PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JURISDIÇÃO Introdução
Advertisements

MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO
Execução das obrigações de pagar quantia certa
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
TEORIA GERAL DOS RECURSOS e RECUROS EM ESPÉCIE
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
REGISTROS PÚBLICOS AULA 05 TEMA: PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE REGISTRAL DATA: 23/03/2006 PROFº: PÚBLIO BORGES ALVES EQUIPE: ANTONIO IANOWICH FILHO e PÚBLIO.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I ROSA MARIA DA SILVA LEITE
Litisconsórcio Art. 46s do CPC.
A LEI PROCESSUAL CIVIL.
INSTITUTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL
Programa de Pós-Graduação em Direito Processual Civil
TEORIA GERAL DO PROCESSO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Prática Jurídica I Petição Inicial.
TEORIA GERAL DOS RECURSOS
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I ALINE MARTINS COELHO PUBLIO BORGES ALVES ALINE SUELI DE SALLES SANTOS AULA DE REVISÃO TEMAS 05 A 08, P. 42 A 98 DIREITO PROCESSUAL.
UNIJUÍ – UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEJ – DEPARTAMENTO DE ESTUDOS JURÍDICOS Aluna: Estela Busnello Fischer Disciplina: Ciência.
TEORIA GERAL DOS RECURSOS Profa. Dra. Denise Schmitt SiqueiraGarcia
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I (Profa. Renata H. S. Bueno)
UNIVERSIDADE TIRADENTES PROCESSO CIVIL I PONTO 2
AULA 10. DO PROCESSO E DO PROCEDIMENTO
1 UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA CURSO DE DIREITO CURSO DE DIREITO DIREITO PROCESSUAL CIVIL I 3º SEMESTRE.
Ponto 1: PROCESSO EMENTA: Meios de Solução de Conflitos. Conceito e aspectos do Processo. Pressupostos (existência e validade). Classificação: cognitivo,
CURSO DE DIREITO Disciplina: Direito Processual Civil II
Prof. Eudes Vitor Bezerra
INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Assistência
PROCESSO CIVIL INVENTÁRIO E PARTILHA.
UNIDADE VII PROCEDIMENTOS. 1. COMUM 1.1 ORDINÁRIO – arts. 270 a 274 e 282 a 475-R 1.2. SUMÁRIO – art. 275 a ESPECIAL – arts. 890 a
Ação de Prestação de Contas
PROCEDIMENTOS ESPECIAIS.  Título ao portador é um escrito consignando a obrigação que alguém contraiu de pagar certa soma, a quem quer que se lhe apresente.
DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
TÍTULO EXECUTIVO Requisitos da execução – título executivo + inadimplemento Título executivo judicial (fase; defesa por impugnação); extrajudicial (processo.
Aula 01 DIREITO PROCESSUAL CIVIL AULA DE APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR E DA DISCIPLINA I – ABERTURA – Oração de São Francisco II – Apresentação do Professor.
DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS
PROCEDIMENTOS ESPECIAIS
Pressupostos Processuais. Existência 1. Demanda “Petição inicial, ainda que inepta, ajuizada por iniciativa da parte, pois todo processo só começa pelo.
Do inventário e da partilha. Regras gerais.
Liquidação de sentença
AÇÃO PAULIANA (Revocatória).
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
EXECUÇÃO PARA ENTREGA DE COISA
Liquidação de sentença
TIPOS DE PROCEDIMENTOS
PROCESSO CIVIL: Aula 03 Processo e Procedimento
PROCESSO DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
José Miguel Garcia Medina Teresa Arruda Alvim Wambier
PROCESSO CIVIL I PONTO 3 FLAVIA MOREIRA GUIMARÃES PESSOA.
Limitações à concessão de antecipação de tutela e liminares em face da Fazenda Pública.
CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
AULA 27 – AULA 27 – Analisados e estudados sob a ótica do vigente CPC e NCPC *Apelação *Agravo: instrumento retido *Embargos infringentes.
Ação autônoma de impugnação.
Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE
CUMPRIMENTO DA SENTENÇA material disponível em fva.adv.br⁄academico
DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor Luis Arlindo Feriani Filho Faculdade de Direito Procedimentos Especiais.
Ianny Cristina de Campos O e Carvalho
Efeitos da Posse II - Ações Possessórias Características, pressupostos e legitimidade nas ações de imissão na posse, nunciação de obra nova e embargos.
Processo Civil Procedimentos Especiais Prof. Aldo Bonatto Filho
Transcrição da apresentação:

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DIREITO PROCESSUAL CIVIL I DIREITO PROCESSUAL CIVIL II AULA – 16.11.06 PROCEDIMENTOS ESPECIAIS Profºs: PUBLIO BORGES ALVES ALINE MARTINS COELHO Web: ALINE SUELI DE SALLES SANTOS

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II OBJETIVOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS. IMPORTÂNCIA. CARACTERÍSTICAS. P.E. JURISDIÇÃO CONTENCIOSA. P.E. JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA.

METODOLOGIA A CIÊNCIA PROCESSUAL PROPCIOU A ESPECIALIDADE DOS JUÍZES PARA DECIDIREM AS LIDES. PROXIMIDADE COM A JUSTIÇA. CELERIDADE.

REGRAS JURÍDICAS EXISTEM PARA REGULAMENTAR E MANTER O EQUILÍBRIO E A PAZ SOCIAL. NORMAS PROCESSUAIS PARA DIRIMIR CONFLITOS E ADMINISTRAR O DIREITO PRIVADO DE INTERESSE SOCIAL.

