Classificação das Pesquisas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa
Advertisements

A ciência atual: metodologia científica
O método científico em Psicologia
Curso de Pesquisa em Educação Física – Universidade de Brasília
Pesquisa em Serviços de Saúde
Níveis de Pesquisa Os níveis de pesquisa variam de acordo com os objetivos a que a pesquisa se propõe. Podem ser assim classificados: Exploratória Descritiva.
Sumário – Metodologia/21-06
Metodologia de Pesquisa
CONCEITOS ELEMENTARES
INICIANDO UMA PESQUISA
CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM BIOESTATÍSTICA
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
PESQUISA.
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Pesquisa HOSS, Osni.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E PESQUISA
Metodologia da Pesquisa
Fluxograma da pesquisa.
METODOLOGIA Técnicas de Pesquisa.
Prof. Alan Rodrigo Antunes
Práticas Investigativas
Quantitativo-Qualitativo:
Pesquisa em Comunicação
Núcleo de Pós-Graduação
A Pesquisa e suas Classificações
Classificação das Pesquisas
METODOLOGIA DA PESQUISA
Metodologia de Pesquisa
METODOLOGIA PESQUISA TIPOS.
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Trabalho de conclusão de curso
MODALIDADES DE PESQUISA
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
No Problems Apresenta... Com: Luciane Yasuda Marcelo Batalha Nelson Lara Patrícia Cheachire Reinaldo de Camargo Ricardo Sardano Como classificar as pesquisas?
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Conhecer Conhecimento.
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa
O que é pesquisa científica?
CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
Conhecimento Científico
Professora Michelle Luz
Aula III – Classificação de Pesquisa quanto ao Delineamento – Técnicas de Coleta FMG Zenir Bom – Prof. Especialista.
Pesquisa Científica: Tipos e modalidades
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
Jarbas Lopes Cardoso Júnior UNIP, 1o semestre, 2008
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
estudos longitudinais
PESQUISA EM EDUCAÇÃO Conceitos Classificações.
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa.
Elaboração do Relatório do ESU * Metodologia da Pesquisa*
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
A Investigação no Trabalho do Assistente Social
Finalidades da pesquisa científica
Metodologia Metodologia.
Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO SÍNTESE DA UNIDADE 3 Profa
Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas.
Transcrição da apresentação:

Classificação das Pesquisas Metodologia de Pesquisa. Gil, capítulo 4.

Classificação das Pesquisas Quanto aos procedimentos ou delineamento, as pesquisas podem ser classificadas em: Pesquisa bibliográfica; Pesquisa documental; Pesquisa experimental; Pesquisa ex-post facto;

Classificação das Pesquisas Estudo de coorte; Levantamento; Estudo de campo; Estudo de caso; Pesquisa-ação; Pesquisa participante;

Pesquisa Bibliográfica Desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos;

Pesquisa Bibliográfica Mostrar quadro word

Pesquisa Bibliográfica Principal vantagem: permite ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente; Na pesquisa bibliográfica, as fontes secundárias podem apresentar dados coletados ou processados de forma equivocada;

Pesquisa Documental Assemelha-se à pesquisa bibliográfica; Diferença – natureza das fontes; A pesquisa documental utiliza-se de materiais que ainda não receberam um tratamento analítico; Segue os mesmos passos da pesquisa bibliográfica;

Pesquisa Documental Documentos de “primeira mão” – não receberam nenhum tratamento analítico: documentos de associações, diários, cartas pessoais, revistas de entretenimento, fotos, mapas etc; Documentos de “segunda mão” – relatórios de pesquisa, relatórios de empresas, tabelas estatísticas;

Pesquisa Documental É possível tratar a pesquisa bibliográfica como uma pesquisa documental que usa especialmente de material para fins de leitura; Pesquisa bibliográfica – mais ampla; Pesquisa documental – constitui um fim em si mesma, com objetivos bem específicos, que envolve teste de hipóteses;

Pesquisa Documental Exemplo de forma de tratamento dos dados documentais: análise de conteúdo (quantitativa ou qualitativa); Três etapas: 1. pré-análise: escolha dos documentos, formulação de hipóteses, à preparação do material para análise; 2. exploração do material: escolha das unidades, a enumeração e classificação; 3. tratamento, inferência e interpretação dos dados;

Pesquisa Documental Vantagens: custo, não exigir contato com os sujeitos; Limitações: não-representatividade e subjetividade dos documentos;

Pesquisa Experimental O experimento representa o melhor exemplo de pesquisa científica; A pesquisa experimental consiste em: determinar um objeto de estudo; selecionar variáveis que seriam capazes de influenciá-lo; definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto;

Pesquisa Experimental Esquema experimental: Z = fenômeno; Z se apresenta aos fatores A, B, C e D; Controlar cada um desses fatores, anulando a sua influência, para observar o que ocorre com os restantes;

Pesquisa Experimental A, B e C produzem Z; A, B e D não produzem Z; B, C e D produzem Z; Da análise desse esquema percebe-se que C é a condição para produção de Z; Questões éticas dos experimentos;

Pesquisa Experimental Propriedades: a) Manipulação; b) Controle; c) Distribuição aleatória – Grupos experimentais e grupos controle; O pesquisar nesse delineamento é um agente ativo, e não um observador passivo;

