REGISTROS PÚBLICOS AULA 04 TEMA 04 PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE NOTARIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGISTROS PÚBLICOS AULA 07 TEMA: COMENTÁRIO DA PROVA DATA: 20/04/2006 PROFº: PÚBLIO BORGES ALVES WEB: FABIANA COTIAN MEIRELES.
Advertisements

NOÇÕES GERAIS DO EXTRAJUDICIAL
Direito Processual Executivo
Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A RESPONSABILIZAÇÃO DOS ADMINISTRADORES NÃO-SÓCIOS DAS SOCIEDADES LIMITADAS FRENTE AO NOVO CÓDIGO CIVIL Professora Francini.
ATA NOTARIAL É o instrumento público através do qual o notário capta, por seus sentidos, uma determinada situação, um determinado fato, e a transpõe para.
REGISTROS PÚBLICOS PROTESTOS DE TÍTULOS E DOCUMENTOS DATA: PROF.º ANTONIO IANOWICH FILHO AULA 06.
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
REGISTROS PÚBLICOS AULA 12 TEMA 8 – REGISTRO DE IMOVEIS – CONTINUAÇÃO.
REGISTROS PÚBLICOS AULA 02 TEMA 02
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
REGISTROS PÚBLICOS AULA 05 TEMA: PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE REGISTRAL DATA: 23/03/2006 PROFº: PÚBLIO BORGES ALVES EQUIPE: ANTONIO IANOWICH FILHO e PÚBLIO.
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
AÇÃO POPULAR.
PODERES DA ADMINISTRAÇÃO
NOTIFICAÇÕES EXTRAJUDICIAIS
PROF.º ANTONIO IANOWICH FILHO
Corregedoria-Geral da Justiça
Ato administrativo. Conceito: ato jurídico que decorre do exercício da função administrativa, sob um regime jurídico de direito público. Elementos ou Requisitos.
Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA
Ata Notarial É a narração de um fato presenciado ou verificado pelo tabelião. O notário não confere autenticidade, mas, sim, relata o fato, com autenticidade.
A REGÊNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA ANEEL
Cronograma de Aulas Sábados: 22/01 22/01 29/01 29/01 12/02 12/02 19/02 19/02 Horário: 08h00 às 09h40 09h50 às 11h30.
MÓDULO III – PROTESTO E CANCELAMENTO
O Caráter Público da Função Notarial:
Curso de Qualificação Módulo Tabelionato de Notas
Serviços Cartoriais - Histórico A necessidade de se fazer publicidade de atos e negócios jurídicos vem de muito tempo. Veja alguns casos:  No direito.
Licitação e Contratação para Prestação de Serviços Uma Visão do TCM/SP
RELAÇÃO JURÍDICA (Maria Helena Diniz)
RECIVIL Módulo 1 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
Registro de Imóveis Rurais Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.
FALÊNCIA.
Princípios de Contabilidade de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Obrigações do Empresário
DIREITO ADMINISTRATIVO I
Atos administrativos.
PROVA DOCUMENTAL Conceito: É qualquer coisa capaz de demonstrar a existência de um fato. É considerada a prova mais forte no processo civil, apesar do.
Competências Específicas dos Notários
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: Direito Empresarial II
O ADMINISTRADOR JUDICIAL
ASPECTOS ÉTICOS DAS PERÍCIAS MÉDICAS.
1 UNIDADE 2 PODERES ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS 1. Conceito. “Expressão genérica que corresponde aos instrumentos próprios de que dispõe a.
 Fato jurídico X Ato jurídico (direito civil) Ex. de fato: morte e herança. Ex. de ato: contrato  Fato administrativo X ato administrativo Ex. de fato:
A Conservação de Documentos no Cartório de Títulos e Documentos
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Princípios constitucionais que informam a Administração Pública
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2- Código de Normas-Parte Geral Aula 2- Deveres dos registradores e CNPJ.
PROCESSO ADMINISTRATIVO
Atividades e atos administrativos
Instrumentos particulares. Títulos em sentido formal Instrumentos (prova pré-constituída) “motor de ação” Documento em sentido estrito (prova casual)
PRINCÍPIO DA SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO
Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
Direito Administrativo I
Dra Kátia Ranzani (katia. com
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
MANIFESTAÇÃO/DECLARAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO ATOS ADMINISTRATIVOS ATUAÇÃO MATERIAL/AÇÃO CONCRETA.
Enunciados aprovados pelas Jornadas de Direito Comercial
LEGALE Cursos Jurídicos
DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. César M. Zanluchi.
PERÍCIA CONTÁBIL.
Teoria Geral do Direito Civil
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 Princípios Constitucionais da Administração Pública.
CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
FATOS E ATOS JURÍDICOS.
PROCURAÇÃO PROCURAÇÃO: É o instrumento do mandato.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
AÇÃO CONCEITO: é o direito de provocar o exercício da tutela jurisdicional pelo Estado, para a solução de dado conflito entre determinadas pessoas. É o.
Transcrição da apresentação:

REGISTROS PÚBLICOS AULA 04 TEMA 04 PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE NOTARIAL PÁG.27/31 DATA: 15.03.06 PROF.º ANTONIO IANOWICH FILHO

OBJETIVO: COMPREENSÃO DOS PRINCÍPIOS QUE REGEM A FUNÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS ATIVIDADES NOTARIAIS.

