PESQUISA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
O Processo de Produção do Conhecimento Científico
Sumário – Metodologia/21-06
Metodologia de Pesquisa
PESQUISA Conceito: “processo (racional e sistemático) através do qual busca- se dar respostas (e ou explicações) aos problemas que se lhe apresentam”.
CONCEITOS ELEMENTARES
INICIANDO UMA PESQUISA
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Instrumentos da Pesquisa Qualitativa
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Pesquisa HOSS, Osni.
Metodologia da Pesquisa
Fluxograma da pesquisa.
Prof. Alan Rodrigo Antunes
Profa. Dra. Renata Medici
Metodologia Da Pesquisa Científica
Resumo do curso Prof. Natalia Braguez.
Pesquisa: Conceitos e Definições
PESQUISA: CONCEITO Conceito: é o procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou leis, em qualquer campo.
Pesquisa em Comunicação
Núcleo de Pós-Graduação
A Pesquisa e suas Classificações
Classificação das Pesquisas
Metodologia de Pesquisa
METODOLOGIA PESQUISA TIPOS.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Unidade II Teoria da pesquisa e pesquisa de marketing.
Trabalho de conclusão de curso
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Professor Jairo J. M. Cubas 1º ADM Tipos de pesquisas.
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Classificação das Pesquisas
Métodos e Técnicas de Pesquisa
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Ética em Pesquisa como início do caminho Embrião do Problema de Pesquisa Fontes de Pesquisa Científica e Busca com Descritores da BIREME.
Documentação direta e indireta e técnica do fichamento
O que é pesquisa científica?
Prof.ª Chayane C. de Souza
Conhecimento Científico
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
Jarbas Lopes Cardoso Júnior UNIP, 1o semestre, 2008
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
PESQUISA EM EDUCAÇÃO Conceitos Classificações.
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Metodologia da Pesquisa
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Elaboração do Relatório do ESU * Metodologia da Pesquisa*
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
PESQUISA PROFª FABIANE SOCZEK. PESQUISA “busca” ou “procura”, é a resposta para alguma coisa. Planejar cuidadosamente uma investigação de acordo com as.
Finalidades da pesquisa científica
Metodologia Metodologia.
Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA

Pesquisa – Busca, questionamento e investigação. Objetivo: produzir conhecimento que ajude a compreender a realidade, que oriente as ações e contribua para solucionar problemas.

“A fim de merecer o qualificativo. de científica, a pesquisa deve ser “A fim de merecer o qualificativo de científica, a pesquisa deve ser feita de modo sistematizado, utilizando, para isto, método próprio e técnicas específicas.[...]”. (RÚDIO, 1986, p. 28)

Pesquisar significa “[ Pesquisar significa “[...]promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito dele.” (LUDKE, 1986, p. 46)

O pesquisador deve saber como conhecer o objeto a ser investigado, o que deve fazer para conhecê-lo, como é possível dizer que o conhece. Depois deve descrever o quanto possível o processo de pesquisa.

No que se refere aos procedimentos metodológicos, precisa ir além do implícito e revelar melhor as técnicas utilizadas, ou seja, quem tece explicações deve explicitar quais instrumentos usou para consegui-las.

Pesquisa segundo a utilização dos resultados Pura: Tem por finalidade aumentar o conhecimento do pesquisador para uma nova tomada de posição. Aplicada: Tem por finalidade intervir na realidade.

Pesquisa segundo abordagem Quantitativa: Busca-se um critério de representatividade numérica. Apreendem dos fenômenos apenas as partes visíveis, concretas (pesquisa de campo, levantamento e experimentação).

Qualitativa: Há uma maior preocupação com o aprofundamento e abrangência da compreensão das ações e relações humanas (descrições detalhadas de situações, eventos, pessoas, interações e comportamentos observados; citações literais do que as pessoas falam sobre suas experiências, atitudes, crenças e pensamentos; trechos ou íntegras de documentos, correspondências, atas ou relatórios de casos).

Pesquisa segundo os objetivos Descritiva: Descreve o objeto da pesquisa. Registra e analisa os fenômenos sem manipulá-los. Exploratória: Acontece durante o processo de construção de pesquisa. Limita-se a definir objetivos e buscar maiores informações sobre o tema (sondagem). Explicativa: Identifica os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de fenômenos (experimental e ex-post-facto).

Pesquisa bibliográfica Explica um problema a partir de referências teóricas. Baseia-se na análise da literatura já tornada pública: livros, revistas, publicações avulsas, dissertações, monografias, teses, boletins, material cartográfico, rádio, gravações e audiovisual, filmes e televisão, imprensa escrita e até disponibilizada na internet.

Pesquisa bibliográfica Possibilita a análise comparativa de várias posições acerca de um problema, a partir das quais o pesquisador defenderá sua tese. Abrange uma gama de fenômenos muito maior do que aquela que seria possível na pesquisa de campo.

Pesquisa bibliográfica Indispensável nos estudos históricos, pesquisa sobre ideologias, assim como nas pesquisas que desejam analisar as diversas posições acerca de um problema. Oferece meios para definir, resolver, não somente problemas já conhecidos, como também explorar novas áreas onde os problemas não se cristalizaram.

Pesquisa bibliográfica Reforço paralelo na análise de suas pesquisas. Existe a possibilidade de as fontes apresentarem dados processados de forma incorreta, o que acarreta a reprodução e ampliação do erro.

Pesquisa bibliográfica “É fundamental que os pesquisadores assegurem-se das condições em que os dados foram obtidos, analisem cada informação, busquem descobrir possíveis incoerências ou contradições e utilizem fontes diversas, comparando-as cuidadosamente’’ .(GIL, 2002, p. 45)

Pesquisa documental Utilização de materiais que ainda não receberam tratamento analítico. Ex.:Documentos conservados em arquivos de instituições públicas e privadas; relatórios , dados estatísticos, dados pessoais (fontes primárias) e dados estatísticos elaborados por institutos especializados (fontes secundárias).