Prof. Fernando Guridi Izquierdo Universidad Agraria de la Habana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

Prof.: ROGÉRIO ARAGÃO Bacharel e licenciado
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS BIOÉTICA E DEONTOLOGIA
DIRETRIZES CURRICULARES
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
QUÍMICA GERAL Aula 01 – Conceitos Básicos
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Educação Permanente Profa. Aline Alves de Andrade.
EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM ARBORIZAÇÃO URBANA
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
ANÁLISE SENSORIAL-Definição e Histórico MÉTODOS SENSORIAIS- objetivos
O que é metodologia? Uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. A finalidade.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
1º ano BIOLOGIA CAROL 2010.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Profa Dra Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
Perguntas de Modelação
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
Nome: Alice Santos Gonçalves Prof°:Carol 1°E.M
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Laboratório de Física (4CA) ACH 4021 Cálculo para Licenciatura (4CA)
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Introdução à Engenharia Bioquímica
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
INTRODUÇÃO A interdisciplinaridade na atividade de Monitoria concilia os conceitos pertencentes aos componentes curriculares da Farmacologia em âmbito.
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Acadêmica: Adriane F. Bido 3º Semestre PET Biologia.
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação para cursar as disciplinas seguintes. Disciplina Conjunto: Exige matrícula simultânea e avaliação em separado.
Disciplinas Optativas
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2015) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Objetivos do Curso Objetivos gerais: Delineados com base na distribuição das disciplinas em subáreas nos três primeiros anos de formação do biomédico.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Disciplinas Optativas
Método de Ensino.
Faculdade Piaget - Brasil
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Documentos e Propostas legais
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Prof. Fernando Guridi Izquierdo Universidad Agraria de la Habana A contribuição da interdisciplinaridade na formação dos especialistas em ciências agrárias. Prof. Fernando Guridi Izquierdo Universidad Agraria de la Habana

Todos os seres humanos, quando nascem, têm o direito de serem educados e depois, o dever de contribuir à educação dos demais. Educar é mais do que instruir, é mais do que ensinar, é preparar o homem para a vida. José Martí (1853-1895)‏

Campos de ação (áreas de atuação) do especialista em ciências agrárias em geral. Saúde animal e vegetal. Fitotecnia ( Produção vegetal) Zootecnia (Produção animal) Economia Agrícola Irrigação e Ciências do Solo Mecanização da produção Docência.

-As disciplinas (arranjo pedagógico de um sistema de conhecimentos, habilidades, leis, procedimentos, etc, de uma área da ciência) - Pela sua função na formação do especialista são agrupadas em três categorias: a) Do exercício da profissão b) Dos campos de ação c) Básicas (específicas e gerais).

Uma adequada interdisciplinaridade deve: - Garantir interrelação entre conteúdos teóricos e práticos. - Contribuir à criação e consolidação de habilidades cognitivas. (auto-aprendizagem) - Formar convicções ético-morais (valores) que determinem uma atitude responsável no seu desempenho. - Consolidar ferramentas conceituais e metodológicas fundamentais (Possibilidade de assimilação dos câmbios tecnológicos) - Satisfazer os objetivos de cada etapa de formação.

PROBLEMAS QUE DEVE RESOLVER COMPETÊNCIAS QUE DEVE TER DEFINIÇÃO DO PROFISSIONAL PROBLEMAS QUE DEVE RESOLVER OBJETIVOS FUNÇÕES QUE VAI DESEMPENHAR COMPETÊNCIAS QUE DEVE TER

Um exemplo de possível função: - Aplicar medidas agrotécnicas para o controle da incidência de pragas em culturas de interesse alimentar. As medidas podem ser preventivas ou de emergência Supondo que fossem: a) Aplicação de produtos fitosanitários b) Utilização da policultura e/ou rotação de culturas c) Incorporação de variedades de elevada resistência (continuamos com “a”)

Quais conhecimentos deve ter? Pelo menos: - Propriedades (químicas, físicas e biológicas), modo de aplicação e preço dos produtos disponíveis no mercado. - Características biológicas da praga - Características biológicas das culturas Conclusão: Deve possuir competências profissionais em: Manejo de pragas Manejo de solos e recursos hídricos Sistemas de produção agrícola Administração de processos agrícolas

Áreas do conhecimento relacionadas: Fitotecnia geral Genética Ciências do solo Economia agrícola Saúde vegetal Agroecologia. Quais disciplinas básicas gerais fornecem os fundamentos conceituais e metodológicos?

Principalmente: Biologia (vegetal e animal) Química (incluindo à Bioquímica) Física Matemática (incluindo à Estatística)

A Química no especialista em Agronomia. Componente biótica. Metabolismo celular Composição e propriedades das biomoléculas. Transformações das biomoléculas Relações estequiométricas Características e reatividade das funções orgânicas Enzimologia Termodinâmica química Cinética química Ligações atômicas

Componente abiótica. Composição e propriedades das substâncias inorgânicas Transformações das substâncias inorgânicas Cinética química Termodinâmica química Ligações atômicas Relações estequiométricas Estrutura e propriedades dos átomos.

Caracterização dos sistemas biológicos Métodos para quantificar espécies químicas orgânicas e inorgânicas Métodos de separação e identificação de espécies químicas orgânicas e inorgânicas Características e propriedades das espécies químicas

Segundo a derivação anterior ... Alguns dos núcleos de conhecimento químico principais na formaçao do Agrônomo são (excluindo á Bioquímica): - Estrutura e propriedades dos átomos e sus ligações. - Enfoques termodinámico, cinético e quantitativo das reações químicas. - Estrutura e propriedades dos grupos funcionais orgânicos e das biomoléculas. - Métodos analíticos para separar, identificar e/ou quantificar espécies químicas inorgânicas e orgânicas de interesse biolôgico.

Além das habilidades (teóricas e práticas) próprias da Química, a formação química do Agrônomo deve criar ou estimular outras habilidades gerais desse profissional. Alguns exemplos: -Inferir conclusões teóricas apartir de dados tabelados ou representações gráficas. -Extrair, redactar e defender generalizações teóricas obtidas de observações ou avaliações práticas. -Avaliar de manera crítica as condições (objetivas e subjetivas) existentes para adopção de alternativas. -Possuir independência para adquirir novos conhecimentos e habilidades.