INTRODUÇÃO EM RAZÃO DE SEU CARÁTER PRIVADO, A ATIVIDADE NOTARIAL DEVERÁ ATENDER, ALÉM DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS, OUTROS QUE LHE SÃO PRÓPRIOS: FÉ PÚBLICA NOTARIAL, FORMA E AUTENTICIDADE.

ATIVIDADE NOTARIAL A FUNÇÃO NOTARIAL É UMA FUNÇÃO PÚBLICA, DE CARÁTER PRIVADO, EXERCIDA POR PROFISSIONAL DO DIREITO QUE FOI DELEGADA PELO ESTADO, DE MANEIRA INDEPENDENTE E SEM VINCULAÇÃO HIERÁRQUICA PARA COM OS FUNCIONÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SEUS SERVIDORES.

ATIVIDADE NOTARIAL A FUNÇÃO NOTARIAL TEM POR BASE A FÉ PÚBLICA E SEU OBJETIVO É FORMALIZAR ATOS JURÍDICOS DE INTERESSE DAS PARTES, AUXILIANDO O ESTADO NO CUMPRIMENTO DAS NORMAS JURÍDICAS, PODENDO, AINDA, NOTIFICAR E RECONHECER COMO AUTÊNTICOS OS ATOS PÚBLICOS QUE LHE SÃO APRESENTADOS.

ATIVIDADE NOTARIAL A LEI Nº 8.935/94 DISCIPLINA QUE OS SERVIÇOS NOTARIAIS SÃO OS DE ORGANIZAÇÃO TÉCNICA E ADMINISTRATIVA DESTINADOS A GARANTIR A PUBLICIDADE, AUTENTICIDADE, SEGURANÇA E EFICÁCIA DOS ATOS JURÍDICOS.

ATIVIDADE NOTARIAL APESAR DO CARÁTER PRIVADO, O NOTÁRIO É AGENTE PÚBLICO MAS NÃO SERVIDOR PÚBLICO. O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE NOTARIAL DEVE SEMPRE SE PAUTAR PELA IMPARCIALIDADE, AO FORMALIZAR A VONTADE DAS PARTES, NOS ATOS QUE LHE SÃO APRESENTADOS E, NAS AUTENTICAÇÕES

TABELIÃO DE NOTAS A FUNÇÃO DO TABELIÃO DE NOTAS É CONCEDIDA PELO PODER PÚBLICO, MEDIANTE DELEGAÇÃO, APÓS CUNCURSO PÚBLICO, REALIZADO PELO PODER JUDICIÁRIO, COM A PARTICIPAÇÃO DO M.P., DA O.A.B. E DO COLÉGIO NOTARIAL DO ESTADO.

TABELIÃO DE NOTAS O ÍNDIVIDUO QUE EXECUTA A ATIVIDADE NOTARIAL, CONFORME SUA ESPECIALIDADE, SERÁ CHAMADO DE TABELIÃO DE NOTAS OU DE PRETESTOS. A COMPETÊNCIA DO PRIMEIRO É A LAVRATURA DE ESCRITURAS E PROCURAÇÕES PÚBLICAS, TESTAMENTOS PÚBLICOS E APROVAÇÃO DOS CERRADOS, ATAS NOTARIAIS, RECONHECIMENTO DE FIRMAS E AUTENTICAÇÕES DE FOTOCÓPIAS.

TABELIÃO DE PROTESTOS A COMPETÊNCIA DO TABELIÃO DE PROTESTOS DIZ RESPEITO À EXECUÇÃO DE TODOS OS ATOS RELACIONADOS À INSCRIÇÃO DE PROTESTOS DOS TÍTULOS CAMBIÁRIOS NÃO ADIMPLIDOS. CUMPRINDO AO MESMO EFETUAR O PROTOCOLO DOS DOCUMENTOS DE DÍVIDA PARA PROVA DO DESCUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO, INTIMAÇÃO DOS DEVEDORES DOS TÍTULOS PARA ACEITÁ-LOS, DEVOLVÊ-LOS OU PAGÁ-LOS, PODENDO RECEBÊ-LOS E QUITÁ-LOS.

TABELIÃO DE NOTAS E PROTESTOS A ATIVIDADE NOTARIAL É SEMPRE REMUNERADA PELAS PESSOAS QUE UTILIZAM SEUS SERVIÇOS, ATRAVÉS DE EMOLUMENTOS TABELADOS. A FISCALIZAÇÃO DE SEUS ATOS SE DÁ PELO JUDICIÁRIO, NORMALMENTE PELO JUIZ DA COMARCA.

