RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Advertisements

Apresentando.
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
A utilização da sala de informática
Área do conhecimento: Biologia
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
PROJETO DE INFORMÁTICA
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
Relato das Experiências
ESTUDO DE CASO.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
APRESENTAÇÃO DA ESCOLA SOFTWARE EDUCACIONAL APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS
RELATO DE EXPERIÊNCIA DATA:22/08/07.
Plano de Ação Pedagógica
GESTAR II PORTFÓLIO.
CONSIDERAÇÕES SOBRE APLICAÇÃO DO PROJETO “DESCOBRINDO PROFISSÕES”
O uso dos softwares nas escolas
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Pederneiras- São Paulo
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Propostas de layout Modelo 1
FRANCIONE SANTOS DE LIMA COSTA Relato de Experiências
Introdução INTRODUÇÃO
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Caracterização da Instituição
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Avaliação Diagnóstica
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
E.E. “FREI THIMÓTEO VAN DEN BROECK”
Colégio Estadual Augusto Meyer
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
Planejamento da Rotina Semanal
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
3ª Coordenadoria Regional de Educação
Divulgando a Pesquisa.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Identificação da atividade e do aluno
DIREC 22,25 e 26. SEMINÁRIO – ProInfo e TV Escola/2008.
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
PROJETO OS ANIMAIS.
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
O computador como Meio e como Fim...
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
INFORMÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POIE IRIS E GLORITA.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Softwares educacionais Vantagens softwares educacionais nas salas de aula.
EEB José Zanchett Abdon Batista – SC 5ª séries do Ensino Fundamental.
Transcrição da apresentação:

RELATO DE EXPERIÊNCIAS SEMANA 24 – ATIVIDADE 1 RELATO DE EXPERIÊNCIAS Cursista: Mariângela Bortolini

desenvolve atividades de leitura, na biblioteca. Depois há uma APRESENTAÇÃO Atendo no Laboratório turmas primeiro ao quinto ano incluindo uma turma de alunos especiais com deficiência auditiva que estão sendo alfabetizados em Libras e um aluno com deficiência mental. O Laboratório de Informática possui apenas seis computadores e atendo cada turma em dois momentos. Em virtude do número reduzido de computadores para atender todos os alunos da sala de aula ao mesmo tempo a escola organizou dois agrupamentos por turmas. Metade dos alunos participam da aula de informática, enquanto a outra metade desenvolve atividades de leitura, na biblioteca. Depois há uma inversão dos grupos.

Dessa forma os professores não participam da aula no Lied Dessa forma os professores não participam da aula no Lied. Desenvolvo meu trabalho executando as atividades planejadas com os professores auxiliando-os na processo de ensino-aprendizagem. Os alunos auditivos estão em fase de alfabetização e o trabalho desenvolvido com libras vem avançando consideravelmente e atendendo as expectativas no que diz respeito a escrita. Apresentam algumas dificuldades em relação a números(contagem).

PROPOSTA ( TUX PAINT) Desenvolvi um trabalho utilizando o software Tux Paint em três momentos com o objetivo desenvolver atividades criativas num programa de criação, edição de imagens, desenhos geométricos, permitindo alterações, colorir, apagar, incluir imagens, possibilitando a utilização de variadas ferramentas que o programa oferece.   Eles tiveram a oportunidade de interagir com um recurso muito atraente que estimula muito a criatividade e o interesse. Os recursos permitem muitas criações com aprendizados. O software possui caráter lúdicos e atrativos, tornando-se ferramentas muito importantes para prender a atenção das crianças levando-as a se concentrarem e desenvolvendo, dessa forma, atenção, percepção e memória.

REALIZAÇÃO Os alunos tiveram grande interesse em conhecer esse novo programa. A cada dificuldade pediam ajuda e também em muitos momentos buscaram alternativas e para superação de obstáculos. PRIMEIRAS PRODUÇÕES As criações foram espontâneas e os alunos trabalharam com a maioria das ferramentas com grande habilidade, o que fez que o software fosse explorado de forma diversificada. Realmente este programa trouxe grandes resultados no seu processo de ensino aprendizagem.

AVALIAÇÃO A avaliação foi através da observação das criações dos alunos, seus avanços, dificuldades e superações no trato com o programa favorecendo no processo de aprendizagem de maneira lúdica. PRODUÇÕES

CONCLUSÕES Os objetivos referentes aos momentos iniciais com o software foram obtidos e a cada nova aula com o programa pretendo direcionar o trabalho para criações específicas relacionadas ao conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula.

REFLEXÕES Percebo que o software vai ser muito usado por todos os usuários do Lied e não só pelas crianças especiais. Tive a oportunidade de trabalhar na presença da professora de Libras e ela também ficou encantada com o material e estamos já planejando outras aulas com maiores intervenções. Apresentei também ä outros professores e também acharam muito interessante. Pretendo organizar metodicamente um trabalho diversificado com o Tux Paint e outro com o Hagá Que especialmente para atender alguns alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem envolvendo, dessa forma alunos de todas as turmas da escola e para isso estarei aproveitando um período de tempo do planejamneto semanal para expor meus objetivos e apresentar o material para os professores que ainda não conhecem.