mílton de Arruda Martins) © JEV 2005

Reforma Curricular Faculdade de Medicina da USP O currículo de 1998 tem como objetivos específicos: Contato com a profissão medicina, a comunidade e o paciente desde o primeiro semestre. Discipl. Introdução à Medicina e suas Especialidades. Discipl. Atenção Primária em Saúde. Conteúdos humanísticos e de responsabilidade social. Bases Humanísticas, Cidadania, Bioética. Programa Tutoria FMUSP. © JEV 2005

Reforma Curricular Faculdade de Medicina da USP O currículo de 1998 tem como objetivos específicos: Integração dos conteúdos das áreas básicas com áreas clínicas. Propostas de revisões e seminários durante Internato com fisiologistas e farmacologistas. Treinamento no auto-aprendizado (aprender a aprender). Aprendizado baseado em problemas (PBL): adaptado. Disciplinas em Semiologia e Propedêutica – Clínica Médica © JEV 2005

Reforma Curricular Faculdade de Medicina da USP O currículo de 1998 tem como objetivos específicos: Treinamento nas áreas gerais e em cuidados primários, secundários e terciários. HU é secundário, HC é terciário. Distrito Saúde Escola do Butantã (USP-SM Saúde): primário. Atividades optativas com ênfase na Iniciação Científica, Treinamento Profissional e Serviços à Comunidade. Programas de IC, Prática Profissional, Ligas. © JEV 2005

Reforma Curricular Faculdade de Medicina da USP Levantamentos (entrevistas com alunos) – 70% do tempo: Seminários, oficinas e conferências em 1995 e 1996. Departamentos e Congregações da FM, ICB, IQ e IB em 1996. Filosofia educacional (Docto s/d Diretoria FM-CEDEM): Resposta à crescente sobrecarga de informações; Resgate de docentes pouco envolvidos com atual graduação; Aprimoramento métodos pedagógicos; Identificação do aluno – recuperar relação professor-aluno; Implementação do auto-aprendizado – atividades eletivas © JEV 2005

Reforma Curricular Faculdade de Medicina da USP Área Nuclear (disciplinas obrigatórias), corresponde(ria), do primeiro ao quarto ano, a 70 a 75% das atividades – 7 períodos da semana. Área Complementar (disciplinas optativas), corresponde(ria) até 30% - 3 períodos semanais. “Áreas verdes” incluídas. 5 CRÉDITOS POR SEMESTRE [II ao VIII Semestre] “Evolução” entre 1998 a 2005. © JEV 2005

Faculdade de Medicina da USP. Disciplinas optativas 1998 SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA ANO SEM. M T 1 B A 2 3 4 © JEV 2005

Faculdade de Medicina da USP. Disciplinas optativas 2005 SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA ANO SEM. M T 1 X 2 A B 3 4 © JEV 2005

Currículo Nuclear Modelos © JEV 2005

Currículo Nuclear Modelos Modelo adotado na FMUSP © JEV 2005

Atividades Optativas (ou Eletivas) 2 a 4 créditos Pesquisa Científica em Medicina Iniciação Científica Introdução Profissional à Prática Médica Estágios em Atividades Assistenciais Ligas CAOC-DC Introdução ao Ensino Médico Atividades de Monitoria Disciplinas Optativas Propriamente Ditas. Extensão de Serviços à Comunidade. Bandeira Científica Boletim Arroba e Vírgula no 2, novembro/2003 http://www.fm.usp.br/cedem/ Períodos Protegidos na Grade Horária OU Livres - CAOC © JEV 2005

Pesquisa Científica em Medicina - PCM http://netsim. fm. usp Pesquisa Científica em Medicina - PCM http://netsim.fm.usp.br/pcm/ - Iniciação Científica 4 créditos Total alunos FMUSP* N=1050 2003 N=688 (65% FM) 2004 N=627 (60% FM) I semestre 270 26% FM 343 33% FM II semestre 418 40% FM 284 27% FM * Algumas matrículas podem ser dobradas (1 aluno/2 lab). © JEV 2005