QUAL A FUNÇÃO DO NOTÁRIO FORMALIZAR JURIDICAMENTE A VONTADE DAS PARTES; INTERVIR NOS ATOS E NEGÓCIOS JURÍDICOS A QUE AS PARTES DEVAM OU QUEIRAM DAR FORMA LEGAL OU AUTENTICIDADE, AUTORIZANDO A REDAÇÃO OU REDIGINDO OS INSTRUMENTOS ADEQUADOS, CONSERVANDO OS ORIGINAIS E EXPEDINDO CÓPIAS FIDEDIGNAS DE SEU CONTEÚDO. AUTENTICAR FATOS

PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE NOTARIAL FÉ PÚBLICA NOTARIAL FORMA AUTENTICAÇÃO

FÉ PÚBLICA NOTARIAL A LEI CONFERE AOS NOTÁRIOS CRÉDITO PARA A DECLARAÇÃO OU EXECUÇÃO DE SEUS ATOS, PRESUMINDO-SE A VERACIDADE E A EFICÁCIA DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS QUE LHES SÃO APRESENTADOS PELOS USUÁRIOS DE SEUS SERVIÇOS.

FÉ PÚBLICA NOTARIAL A FÉ PÚBLICA DOS NOTÁRIOS SE DÁ PELO ART. 3º DA LEI 8.935/94. A MESMA LEI QUE CONFERE AOS NOTÁRIOS A FÉ PÚBLICA TAMBÉM LHES IMPÕE A RESPONSABILIDADE CIVIL, CRIMINAL E ADMINISTRATIVA POR SEUS ATOS, FISCALIZADAS PELO PODER JUDICIÁRIO.

FÉ PÚBLICA NOTARIAL A FÉ PUBLICA PODE SER ADMINISTRATIVA OU JUDICIAL. A FÉ PÚBLICA NOTARIAL REFERE-SE À PRESUNÇÃO DE VERACIDADE E EFICÁCIA CONCEDIDA AS PESSOAS AUTORIZADAS PELA LEI PARA A EXECUÇÃO DOS ATOS PERTINENTES À FUNÇÃO NOTARIAL.

FÉ PÚBLICA NOTARIAL A FÉ PÚBLICA NOTARIAL TEM POR FINALIDADE PROPICIAR A SEGURANÇA JURÍDICA AOS ATOS E CERTIFICAÇÕES PRATICADOS PELOS NOTÁRIOS, VISANDO À PLENA EFICÁCIA DAS DISPOSIÇÕES DE VONTADE DAS PARTES, PARA QUE SEJA GARANTIDO O EQUILIBRIO E A TUTELA DOS DIREITO SUBJETIVOS DOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS.

FORMA OS ATOS NOTARIAIS DEVEM OBEDECER UMA FORMA PÚBLICA, PARA GARANTIR A VALIDADE E A CONVALIDAÇÃO DOS ATOS E CERTIFICAÇÕES PRATICADOS. PROFISSIONAIS HABILITADOS. LIVROS E TERMOS PRÓPRIOS. PARA PRESERVAR A MOTIVAÇÃO E A VERACIDADE BUSCADA PELAS PARTES.

FORMA ALÉM DA FORMA PÚBLICA, OS ATOS NOTARIAIS DEVERÃO OBEDECER AOS PRINCÍPIOS DO ORDENAMENTO JURÍDICO, PARA QUE SEJAM VÁLIDOS E EFICAZES PERANTE A SOCIEDADE. SE ALGUM ATO NOTARIAL FOR PRATICADO EM DESACORDO COM OS REQUISITOS FROMAIS E LEGAIS, PODERÁ SER NULO OU ANULADO.

AUTENTICAÇÃO A AUTENTICAÇÃO É A CONFIRMAÇÃO DA EXISTÊNCIA E DAS CIRCUNSTÂNCIAS CARACTERIZADORAS DO FATO OU NEGÓCIO JURÍDICO APRESENTADO PELO USUÁRIO DO SERVIÇO, PARA QUE OS MESMOS SE CONSTITUAM EM ACONTECIMENTOS DOTADOS DE CERTEZA E DE SIGNIFICÃNCIA URÍDICA PARA A SOCIEDADE.

AUTENTICAÇÃO A CERTEZA TRAZIDA PELA AUTENTICAÇÃO DO ATO NOTARIAL CARACTERIZA A PRIMEIRA E ORIGINAL MANIFESTAÇÃO DA VONTADE, IMPRIMINDO PUBLICIDADE AOS DOCUMENTOS APRESENTADOS PELO USUÁRIO DO SERVIÇO PÚBLICO DELEGADO.