Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz

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Transcrição da apresentação:

Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing Para Philip Kotler, “a função de marketing, mais do que qualquer outra nos negócios é lidar com os clientes. Entender, criar, comunicar e proporcionar ao cliente valor e satisfação constituem a essência do pensamento e da prática do marketing moderno”. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing Os dois principais objetivos do marketing são: atrair novos clientes, prometendo-lhes valor superior, e manter os clientes atuais, proporcionando-lhes satisfação”. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing Para Kotler um conceito muito simples de “marketing é a entrega da satisfação para o cliente, em forma de benefícios”. Para Cobra: “o marketing visa identificar necessidades não atendidas no mercado e a desenvolver produtos ou serviços que supram essas necessidades e que, de alguma maneira ajude o consumidor a realizar desejos de forma a proporcionar a satisfação e o prazer”. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing Para melhor entendimento será adotada a seguinte definição: “Definimos marketing como um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta, e troca de produtos e valor com os outros” (KOTLER; ARMSTRONG, 2003, p. 3). Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing A - Processo administrativo: Todo processo que envolve administração ou que pode ser administrado, ou seja, podemos utilizar as funções administrativas Planejamento, Organização, Direção, Controle. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing B - Processo social: Todo processo destinado a promover o bem-estar social. Em marketing o bem estar do cliente. Não esquecer que a sociedade tem movimentos que impactam a forma de consumir. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing C – Necessidades: Necessidades Humanas são estados de carência percebida. Tais necessidades não são criadas pelos profissionais de marketing, mas sim uma parte básica da constituição do Homem. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing Segundo Abraham Maslow, em sua hierarquia das necessidades, elas podem ser classificadas como: Necessidades Primárias: Fisiológicas: alimento, repouso, abrigo, sexo; Segurança: Segurança, proteção contra doença, incerteza, desemprego e roubo; Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing Necessidades Secundárias: Sociais: Relacionamento, aceitação, afeição, amizade, compreensão e consideração; Estima: necessidades do ego, orgulho, auto-respeito, progresso, confiança, status, reconhecimento, apreciação, admiração pelos outros; Auto-realização: auto-realização, auto-desenvolvimento, auto-satifação. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing D - Desejos: São moldados pela cultura e características individuais. Também podem ser descritos como objetos que satisfazem as necessidades; Ex. necessidade sede – desejo água (com ou sem gás), coca-cola, cerveja, café, chimarrão, etc. Necessidade fome (comer) – desejo: feijoada, churrasco, cachorro-quente. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing E - Demanda: Desejos por produtos apoiados por uma possibilidade de pagar. Mensuração da procura para comprar produtos e/ou serviços. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing F - Produto: É qualquer coisa que possa ser oferecida ao mercado (consumidores reais ou potenciais), para satisfação de necessidades e desejos. Ex. bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, informações e idéias. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing G - Valor: É a razão entre o que o cliente recebe e o que ele dá, ou seja, é a relação custo x benefícios. São os valores que o cliente ganha comprando e usando o produto em relação aos custos para obtenção desse produto. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing H - Satisfação: É sanar (resolver) as necessidades e desejos do cliente, ou seja, quando o produto fizer jus às expectativas totais do comprador. A satisfação está intimamente ligada com a qualidade. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing I - Qualidade: Em sentido genérico, qualidade pode ser definida como a “ausência de defeitos”. Porém a qualidade também está ligada a fatores culturais, individuais. As pessoas têm várias concepções de qualidade. O que é qualidade para uma pessoa pode não ser para outra. Ex. automóveis – Fiat ou Ford entre outros. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing J – Troca: É o ato de obter-se algo, dando outra em retribuição. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing Para Kotler e Armstrong Administração de Marketing “é definida como a análise, o planejamento, a implementação e o controle destinados a criar, desenvolver e manter trocas de benefício, com compradores-alvo, a fim de atingir objetivos organizacionais”. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing Para a American Marketing Association, Administração de Marketing “é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação, do preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”. Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing Ferramentas: 4 P´s: Produto Preço Praça Promoção: Propaganda e publicidade, Merchandising, Promoção de vendas ou venda pessoal, Marketing direto, Relações Públicas) Prof. Sérgio Henrique Barszcz

Conceitos de Marketing Ferramentas de Gestão: Pesquisa de marketing; Planejamento de marketing; Segmentação de mercados; Análise do comportamento do consumidor; Sistemas de informações de marketing; Gestão do relacionamento com o cliente (CRM) Prof. Sérgio Henrique Barszcz