DIREITO PROCESSUAL PENAL I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DA SENTENÇA Aspectos Relevantes Prof. Diogo Calasans.
Advertisements

Direito Processual Penal I
UNIDADE VI – AÇÃO CIVIL “ex delicto”.
Direito Processual Penal I
LIQUIDAÇÃO.
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO (Art. 535 a 538 do CPC)
Profa. Dra. Grasiele A F Nascimento 2008
Direito Romano Sentença definitiva e sentença interlocutória Direito Canônico Grande número de decisões interlocutórias, ao lado da sentença Direito português.
REVISÃO CRIMINAL CPP Capítulo VII Arts. 621 a 631.
Embargos Declaratórios
SENTENÇA NO PROCESSO DO TRABALHO
TÍTULO XII DA SENTENÇA  .
TÍTULO XII DA SENTENÇA  .
Direito Processual Penal I
Direito Processual Penal - I
DO PROCEDIMENTO NOS JEE CRIMINAIS Prof.: SIRLENE PIRES MOREIRA
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
Procedimento ordinário.
Recursos – Embargos de declaração
Agravo.
SENTENÇA art. 458 a 466 do CPC Conceito: é o ato do juiz que implica algumas das situações previstas nos arts. 267 e 269 do CPC .
Profa.Ms. Cláudia Luiz Lourenço
I – SENTENÇA I – ETIMOLOGIA: Do latim: sententia, sentire: sentimento, verdade, sinceridade etc.
PROCEDIMENTO RELATIVO AOS PROCESSOS DA COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DO JÚRI
Execução de obrigação de fazer e não fazer
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Ação civil ex delicto Gustavo Badaró aulas de e
CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6o semestre Professor: Milton Correa Filho RECURSOS E PROCESSO DE EXECUÇÃO AULA 05 EMBARGOS DE.
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Qualquer reclamação que tenham as partes contra uma decisão ou sentença deve ser oportunamente deduzida, pois, não o sendo, não.
RESPONSABILIDADE CIVIL AULA 1 PROAB DIREITO PROCESSUAL PENAL – AULA 09 PROAB DIREITO PROCESSUAL PENAL PROFESSORA: BEATRIZ ABRAÃO
27, 28 e Profº Carmênio Barroso (96)
EMBARGOS INFRIGENTES Após a reforma o artigo 530, do CPC, dispõe: “Cabem embargos infringentes quando o acórdão não unânime houver reformado, em grau de.
EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE
Módulo 17 – Recursos em processo civil
Da medida cautelar de atentado – art. 879 à 881 do CPC
Professor Ms. Arlei da Costa
Professor Sergio Torres Teixeira
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA A liquidação da sentença, pode ser por cálculos, quando o próprio credor poderá instruir o pedido com a memória discriminada e atualizada.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
Liquidação de sentença
PROCEDIMENTO ORDINÁRIO
SENTENÇA.
CURSO DE DIREITO Disciplina: Introdução ao Estudo do Direito Professor: Milton Correa Filho AULA 07 Tema: EMBARGOS INFRINGENTES 1.CONCEITO Recurso interponivel.
DAS QUESTÕES E PROCESSOS INCIDENTES
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Sentença Penal Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aula de
DIREITO PROCESSUAL PENAL II
REVISÃO RECURSOS.
DIREITO PROCESSUAL PENAL PROFESSORA: BEATRIZ ABRAÃO
PUC-GOIÁS JUR DIREITO PROCESSUAL PENAL III RECURSOS.
REVISÃO CRIMINAL Cabimento: Cabível quando ocorrem situações que a justifique, desde que a sentença já tenha transitado em julgado. Norma: Art. 621 do.
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
Professor: Yuri Nadaf Borges
Ponto 3: INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
Recursos em Espécie - Apelação
Embargos de declaração Impugnação do ato judicial sob fundamento de obscuridade, contradição ou omissão.
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
ELEMENTOS DA AÇÃO O Conhecimento dos elementos da ação propicia ao estudioso do direito entender com profundidade institutos jurídicos tais quais a litispendência,
PROCESSO PENAL II AULA Nº 15 – EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE, EMBARGOS DE DECLARAÇÃO E CARTA TESTEMUNHÁVEL.
DOS RECURSOS RECURSO DE APELAÇÃO. ART. 593, CPP
Profº. Jonathas Barbosa PL Silva
DIREITO PENITENCIÁRIO- UNIDADE V Prof. Me. Euripedes Ribeiro.
Professor Ms. Arlei da Costa. “ É o direito de pedir ao Estado – Juiz a aplicação do direito penal objetivo a um caso concreto. É também o direito público.
Transcrição da apresentação:

DIREITO PROCESSUAL PENAL I TEMA 5 – A SENTENÇA E A COISA JULGADA DATA: 09.11.06 PROF.º ANTONIO IANOWICH FILHO

OBJETIVOS: ENTENDER O QUE É SENTENÇA PENAL, E AS SUAS MODALIDADES; IDENTIFICAR A COISA JULGADA, COMO FIM DO PROCESSO, NA SUA FORMA MATERIAL E PROCESSUAL.

CONCEITO DE SENTENÇA É A SENTENÇA A CONSUMAÇÃO DA FUNÇÃO JURISDICIONAL NA APLICAÇÃO DA LEI AO CASO CONCRETO EXIGIDO, QUE TEM POR FINALIDADE EXTINGUIR JURIDICAMENTE A CONTROVÉRSIA

APLICAÇÃO SUBSIDIÁRIA DO PROCESSO CIVIL O CÓDIGO DE PROCESSO PENAL NÃO DEFINIU SENTENÇA PROPRIAMENTE DITA, POR ESTA RAZÃO, TORNOU-SE CLÁSSICO O USO DO CONCEITO ADOTADO PELO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, O QUAL DISPÕE, NO ARTIGO 162, § 1° QUE: “SENTENÇA É O ATO PELO QUAL O JUIZ PÕE TERMO AO PROCESSO, DECIDINDO OU NÃO O MÉRITO DA CAUSA”.

MAS O QUE É SENTENÇA AFINAL? A SENTENÇA, PORTANTO, É O ATO POR MEIO DO QUAL O JUIZ DECIDE A LIDE, PONDO FIM AO PROCESSO COM O JULGAMENTO DO MÉRITO, MEDIANTE A PROCEDÊNCIA OU IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO, BEM COMO É O ATO QUE EXTINGUE O PROCESSO SEM JULGAMENTO DE MÉRITO, QUANDO NÃO FOR POSSÍVEL ESTABELECER INITIO LITIS DA RELAÇÃO PROCESSUAL OU DAR-LHE PROSSEGUIMENTO POR INOBSERVÂNCIA DOS PRESSUPOSTOS LEGAIS.

CLASSIFICAÇÃO DAS SENTENÇAS SENTENÇA EM SENTIDO AMPLO INTERLOCUTÓRIA SIMPLES INTERLOCUTÁRIA MISTA INTERLOCUTÓRIA MISTA NÃO TERMINATIVA INTERLOCUTÓRIA MISTA TERMINATIVA SENTENÇA EM SENTIDO ESTRITO CONDENATÓRIA ABSOLUTÓRIA PRÓPRIA IMPRÓPRIA TERMINATIVA DE MÉRITO

REQUISITOS FORMAIS DA SENTENÇA RELATÓRIO MOTIVAÇÃO CONCLUSÃO

EMBARGOS DECLARATÓRIOS A SENTENÇA DEVE CONSTITUIR-SE NUMA PEÇA COMPLETA, DE MODO QUE HAJA UM ENTENDIMENTO CLARO E PRECISO ALÉM DE COERENTE, CASO CONTRÁRIO, CABE EMBARGOS DECLARATÓRIOS DA SENTENÇA DE PRIMEIRO GRAU, QUE PODERÁ SER INTERPOSTO TANTO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO OU PELA PARTE INTERESSADA. (ART. 382 DO CPP).