CONCEITO DE P. ESPECIAIS - SÃO OS RITOS DETERMINADOS PELO LEGISLADOR PARA O PROCESSAMENTO DE CAUSAS ESPECÍFICAS, VISANDO DAR SIMPLICIDADE E UNIVERSALIDADE PARA A COMPOSIÇÃO DA LIDE OU ADMINISTRAÇÃO DE INTERESSES PRIVADOS. DESCRITAS NO CPC. LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE.

IMPORTÂNCIA P. ESPECIAIS GARANTIR UMA FORMA MAIS SIMPLES E UNIVERSAL PARA DECIDIR COM JUSTIÇA O CASO CONCRETO. DESNECESSIDADE DE UTILIZAR A COMPLEXIDADE DO PROCEDIMENTO COMUM ORDINÁRIO. AGILIDADE. Ex. JEC, Lei de Arbitragem.

CARACTERÍSTICAS SIMPLIFICAÇÃO E AGILIZAÇÃO: DECISÃO MAIS RÁPIDA; ELIMINA-SE ALGUNS ATOS PROCESSUAIS DESNECESSÁRIOS. DELIMITAÇÃO DO TEMA: A AÇÃO A SER PROPOSTA DEVERÁ ESTAR TAXATIVA NOS TIPOS DE PROCEDIMENTO DO CPC.

CARACTERÍSTICAS (Cont.) EXPLICITAÇÃO DOS REQUISITOS MATERIAIS E PROCESSUAIS: INDICAÇÃO NA PETIÇÃO DO DIREITO MATERIAL A SER BUSCADO E A FORMA DO PROCEDIMENTO. Ex: Posse e, depósito na Consignação em pgt A COGNIÇÃO E EXECUÇÃO: A EXECUÇÃO CORRE NOS PRÓPRIOS AUTOS. . DIVERGÊNCIA DOUTRINA (P.E. FAZEM PARTE DO PROCESSO DE CONHECIMENTO).

ADEQUAÇÃO AO RITO O JUÍZ PODERÁ ADEQUAR O PROCESSO AO RITO CORRETO E APROVEITAR ATOS PROCESSUAIS QUE POSSAM SER UTILIZADOS NO PROCEDIMENTO CABÍVEL (Art.250 do CPC). Obs. Art. 267 do CPC. O INTERESSADO PODE OPTAR PELO PROCEDIMENTO COMUM ORDINÁRIO, NÃO O INVERSO, POIS O P. E. DEVERÁ ESTAR PREVISTO NO CPC.

PE. DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSO SÃO AQUELES EM QUE A JURISDIÇÃO ATUA NO SENTIDO DE COMPOR, SATISFAZER OU ACAUTELAR ALGUM DIREITO. - EXISTE LITÍGIO A SER RESOLVIDO PELO PODER JUDICIÁRIO.

PE. DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO. AÇÃO DE DEPÓSITO. AÇÃO DE ANULAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DE TÍTULOS AO PORTADOR. AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS. AÇÕES POSSESSÓRIAS. AÇÃO DE NUNCIAÇÃO DE OBRA NOVA. AÇÃO DE USUCAPIÃO.

PE. DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA AÇÃO DE DIVISÃO E DEMARCAÇÃO DE TERRAS PARTICULARES. - INVENTÁRIO E PARTILHA. EMBARGOS DE TERCEIRO. HABILITAÇÃO. RESTAURAÇÃO DE AUTOS. VENDAS A CRÉDITO COM RESERVA DE DOMÍNIO. - AÇÃO MONITÓRIA.

P.E. JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA SÃO AQUELES EM QUE O ESTADO ATUA NO SENTIDO DE ADMINISTRAR INTERESSES PRIVADOS, HOMOLOGANDO-OS, INTEGRANDO NEGÓCIOS JURÍDICOS PRIVADOS DE INTERESSE DA SOCIEDADE. NÃO HÁ LITÍGIO.

CARACTERÍSTICAS DA JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA NATUREZA ADMINISTRATIVA: O JUDICIÁRIO APENAS HOMOLOGA ACORDO ENTRE OS INTERESSADOS, COM FORÇA DE DECISÃO JUDICIAL FUNÇÃO PREVENTIVA E CONSTITUTIVA: EVITAR FUTURO CONFLITO, E VALIDAÇÃO DO NEGÓCIO JURÍDICO ENTRE OS INTERESSADOS. NÃO HÁ LIDE. CARÁTER SUBSTITUTIVO: O JUÍZ NÃO SUBSTITUI AS PARTES A FIM DE RESOLVER A LIDE.

RITO COMUM – PE. PETIÇÃO INICIAL. CITAÇÃO DOS INTERESSADOS E DO MP SE FOR O CASO. 10 DIAS PARA IMPUGNAÇÃO. AUDIÊNCIA DA FAZENDA PÚBLICA SE FOR O CASO. COLETA DE PROVAS SE FOR O CASO. SENTENÇA.

P. E DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA ALIENAÇÕES JUDICIAIS. SEPARAÇÃO CONSENSUAL. TESTAMENTOS E CODICILOS. HERANÇA JACENTE. BENS DO AUSENTE. COISAS VAGAS. CURATELA DOS INTERDITOS E TUTELA DE ÓRFÃOS.

P. E DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA ORGANIZAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DAS FUNDAÇÕES. ESPECIALIZAÇÃO DA HIPOTECA LEGAL.