Pesquisa Ex-post Facto Ex-post facto = a partir do fato passado; Semelhante à pesquisa experimental, mas o estudo é realizado após a ocorrência de variações na variável dependente; Pesquisador não dispões de controle sobre a variável independente;

Pesquisa Ex-post Facto Ex. desse delineamento: Caso-Controle – comparação entre duas amostras; Primeira – pessoas que apresentam uma determinada características; Segunda – análoga à primeira exceto na característica estudada;

Pesquisa Ex-post Facto Relação entre toxoplasmose e debilidade mental (DM); Amostra de crianças com DM – exame para constatar se tiveram a doença; Amostra de crianças sem DM – realizam o mesmo exame;

Pesquisa Ex-post Facto Não oferece conclusões de causa-efeito, mas relações entre variáveis; Delineamento muito utilizado nas pesquisas de saúde;

Estudo de Coorte Refere-se a um grupo de pessoas que têm alguma característica comum; Amostra a ser acompanhada por um período; Delineamento muito utilizado nas ciências da saúde;

Estudo de Coorte Podem ser: Prospectivos – contemporâneos; Retrospectivos – históricos; Os estudos prospectivos – elaborados no presente, com previsão de acompanhamento, segundo o objeto de estudo; Vantagem: planejamento rigoroso e delineamento experimental.

Estudo de Coorte Os estudos retrospectivos são elaborados com base em registros do passado com seguimento até o presente. Essencial a existência de protocolos completos e organizados;

Estudo de Coorte Ex de pesquisa: verificar a exposição passiva à fumaça de cigarro e a incidência de câncer no pulmão; Selecionar sujeitos expostos e não ao fator de risco; Os expostos – grupo experimental; Não expostos – grupo controle;

Estudo de Coorte Após determinado tempo verifica-se se o grupo experimental está mais sujeito ao câncer de pulmão (prospectivo); Desvantagens do estudo de coorte: não aleatoriedade das amostras, necessidade de uma amostra grande, pesquisa fica onerosa;

Levantamento Interrogação direta de pessoas cujo comportamento se deseja conhecer; Informações de todos os integrantes do universo pesquisado – censo; Na maioria das pesquisa, seleciona-se uma amostra significativa do universo; Importante nas pesquisas sociais;

Levantamento Vantagens: Conhecimento direto da realidade; Economia e rapidez, principalmente nos questionários fechados; Quantificação;

Levantamento Desvantagens: Ênfase em aspectos perceptivos; Pouca profundidade nos problemas sociais, que em grande parte são interpessoais e institucionais; Limitada apreensão do processo de mudança – visão estática do fenômeno (fotografia);

Levantamento Mais adequados para os estudos descritivos que os explicativos;

Estudo de Campo Semelhante ao levantamento; Levantamento – maior alcance; Estudo de campo – maior profundidade; Procura mais o aprofundamento das questões propostas do que a distribuição das características da população segundo determinadas variáveis;

Estudo de Campo Planejamento – mais flexível, o objetivos podem ser reformulados ao longo da pesquisa; Estuda um único grupo ou comunidade em termos de sua estrutura social; Utiliza mais técnicas de observação do que de interrogação;

Estudo de Campo Modelo clássico de investigação da Antropologia; Utiliza-se também na Sociologia, Educação, Saúde Pública e Administração; Focaliza uma comunidade: de trabalho, de estudo, de lazer ou qualquer atividade humana;

Estudo de Campo O pesquisador coleta diretamente os dados – importância do contato direto e da experiência; Imersão na realidade para entender o grupo;

Estudo de Campo Vantagens: Mais fidedignos do que o levantamento; Mais econômico; Com a presença do pesquisador – as respostas podem ser mais confiáveis;

Estudo de Campo Desvantagens: Demanda tempo; Único pesquisador que coleta – subjetivismo na análise e interpretação; Demanda experiência do pesquisador;

Estudo de Caso Amplamente utilizada nas ciências biomédicas e sociais; Estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, com detalhado conhecimento; Ciências biomédicas – estudo piloto;

Estudo de Caso Propósitos: a) Explorar situações da vida real cujos limites não estão claramente definidos; b) Preservar o caráter unitário do objeto estudado; c) Descrever a situação do contexto em que está sendo feita determinada investigação;

Estudo de Caso d) Formular hipóteses ou desenvolver teorias; e) Explicar as variáveis causais de determinado fenômeno em situações muito complexas que não possibilitam a utilização de levantamentos ou experimentos; f) Síndromes raras;

Estudo de campo Desvantagens: Falta de rigor científico; Dificuldade de generalização; Demandam tempo; Resultados pouco consistentes;

Pesquisa-ação “... Um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo”

Pesquisa-ação Envolvimento ativo do pesquisador; Pesquisadores identificados por ideologias “reformistas” e “participativas”;

Pesquisa Participante Semelhante à pesquisa-ação; Mas, pressupõe uma forma de ação planejada, de caráter social, educacional, técnico ou outro; Envolve distinção entre ciência popular (senso comum) e dominante (privilegia a manutenção do sistema vigente);