EMBARGOS DECLARATÓRIOS OS EMBARGOS CORRIGEM OMISSÕES, OBSCURIDADE, AMBIGÜIDADE, CONTRADIÇÃO OU OMISSÃO. PRAZO PARA OS EMBARGOS: SERÁ DE 02(DOIS) DIAS, CONTADOS DA INTIMAÇÃO DA SENTENÇA. EFEITO DOS EMBARGOS: INTERROMPEM O PRAZO DO RECURSO, APLICANDO-SE ANALOGICAMENTE O CONSIGNADO NO ARTIGO 538 DO CPC.

REQUISITOS DOS EMBARGOS DECLARATÓRIOS OBSCURA AMBIGÜIDADE CONTRADIÇÃO OMISSÃO

PRINCÍPIO DA CORRELAÇÃO OU PRINCÍPIOS DA SENTENÇA FERNANDO CAPEZ (2006, P. 423) AFIRMA QUE “A SENTENÇA DEVE TER UMA RELAÇÃO COM A DENÚNCIA E A QUEIXA”, VISTO QUE É NESTA QUE SE EXPÕE AO ESTADO – JUIZ A PRETENSÃO PUNITIVA, DE MODO A DESCREVER O FATO CRIMINOSO E AS SUAS CIRCUNSTÂNCIAS E DECIDIR SOBRE QUEM RECAIRÁ ESTA IMPUTAÇÃO.

EMENDATIO LIBELLI PODE O JUIZ CONDENAR O ACUSADO PELO DELITO SEGUNDO A DEFINIÇÃO JURÍDICA (CLASSIFICAÇÃO DO CRIME) QUE ENTENDE CABÍVEL E NÃO POR AQUELA DISPOSTA NA DENÚNCIA, DESDE QUE COMPROVADOS OS FATOS E AS CIRCUNSTÂNCIAS NARRADAS NA PEÇA VESTIBULAR.

MUTATIO LIBELLI QUANDO SE FALA DE MUTATIO LIBELLI, REFERE-SE À MUDANÇA NA ACUSAÇÃO, OU SEJA, EM MODIFICAÇÃO DA DESCRIÇÃO FÁTICA CONSTANTE DA PEÇA INAUGURAL, CONSTITUINDO, PORTANTO, ALTERAÇÃO DA NARRATIVA ACUSATÓRIA (CAPEZ, 2006, P.425).

POSSIBILIDADES DA MUTATIO LIBELLI A) “MUTATIO LIBELLI” COM ADITAMENTO OCORRE QUANDO O JUIZ VISLUMBRA CIRCUNSTANCIAS ELEMENTARES QUE INDICA A OCORRÊNCIA DE UM CRIME MAIS GRAVE DO QUE AQUELE INDICADO NA PEÇA INICIAL (O ARTIGO 384, PARÁGRAFO ÚNICO DO CPP).

POSSIBILIDADES DA MUTATIO LIBELLI B) PROVIDÊNCIAS DO JUIZ PARA A “MUTATIO LIBELLI” COM ADITAMENTO A) BAIXAR OS AUTOS PARA QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO POSSA ADITAR A DENÚNCIA, INCLUINDO O RELATO DAS NOVAS CIRCUNSTÂNCIAS QUE NÃO HAVIAM SIDO DESCRITAS, DE PRONTO. SENDO ASSIM, VALE AMOLDAR A ACUSAÇÃO AOS NOVOS TERMOS, ACRESCENDO-SE AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE A AGRAVAM. B) ABRIR O PRAZO DE TRÊS DIAS À DEFESA QUE PODERÁ OFERECER PROVA, ARROLANDO INCLUSIVE ATÉ TRÊS TESTEMUNHAS.