48 Ligas oferecidas do 1o ao 6o anos. Ligas do Departamento Científico – CAOC http://www.dcfmusp.com.br/ 4 créditos 48 Ligas oferecidas do 1o ao 6o anos. 14 com início no 1o ano, 17 chegam até o 6o ano. 25 Ligas aceitam alunos de outros cursos. Enfermagem, Fisioterapia, Fono, Psico, Odonto, Ed.Física, Nutrição. QUANTOS ALUNOS??? Mal crônico: não há estatísticas... © JEV 2005

Optativas em Medicina http://www. fm. usp Optativas em Medicina http://www.fm.usp.br/grad-posgrad/graduacao/ 2 a 4 créditos Cardio-Pneumologia 24 Clínica Médica 22 Gastroenterologia (Clínica e Cirurgia) 21 Neurologia 19 Radiologia 13 Moléstias Infecciosas Patologia 11 Cirurgia Otorrino - Oftalmo 9 Ortopedia Pediatria 7 Medicina Legal 6 Medicina Preventiva Obstetrícia - Ginecologia 4 Psiquiatria 3 Dermatologia 2 Supradepartamenal (MSP) História Medicina Iniciação Ensino Médico Acupuntura Fisiatria 4 Pesquisa Científica Medicina 21 Introdução à Prática Profissional Médica Instituto de Ciências Biomédicas Cronobiologia Mecanismo da Micção, Ereção e Ejaculação Anatomia prática da Cabeça e Pescoço Anatomia prática Abdome, Pelve e Períneo Instituto de Biologia Estudo Molecular e Clínico de Doenças com Malformações Congênitas Genética Molecular de Doenças Neuromusculares 2 Instituto de Química Introdução à Pesquisa Científica em Bioquímica 1 TOTAL 234 © JEV 2005

Tutoria na grade da FMUSP - 2005 1 crédito © JEV 2005

Integração curricular __________________ TRANSDISCIPLINAR ____ INTERDISCIPLINAR MULTIDISCIPLINAR COMPLEMENTAÇÃO (MI – 4o ano) CONCOMITÂNCIA - CORRELAÇÃO _____ COMPARTILHAR – COOPERAÇÃO (At. Primária – 3o ano) COORDENAÇÃO TEMPORAL INSERÇÃO DE CONTEÚDOS HARMONIA ENTRE CONTEÚDOS CONSCIENTIZAÇÃO DE CONTEÚDOS (2005 - Conteúdos Humanísticos) ISOLAMENTO © JEV 2005

QUADRO – Dificuldades para disciplinas FMUSP 2004 COORDENADORES DE DISCIPLINAS 1o – 6o anos falta de espaço físico adequado falta de manequins falta de recursos em relação laboratórios de treinamento prático. falta de salas falta de salas de discussão faltam vídeos didáticos infra-estrutura local e material para realização de várias atividades material cadavérico para dissecções material de consumo / manutenção de instrumental e de equipamento: não existe orçamento tipo de doente internado / programa a ser cumprido / espaço físico no ambulatório inviabiliza aulas utilização de um texto básico adequado PRÓXIMO DIAPOSITIVO temos poucos pacientes disponíveis AINDA BEM!! PROBLEMATIZAÇÃO?? Laboratório Habilidades Clínicas © JEV 2005

Avaliação do processo – PAC FMUSP Oferta e utilização de Bibliografia - 2003 Linhas concêntricas delimitam valores de 25% a 100%. Número de disciplinas que responderam ao questionário. © JEV 2005

Avaliação do processo – PAC FMUSP 2003 © JEV 2005

Reforma Curricular Faculdade de Medicina da USP Área Nuclear (disciplinas obrigatórias), corresponde(ria), do primeiro ao quarto ano, a 70 a 75% das atividades – 7 períodos da semana. Área Complementar (disciplinas optativas), corresponde(ria) até 30% - 3 períodos semanais. “Áreas verdes”. Porque adotar um modelo com disciplinas eletivas? © JEV 2005

Quantos anos para obter conhecimentos Quantos anos para obter conhecimentos? Pesquisa com descritor “Medicine” somente para REVIEW http:www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi [English] Curso médico “padrão” com 10.000 horas. Para cada REVISÃO considerar 2 HORAS de estudo. Pub Med: 1995-2004 = 27598 artigos. ERIC (philosophy): 9801 artigos. J. Immunol – número de páginas/vol © JEV 2005

Quantos anos sobrevive o conhecimento Quantos anos sobrevive o conhecimento? Pesquisa com termos descritores na Fisiopatologia da Asma bronchospasm/asthma E inflammatory-asthma/asthma Espasmo: tratamento “único”, não controla doença = novos espasmos!! Inflamação: tratamento mantido, controla doença = melhor qualidade de vida. © JEV 2005

Disciplinas obrigatórias © JEV 2005

Reforma Curricular Resolvendo os problemas (na) da FMUSP. Primeira turma formada em 2003. AVALIAÇÕES: TESTE PROGRESSO, ESTAÇÕES CLÍNICAS. Área Nuclear (disciplinas obrigatórias) do primeiro ao quarto ano. O INTERNATO AINDA NÃO POSSIBILITA ELETIVAS. Área Complementar (disciplinas optativas): resultados de 2003. FALHAS NA OFERTA E OBJETIVOS. http://www.fm.usp.br/cedem/ [Pesquisa Curriculo Complementar] 2004-2005: Fóruns e reuniões gerais para avaliação do currículo. FÓRUNS SEMESTRAIS + 2a. REUNIÃO Reforma Curricular. http://www.usp.br/fm/cedem/index.html [Discussão Currículo Médico] © JEV 2005

Residência Médica HCFMUSP 2004-2005 Média final das provas Prova 1 – 75 testes e 10 dissertativas Prova 2 – 10 estações (modelo OSCE) Entrevista – 10% nota final USP (2004) Estadual Federal Particular 20 40 60 80 nota (USP 2003) © JEV 2005

Disc. Atenção Primária em Saúde Disc. Atenção Primária em Saúde. Distrito de Saúde Escola do Butantã - USP. Primeiro ano (2004, 2005): Um período semanal de atividades, anual (160 horas). Acompanharão as atividades dos Agentes Comunitários de Saúde. Realizando visitas domiciliares e o diagnóstico de saúde da comunidade. Terceiro ano (2005): Um período semanal de atividades, semestral (80 horas). Acompanharão as atividades da Equipe de Saúde da Família. Planejamento da UBS e do trabalho da ESF. Quinto ano: Um período semanal de atividades, anual (192 horas). Atendimento como médicos de família em treinamento sob supervisão. SEGUIMENTO DA COMUNIDADE, FAMÍLIAS, PACIENTE. HISTÓRIA SOCIAL DA DOENÇA. © JEV 2005

© JEV 2005

Administração e gerenciamento. Educação permanente. O MELHOR PROFISSIONAL MÉDICO! Artigo 4o - Diretrizes Curriculares Nacionais Competências e habilidades gerais Atenção à saúde. Promoção, proteção, prevenção, reabilitação. Individual e coletivo. Tomada de decisões. Uso, eficácia e custo-efetividade. Comunicação. Liderança. Administração e gerenciamento. Educação permanente. © JEV 2005

HARVARD MEDICAL SCHOOL Two Main Principles Learning is enhanced when learners actively participate in setting educational goals Feedback is necessary for learning √ a knowledge base characterized by     • breadth • depth • flexibility √ skills in the acquisition and use of knowledge with a commitment to life-long learning √ sensitivity to the world of the patient Goals: have students acquire — Pedagogical conflict: HOW vs WHAT to think Janet Palmer Hafler, Ed.D. Director of Faculty Development Office of Educational Development © 2005 JPH

Obrigado. joaquimev@usp.br Ainda estão acordados?!? Obrigado. joaquimev@usp.br